TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA LITERATURA DAS CRIANÇAS

Tese: A HISTÓRIA DA LITERATURA DAS CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

de ajudar os professores a introduzir a leitura, pois hoje vivemos com uma realidade escolar onde grande parte dos alunos do Ensino Fundamental saem sem desenvolver a competência de interpretação de textos e hábitos leituras. Diante dessa constatação, surge uma questão que preocupa muitos educadores e a população em geral: Como desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar textos e o gosto pela leitura? Com base nessa indagação que optamos por essa temática.

Justificativa

A finalidade deste Projeto é de apresentar a importância da leitura desenvolvendo nos alunos o hábito de leitura, no qual será explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Também se justifica pela importância que a literatura infantil tem para as crianças.

Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. Os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, parece ser brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental para a criança.

Objetivos Geral

•Incentivar a prática de leitura para que esta venha contribuir na melhoria da habilidade de interpretação de textos e, consequentemente na formação de alunos leitores.

Objetivos específicos

• Interessar-se por leitura de histórias;

• Desenvolver a linguagem oral;

• Entender o que é necessário fazer, para que os alunos se tornem leitores autênticos;

METODOLOGIA

Para a realização deste projeto foi realizadas leituras e pesquisas na internet.

HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL

A literatura infantil surgiu a partir do século XVII, quando da reorganização do ensino e da fundação do sistema educacional burguês. A partir daí, foram criados e preparados livros especialmente para crianças, com intuito pedagógico, utilizados como instrumento de apoio ao ensino, cuja preparação levou em consideração os valores e as crenças da época, com o objetivo de estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesa que se estabelecia (correia e Oliveira, 2005; Azevedo, 2005). Porém, aproximar a leitura das crianças em fase de alfabetização, não pressupõe, necessariamente, um problema de decodificação, mas sim, pressupõe antes aproximá-las de algo que elas, na sua maioria, já conhecem que lhes proporciona em geral experiências divertidas e gratificantes e que fazem parte de sua vida.

O uso do livro em sala de aula, atualmente, tem o objetivo de formar cidadãos críticos e reflexivos, que possam transformar a realidade em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com