TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Exames: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  9.367 Palavras (38 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 38

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem por objetivo estudar as concepções de Gestão Educacional Democrática na Escola Pública e analisar a percepção dos integrantes da escola sobre a construção de ações e de relações que possam transformar a realidade das escolas públicas.

Ao realizar este estudo das concepções de gestão educacional, serão analisadas as propostas educacionais do Governo Federal, fazendo ênfase à historia da educação, para analisar suas autenticidades e suas divergências com as concepções existentes nas discussões sobre teorias mais recentes sobre gestão democrática, além de verificar as transformações ocorridas por essas propostas nas práticas escolares.

Desenvolve-se a partir de procedimentos como a pesquisa bibliográfica; a análise que aplicará na conjuntura e enunciação, contidas nas idéias presentes nos programas e projetos do Sistema de Ensino Federal brasileiro; para demonstrar a maneira que esses programas e propostas tem auxiliado nas mudanças ocorridas no interior da escola.

Envolvida por essas perspectivas, esta pesquisa norteia a seguinte questão: É possível desenvolver uma gestão democrática na escola pública de Educação Básica?

Partindo da análise de alguns autores, este estudo pretende refletir de que maneira seria possível entender a gestão educacional em substituição ao termo administração escolar. Essa gestão educacional se torna associada a várias outras idéias, ou seja, transformação e cidadania. Isto faz com que haja gestão consciente nas ações que acontecem no dia-a-dia das escolas e no seu significado político e social. E para que aconteça essa democracia na escola pública, por meio da gestão educacional democrática, se torna necessário uma mudança no modelo existente.

O tema proposto tem grande relevância, para uma melhor compreensão do que ocorre hoje com a base de nossa sociedade, marginalizada pela falta de oportunidades.

Do ponto de vista político e econômico trabalhar a educação de crianças e adolescentes, torna-se um processo lucrativo para o desenvolvimento social, pois representa solução mais imediata para diversos problemas de cunho social, cultural e econômico.

Visto que o pleno desenvolvimento das funções sociais da educação depende do efetivo vínculo dos vários atores envolvidos nos sistemas educacionais e nas instituições escolares para alcançar objetivos propostos e assim promover uma educação de qualidade para todos.

Dessa forma, a construção da gestão educacional democrática é composta de autonomia, representação social e formação para a cidadania, sendo que as escolas deverão adotar mecanismos democráticos, legítimos e transparentes, sem deixar de usar os princípios da autonomia, da sociabilidade e da formação para a cidadania, que concretizem a qualidade social da educação.

Se caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, visando a obter dados descritivos entre o pesquisador e o objeto de estudo. É denominada qualitativa por estudar os temas no seu cenário natural, buscando interpretá-los em termos do seu significado assumido pelos indivíduos; para isso, usa uma abordagem holística, que preserva a complexidade do comportamento humano.

E foi nesta perspectiva que a metodologia aplicada neste trabalho se deu através da revisão bibliográfica dos principais trabalhos realizados sobre o tema: gestão democrática na escolar pública. Objetivando-se com isso comparar, analisar e cruzar dados e informações obtidas a partir de diferentes fontes, tais como artigos publicados em revistas e livro de renomados autores conforme citado na referencias.

Acredita-se que, dessa maneira, os resultados se aproximarão do rigor científico e da realidade estudada, por meio do material bibliográfico que será analisado em busca da base referencial com estratégias de políticas públicas administrativas podem ser vistas como meios de viabilizar a relação sociedade-escola a partir de um processo de participação democrático em que os principais atores envolvidos estejam de acordo e estimulados a usarem as mesmas na busca do desenvolvimento.

2 – CONSIDERAÇÕES SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA

Para o desenvolvimento deste estudo buscou-se uma base teórica, em pesquisa bibliográfica acerca das políticas educacionais de descentralização, participação e autonomia, enriquecendo a pesquisa com opiniões e posicionamentos de diferentes autores.

Os autores consultados foram Mello (1993) que trata o assunto referente Autonomia da Escola, mostrando as possibilidades e limites da mesma, Mello (2002) aborda os desafios educacionais do terceiro milênio; Barroso (1998) acredita na flexibilização da gestão escola; Gadotti e Romão (2004) defendem a Escola Cidadã; Silva (2005) defende uma proposta de autonomia na escola pública. E alguns outros autores que se dedicaram ao estudo da gestão educacional democrática que apresentam bases ideológicas diferenciadas.

Conforme Lima (2001), os conceitos como participação, autonomia e descentralização, com interesses voltados para a otimização e satisfação da escola, possui uma perspectiva de participação e descentralização funcional, enfatizando aspectos técnicos e instrumentais que se contrapõem a uma gestão dita democrática, que, segundo pesquisas efetuadas, tem como objetivo envolver todos os seguimentos interessados na construção de propostas coletivas de práticas educacionais.

Inteirados da função social da escola, conseqüentemente identifica-se espaços de participação da escola na comunidade escolar, tendo como finalidade revelar novas possibilidades de participação democrática.

Os efeitos de gestão democrática escolar ultrapassam os muros da escola e até mesmo da comunidade em que ela está inserida. Para promover a participação responsável e conseqüente, deve-se ser capaz de reconhecer e avaliar os vínculos entre as propostas elaboradas na escola, as políticas e os programas de outras entidades, aperfeiçoando-se assim habilidades necessárias.

Uma boa gestão produz efeitos positivos nas escolas e nos sistemas de ensino. Esses efeitos vão além de reformas dos prédios, compra de equipamentos ou realização de novos eventos. Embora essas ações sejam necessárias e a gestão democrática esteja comprometida com elas, a ênfase na aprendizagem dos alunos, o planejamento criterioso, a implementação do projeto pedagógico e a melhoria das condições de trabalho produzem, também, resultados esperados e demonstráveis para as comunidades escolares.

Nesse contexto, a educação é um dos fatores de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com