TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio De Gestão Educacional

Dissertações: Estagio De Gestão Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.576 Palavras (11 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 11

GRUPO EDUCACIONAL KROTON

FACULDADE ATENAS MARANHENSE-FAMA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA

São Luís – MA

2013

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA

São Luís- MA

2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.....................................................................................4

2- IDENTIFICAÇÃO.................................................................................5

3- CAMPO DE ESTÁGIO.........................................................................6

3.1- A Escola e sua Estrutura Física, Administrativa e Pedagógica..........

4- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS........................................................

4.1-Atividades Desenvolvidas na Fase de Observação...........................

4.2- Atividades Desenvolvidas na Fase de Regência ..............................

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................

6- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................

7- APENDICE...........................................................................................

8- ANEXOS...............................................................................................

1-INTRODUÇÃO

O Estágio Obrigatório é um componente curricular implementador do perfil do futuro educador e consiste numa atividade, diversificada e indispensável à consolidação de uma formação profissional adequada. Aqui relato as observações que adquiri durante o período em que estive vivenciando o ambiente escolar, juntamente com observação e regência, reconhecendo a importância de um bom planejamento de aulas antecipadamente e da escolha certa das abordagens pedagógicas a serem aplicadas.

A finalidade da conclusão desde trabalho acadêmico é observar a realidade de uma sala de aula da Educação De Jovens e Adultos - EJA, identificando seus principais obstáculos em sala, fraquezas de ensino e todas as possibilidades de desenvolvimento e outras questões relacionadas a praticas em sala de aula. Cientes de que fazemos parte deste processo como agentes transformadores.

Segundo a LDB “o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores” a alfabetização não se resume a ensinar a ler, ela dá possibilidade para que o aluno se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo.

É direito de todo cidadão a educação efrequentar a escola mesmo após ter atingido a idade exigida para iniciar a escolaridade, sem restrições de cor ou nível social, conforme o PCN que:

“Cada criança ou jovem brasileiro, mesmo de locais com pouca infraestrutura e condições socioeconômicas desfavoráveis, deve ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir.(p. 35)”

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do conhecimento,considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados na área de atuação do estágio. A prática em campo me proporcionou uma visão ampla dos diversos aspectos em relação à Educação de Jovens e Adultos-EJA.

2-IDENTIFICAÇÃO

3-CAMPO DE ESTÁGIO

3.1- A Escola e sua Estrutura Física, Administrativa e Pedagógica

A escola U.E.B. Maria Alice Coutinho Possui onze (11)salas com média de 16 alunos, funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, tem sede própria, possui uma estrutura razoável,mas apropriado para o professor dar aulapossui banheiros no corredor próximo à cantina. As salas de aula são amplas, as cadeiras utilizadas não são confortáveis sendo a ser até grosseiras para os alunos, constitui apenas um armário antigo e existem poucos matérias de apoio na sala,possui quadra de esportes, tem vigilante em todos os turnos é segura, possui gradeados na frente da escola, e o portão principal é de metal, fica sempre fechado e aberto apenas pelo vigia ou por uma pessoa responsável.

A proposta político pedagógica da instituição é buscar desenvolver no aluno um olhar critico que possibilite ao educando obter uma concepção interdisciplinar dentro de uma pedagogia de projetos, através das mais diversas concepções de ensino, que oportuniza à escola fazer um trabalho de acordo com a realidade do aluno (contexto histórico, político, econômico e sócio-cultural).

O planejamento escolar acontece mensalmente com a participação da coordenação pedagógica, supervisores de póloe professores. Os planejamentos dos eventos acontecem de acordo com as datas marcadas no calendário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com