TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA

Tese: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  6.007 Palavras (25 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 25

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE TUPACIGUARA-MG

Resumo: O presente trabalho buscou investigar como a formação continuada vem sendo realizada por professores de Química de uma escola de Tupaciguara-MG. Para tal foi realizada uma pesquisa em uma escola da rede pública dessa cidade, por meio de um questionário com questões abertas e fechadas a respeito da formação contínua dos professores. A análise dos dados mostram que os professores participantes da pesquisa possuem poucos conhecimentos sobre o que venha ser formação continuada e sua importância, ficou entendido que não há uma preocupação com esse processo. Portanto, foi percebido que não há uma procura imediata por parte dos professores em relação à formação continuada, apesar de afirmarem que a escola onde lecionam oferece suporte para adoção do processo de aperfeiçoamento profissional, mantendo-os informados sobre as novas tendências didáticas e processo metodológicos de ensino. Entretanto, pode-se concluir que o assunto abordado no presente trabalho não é considerado novo para os professores, mas uma experiência que aponta várias oportunidades para se pensar e contribuir com as novas perspectivas da formação continuada de docentes.

Palavras Chave: Professor, Formação Continuada, Química

Abstract: This study aimed to investigate how the ongoing training is being conducted by teachers from a school chemistry Tupaciguara-MG. For such a survey was conducted in a public school in this city, through a questionnaire with open and closed questions about the training of teachers. The data analysis shows that teachers participating in the survey have little knowledge about what will be continuing education and its importance, it is understood that there is a concern with this process. Therefore, it was realized that there is an immediate demand for teachers in relation to continuing education, despite claiming that the school where they teach supports the adoption process of professional development, keeping them informed on new trends in teaching methodology and process education. However, one can conclude that the matter addressed in this work is not considered new to the teachers, but experience shows that many opportunities to think and contribute with new perspectives of the continuing education of teachers.

Keywords: Professor, Continuing Education, Chemical

INTRODUÇÃO

O processo de formação docente é contínuo, se iniciando com o curso de licenciatura, como formação inicial, e se estendendo à formação continuada. Para Maldaner (2000), “a formação de professores deve ser contínua e continuada, saído da ideia de graduação específica”. A formação inicial para Mello (2000) “é apenas um componente de uma estratégia mais ampla de profissionalização do professor”.

Dessa forma, a formação continuada de professores assume um papel muito importante neste contexto, pois se trata de uma das oportunidades para os professores aprimorarem suas técnicas de trabalho como educadores.

Segundo Regina e Barboza (2009), essa formação docente,

tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores e tema de autores preocupados com os rumos da educação. A discussão abrange desde a formação inicial do professor nos cursos de licenciatura até a necessária formação continuada, paralela à atuação docente (REGINA; BARBOZA, 2009, p. 1).

Seguindo ainda as ideias de Regina e Barboza (2009, p. 3) sobre esta questão, elas afirmam que, “os conteúdos químicos desenvolvidos nas escolas são de difícil compreensão, os professores tem conhecimentos químicos, mas às vezes não consegue trabalhar conceitos que o aluno possa compreender, muitas dessas causas são as condições de trabalho disponíveis aos professores e sua formação inicial”.

Nesse sentido Nascimento (2009, p. 1), afirma que “os professores de química nos dias de hoje enfrentam um desafio no meio acadêmico, o ensino está se tornando difícil, pois os alunos não têm interesse nas aulas”.

Dessa forma a formação continuada torna-se uma necessidade para o licenciado em química, uma vez que possibilitará a ele desenvolver melhor sua prática como docente, mas vale destacar, no entanto que não se trata de um trabalho fácil, e sim de um desafio para o educador.

Pode-se observar que só os conhecimentos adquiridos na formação inicial não são suficientes, pois durante a atuação docente depara-se com situações que requerem uma qualificação didática, mobilizando saberes que facilitarão o processo de ensino/aprendizagem.

Esses saberes podem ser despertados nos momentos de formação continuada, como Costa (2006) afirma.

o pressuposto básico dessa experiência de formação continuada é a idéia de que o professor não é objeto do planejamento do trabalho, mas agente ativo desse processo. Nesta perspectiva, busca-se resgatar, no professor, o papel de sujeito do processo do conhecimento. Cotidianamente são discutidos e definidos junto com eles os objetivos do trabalho, as estratégias de ensino a serem adotadas, as reformulações das atividades propostas, o planejamento e replanejamento das aulas, os critérios e os instrumentos de avaliação, as condutas possíveis ante a complexidade de nossa tarefa como educadores etc. (COSTA, 2006. p. 3).

Diante de tal situação a formação continuada do professor de química se apresenta como a proposta central deste trabalho por se tratar de um tema abordado nos meios acadêmicos e citado como uma possibilidade de melhoria no ensino/aprendizagem.

Diante do exposto, a presente proposta de trabalho se justifica em função de permitir ao professor de química um novo olhar sobre a importância de manter-se sempre atualizado, buscando a formação continuada como forma interdisciplinar de ensinar e aprender a disciplina. De acordo com Regina e Barboza (2009),

é necessário criar ações que possibilitem a atualização do professor, frente às dificuldades relacionadas ao ensino de novos conceitos, recursos, tecnologias, enfim novidades que envolvam o conhecimento químico. Muitas vezes o professor toma conhecimento de um novo termo químico ou de uma mudança conceitual, quando recebe uma edição reformulada do livro didático (REGINA; BARBOZA, 2009. p. 4).

Diante dessa problemática, essa pesquisa possuiu como objetivo principal, investigar se e como os professores de química de uma escola da rede pública de Tupaciguara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com