TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Continuada De Professores

Trabalho Escolar: A Formação Continuada De Professores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: A formação continuada de professores para o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Disponível em : www2.pucpr.br/índex.php/dialogo?dd1=4289&dd99=pdf

Data de acesso : 20/05/2014

Justificativa: As diversas instituições sociais tem se apropriado e se adaptado às novas demandas que as TIC colocam no atual contexto, o que tem interferido diretamente na vida das pessoas, em sua dimensão privada. A nova realidade tecnológica afeta ainda a esfera exigidas,alterando a configuração do mercado de trabalho e trazendo implicações para os processos de formação dos sujeitos sociais. Essas enunciadas transformações ocorridas afetam também o campo da Educação, exigindo da escola um posicionamento que aponte novos caminhos para os processos de formação, de forma a atender as novas demandas em curso.

Influenciada por esse ambiente, educação e em especial a educação escolar, passa a ser vista como um dos pilares centrais para a expansão do /no uso das TIC.

Sinopse : Este curso baseia-se em um projeto, o projeto Escolas em Rede (ER), da SEE-MG e foi criado em 2004, tendo como objetivo principal propiciar às escolas estaduais oportunidades e condições de atuação mais articuladas e cooperativas, por meio da cultura do trabalho em rede e da incorporação das TICs às suas atividades educativas e administrativas.

Atualmente, a formação de professores realizada no projeto é desenvolvida por meio do FIT (Formação Inicial para o Trabalho) .Nesta ação da SEE-MG, a capacitação é voltada para os professores do ensino médio e o foco da qualificação se divide em duas frentes de atuação: a primeira busca oferecer aos professores um treinamento instrumental, para o uso das TICs , por meio de vários cursos de informática de informática, de forma que, ao retornar à escola, os docentes possam repassar o conhecimento obtido nesses cursos para os alunos, visando à qualificação destes estudantes para o trabalho.

Vídeo – Tecnologia da informação - A importância da tecnologia na educação.

Disponível em : WWW.youtube.com/watch?v=woqopfmwsa

Data do acesso : 20/05/14

Justificativa da escolha: Este vídeo mostra duas grandes realidades em que o sistema educacional está inserido, realidades estas em que de um lado a educação tradicional dispõe somente do quadro,pincel, cadernos e livros, mostra estudantes desmotivados e sem a menor vontade de absorver os conteúdos apresentados, mas ao mesmo tempo mostra crianças completamente atentas diante de aparelhos de multimídias ;provando que a educação não sobreviverá sem a tecnologia e que professores precisam adaptar-se urgentemente às tecnologias da informação.

Sinopse do vídeo : Mostra salas de aulas tradicionais em ambientes bem simples, uma realidade do interior em que retrata crianças pobres sem nenhum conforto, salas que oferecem ao aluno apenas uma carteira desconfortável,lousa,quadro e giz.

Também mostra salas de aula modernizadas com equipamentos eletrônicos em que jovens e crianças assistem aulas com mais entusiasmo e fazem pesquisas atentamente. Enfatiza ainda como será a realidade futura com a utilização da informática.

Texto : Tecnologia da informação e comunicação e o ensino de Ciências Naturais

Disponível em : http: //WWW.webartigos.com/artigos//recursos_tecnológicos_como_estratégias_de_aprendizagem_no_ensino_de_ciencias_e_biologia/17705/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com