TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao Educacional

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

        [pic 2]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANA CLÁUDIA FIGUEIREDO RA: 399529
MARÍULA GONÇALVES DA SILVA RA: 366703
RUDINELY CORRÊA RA: 364946


CURSO: PEDAGOGIA 7º SEMESTRE

PROFESSORA: MARIA CLOTILDE

Fundamentos da Gestão em Educação

AQUIDAUANA / MS

JUNHO/2015

[pic 3]

[pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANA CLÁUDIA FIGUEIREDO RA: 399529
MARÍULA GONÇALVES DA SILVA RA: 366703
RUDINELY CORRÊA RA: 364946


CURSO: PEDAGOGIA 7º SEMESTRE

PROFESSORA: MARIA CLOTILDE

Fundamentos da Gestão em Educação

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Maria Clotilde e da Pedagoga e Tutora Presencial Cristina Lúcia F. Feitosa.

AQUIDAUNA /MS

JUNHO DE 2015


SUMARIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5

1. GESTÃO ESCOLAR E PAPEL DO GESTOR NA EDUCAÇÃO MODERNA .......5

2. PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA.............................................................................................................................7

3. PROJÉTO POLÍTICO PEDAGÓGICO........................................................................8

4. GESTÃO DEMOCRATICA E GESTÃO PARTICIPATIVA....................................10

CONSIDERAÇÃO FINAL...........................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................13

INTRODUÇÃO

Em relação à educação tem sido discutidos assuntos de como oferecer a população uma educação de qualidade.

Para isso encontraram uma proposta de criar uma gestão democrática com participação, adquirindo dimensão articuladora dos recursos humanos, burocráticos e financeiros, objetivando o cumprimento da essência da educação.

O seguinte trabalho então implica em relatar sobre a temática gestão escolar, os curso oferecidos para o aperfeiçoamento das técnicas para gestores, também sobre o Projeto Político Pedagógico e ainda sobre a gestão democrática e participativa, tornando se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente a respeito das situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade,

DESENVOLVIMENTO

1. GESTÃO ESCOLAR E PAPEL DO GESTOR NA EDUCAÇÃO MODERNA

A palavra gestão na sua origem etimológica, o termo vem do latim gero, gestum, gerere e significa chamar para si, executar, gerar.

No final dos anos 80 e inicio dos anos 90 foram marcados pela reformulação da organização e da gestão no Brasil.

As reformas que tiveram no âmbito da gestão escolar privilegiaram a descentralização, autonomia e a democratização dos processos administrativos.

A organização da gestão escolar no Brasil ocorreu com a mudança de papel do Estado, cuja alternativa mais visível é a de municipalização, ou seja, de descentralização que implica na redistribuição das responsabilidades em três níveis Federal, Estadual e municipal. Com o consequente fortalecimento do poder local.

Nesse novo cenário o município como ente da federação passa exercer sua função de forma mais ativa, tanto nas gestões de leis, quanto nas diversas ações que se referem às ações políticas sociais, dentre elas a da educação, com suas concepções, planejamento, e gestão de educação escolar, Sendo assim;

A Gestão Pública passa a ser instrumento de aparelho do estado, responsável por organizar e realizar ações que buscam assegurar direitos e atender a necessidades de indivíduos e coletividades, através de obras e serviços de interesse social, além do exercício das funções políticas.

Enquanto a Gestão em si como ação de liderar, coordenar, administrar, organizar, dirigir, ter o controle do funcionamento, dos meios e dos fins de uma atividade ou empreendimento – continua presente em diversas pautas de discussões, em diversos âmbitos, públicos e privados, dentre os quais o educacional.

E a Gestão no Âmbito educacional está incumbido de significativas discussões, passam a animar os meios educacionais brasileiros a partir dos anos oitenta, período da abertura democrática, até os nossos dias.

Esse modelo de gestão tende a atribuir grande importância ao gestor, pois visto como “liderança empreendedora”. Este passa a ser valorizado por sua capacidade de influenciar, motivar, identificar e resolver problemas, partilhar informações, desenvolver e manter um sentido de comunidade na escola, estimular o trabalho em equipe, compartilhar responsabilidades e poder, tomar decisões conjuntas (CARVALHO, 2005).  

O gestor escolar tem que acompanhar os meandros políticos que envolvem os programas e fazeres escolar, é responsável legal, espera-se que ele providencie as condições necessárias à aprendizagem, zelando pelo uso dos espaços, cuidando da administração dos recursos financeiros e melhorando as relações interpessoais (com funcionários e professores), institucionais (com a Secretaria de Educação) e com a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com