TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura de Linguagem

Por:   •  25/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 8

Narrativa Autobiográfica

Caros,

A tarefa que será a primeira atividade avaliativa, é uma narrativa autobiográfica reflexiva. Antes de você fazê-la, pode ver alguns exemplos. No link você tem algumas autobiografias escritas por estudantes de nossa área. Outras autobiografias você pode encontrar em https://www.pimentacultural.com/livro/professor-mundo

Sugiro a leitura de algumas antes de escrever a sua.

Sua autobiografia, de cerca de 1 página, deve abordar:

(a) porque você escolheu Letras;

(b) quais fatos ou experiências anteriores (na escola ou em sua vida em geral) estão ligados a sua escolha por Letras;

(c) quais professores influenciaram em sua escolha e como;

(d) quais são suas expectativas com relação ao curso;

(e) quais habilidades e conhecimentos você tem que podem lhe ajudar no curso;

(f) o que você precisará desenvolver e como espera desenvolver essas habilidades e conhecimentos.

Aproveite para refletir como sua história anterior pode ter lhe influenciado para escolher esse caminho de formação.

Bom trabalho!

Tania

EXEMPLO 1

Meu nome é Marianna Alvarenga, tenho 26 anos e sou natural de Lavras MG.

Sou nascida e criada em Lavras durante toda a minha infância muitas opções de curso passaram pela minha cabeça, confesso que ser professora nem sempre foi uma das primeiras opções. Mas em 2018 tive a oportunidade de cursar Pedagogia pela Fadminas através de uma bolsa do Prouni foi então que percebi meu amor pela educação. Minha primeira opção de curso em 2019 era Letras, mas como passei em Pedagogia abracei a oportunidade por ser uma área também da educação. Trabalho como professora da educação infantil a 2 anos e resolvi no ano passado me arriscar e fazer o Enem novamente para tentar uma nova graduação em Letras e foi uma surpresa muito boa quando descobri que tinha conseguido.

Durante a vida escolar não tive os melhores exemplos de professores sendo plenamente sincera, mas fui criada junto com a minha prima que sempre se mostrou muito interessada em estudar e em nossa família estudo nunca foi levado como algo importante. Ela primeiramente se formou em outra área de graduação, mas anos depois resolveu se arriscar novamente ingressando dessa vez no curso de Letras, acompanhar as experiências dela mesmo que de longe reacenderam em mim a vontade de cursar Letras. Tenho muitas expectativas em relação ao curso, mas a principal delas é me desafiar a algo novo e aprender tudo que eu puder dos professores e também dos demais alunos, acredito que algumas experiências com a Pedagogia possam me ajudar dentro da graduação, porém acredito que ainda há muito o que aprender com a ajuda dos professores espero conseguir evoluir como profissional.

EXEMPLO 2

Me chamo Guilherme José Dias da Costa, tenho 28 anos e morei quase toda minha vida em Cambuquira/MG..

Eu estudei o ensino médio em escola pública, e graças ao incentivo da minha família  desenvolvi o hábito de leitura, fato que teve grande impacto nas minhas escolhas.

A minha trajetória está longe de ser linear, e vivi altos e baixos. Primeiramente as Letras não foi meu primeiro curso de escolha. Este lugar está reservado para o curso de Direito, várias pessoas me diziam que se eu gostasse de ler “Direito é a melhor opção” e assim eu fiz.

Iniciei os estudos em 2013 por meio de uma vaga no PROUNI e me formei em 2018.

De certa maneira eu atuei por 5 anos na área do direito, mesmo que não exatamente como concursado. A maioria se deu através de estágios, tanto de graduação como de pós-graduação.

Apesar disso, sentia que não pertencia aquele ambiente, pois muitas das coisas que acreditava se mostraram ilusões.

Isso fez com que o desejo por uma nova graduação surgisse, de forma a romper com o curso de Direito. Minha primeira tentativa foi um Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia que iniciei em 2018, mas a pandemia impediu esse plano de se desenvolver.

A segunda se deu por um concurso de nível médio para fiscal no município que cresci. Ele me ajudou a me manter durante a pandemia, mas o trabalho era duro, estressante e sem perspectivas de crescimento.

Com o fim da pandemia eu fiz uma última tentativa de voltar ao direito, tendo estudado para diversas provas na área, mas não obtive frutos dessa empreitada.

Por fim, tentei mais uma vez o Enem, visando dois cursos, o primeiro seria psicologia, pois sempre possui interesse nessa área, mas minhas notas não eram suficientes para ele.

Minha segunda opção foi Letras, como disse adquiri o hábito de leitura no ensino médio, e embora seja um leitor lento eu consegui manter alguma constância nas leituras, sendo um dos fatores que me levou a escolher o curso.

O segundo e principal fator foi o desejo de superar algumas dificuldades que possuo tanto no português quanto no inglês. Acredito que não saber falar e escrever em inglês limita a quantidade de informação e experiências do indivíduo, e é exatamente por isso que busquei esta graduação.

Acredito que a graduação em Letras na UFLA permitirá um recomeço e removerá a barreira de linguagem, abrindo um novo leque de opções. 

Além disso, busco me tornar um leitor melhor, tomando conhecimento de mais autores e de certa maneira ampliando meus horizontes.

EXEMPLO 3

Narrativa Autobiográfica 

GEL161

Eu sou a Thallyta Moreti, tenho 19 anos, sou natural de Lavras MG. 

O curso de letras não era minha opção de início, porém acredito que de alguma forma a vida me trouxe de volta um sonho antigo. Desde pequena meu sonho sempre foi ser professora mas ao longo dos anos esse sonho foi se perdendo. E no momento atual isso me veio à tona novamente, que me fez optar pelo curso que é a minha paixão, lecionar. No meu sexto ano escolar, eu tinha uma professora de português e alguns estagiários do curso de letras que trabalhavam junto com ela. Essa minha professora sempre foi uma inspiração pra mim, muita acolhedora e compreensiva, e observando a rotina dela com os estagiários me acendeu ainda mais a chama de ser professora, porém de português. Neste mesmo ano, um familiar meu que trabalhava em uma escola no interior, sempre que podia me levava junto, e ajudando com o pouco que eu podia e só de observar a rotina, meu coração se enchia de alegria. Esse interesse pela profissão foi crescendo cada vez mas dentro de mim e hoje eu pude ter a oportunidade de escolher algo que sempre esteve no meu coração. Eles foram a última gota que faltava pra me inspirar a lecionar. Minhas expectativas são grandes com relação ao curso principalmente por ser uma vontade de criança. Eu espero que seja uma fase da minha vida leve, com muita sabedoria, muito aprendizado e que eu descubra cada vez mais que essa realmente é a minha vocação. Sou bastante comunicativa, criativa, acredito que é ensinando que a gente aprende cada vez mais e eu sei que meus olhos brilham só de me imaginar dentro de uma sala de aula. Porém sou muito imperativa, as vezes sem muita paciência, e sou uma pessoa que filtra muito os sentimentos. Mas acredito que o curso de letras vai me ensinar muitas coisas e vai me abrir muitas portas e visões diferentes do mundo. Nessa nova trajetória precisarei participar de projetos sociais, trabalho em grupo, e me interagir com as inúmeras oportunidades que a UFLA nos oferece, para que assim eu seja melhor cada dia mais, tanto na vida “acadêmica” quanto pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com