TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS

Exames: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 8

FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

MARCIANE APARECIDA DAMASCENO

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS

MANHUAÇU - MG

2009

FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

MARCIANE APARECIDA DAMASCENO

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS

Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Língua Inglesa.

MANHUAÇU - MG

2009

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS

Marciane Aparecida Damasceno

RESUMO

O intuito deste artigo é conscientizar os leitores de que a língua inglesa faz parte do contexto em que ele vive e que é notória a importância de se aprender inglês nos tempos atuais. Este trabalho organiza teórica e metodologicamente alguns conhecimentos a respeito da metodologia do ensino da língua inglesa, baseado em autores como RAMOS (2003), TEIXEIRA (2007), COX (2007) quando discorrem que hoje o inglês não é apenas uma língua estrangeira, mas é utilizado como idioma considerado padrão em comunicação universal. Todo o tempo estamos ouvindo, lendo e até mesmo falando espontaneamente o inglês, que nos chega por intermédio dos mais diversos canais de comunicação. Como conclusão o estudo aponta para uma reflexão acerca da importância do ensino da língua inglesa no ensino fundamental.

Palavras-chave: Língua Estrangeira. Ensino Fundamental. Metodologias. Aprendizagem.

Introdução

Acredita - se ser a educação um processo essencialmente cultural e social no qual alunos e professores participam, interagindo, na construção de um conhecimento conjunto. Dessa forma, privilegia-se uma metodologia que não coloca a ênfase no aprendiz, ou no papel do professor isoladamente, mas que focaliza a interação entre professor e alunos na construção do conhecimento comum.

Não se pode negligenciar o conhecimento que o aluno já tem sobre sua própria língua. Esse conhecimento não deve ser considerado como uma interferência negativa. Na verdade, ele pode contribuir para a aprendizagem da língua estrangeira, a exemplo dos outros tipos de conhecimento que o aluno já traz consigo.

Caberá ao professor dosar o uso da língua portuguesa em sala de aula, de acordo com seus objetivos e possibilidades. Nesse sentido, o objetivo principal deve ser o de formar leitores e escritores para atingir os anseios da sociedade, ou seja, garantir a todos os alunos o direito de aprender na escola, não apenas como condição para adquirirem os conhecimentos de todas as áreas, mas também, e principalmente, como condição de acesso à cultura letrada e à plena participação social.

De acordo com a Proposta Curricular de Língua Estrangeira para o ensino Fundamental e Médio o objetivo primordial é:

[...] o desenvolvimento das habilidades necessárias para que o aluno possa lidar com as situações práticas do uso da língua estrangeira, tendo em vista sua competência comunicativa, tanto na modalidade oral quanto escrita, pautando-se pela flexibilidade nas escolhas dos procedimentos didáticos. Adota-se uma abordagem comunicativa com ênfase no desenvolvimento de habilidades para o uso da língua estrangeira em situações reais de comunicação. (BRASIL, 2008, p.11)

Tendo em vista este parecer, entende-se que expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis à manifestação do que se pensa, do que se sente, do que se é. Assim, o desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade. Mas, sobretudo, depende de a escola ensinar-lhe os usos da língua adequados a diferentes situações comunicativas.

A escola deve ensinar língua oral? A reposta a essa pergunta é sim, ela deve trabalhar com os alunos a adequação do texto oral ao seu grau de formalidade. Para isso, é preciso organizar contextos de escuta atenta que tenham sentido para os ouvintes.

As atividades de língua oral e de escuta devem ser trabalhadas de forma intencional, de forma que a prática da oralidade tem como objetivo estimular o aluno a trabalhar em grupo, respeitando os diferentes pontos de vista e as normas de convivência, fazendo com que ele participe de diferentes situações comunicativas, como por exemplo, relatos de experiências particulares, análises críticas sobre as atividades desenvolvidas.

Conforme a Resolução SEE-MG nº833, o programa curricular da Língua Estrangeira centra-se no desenvolvimento da competência do aluno para ler, ouvir e falar o idioma estrangeiro, incluindo aí as reflexões e sistematizações relativas ao conhecimento e sistematizações relativas ao conhecimento e sistematizações relativas léxico-sistêmico.

Propõe um trabalho de integração das quatro habilidades e o conhecimento lingüístico em cada um dos módulos de ensino, cujo objetivo principal é o desenvolvimento da competência sócio-comunicativa do aluno no uso do idioma estrangeiro no Ensino Médio.

Portanto, o presente estudo está pautado numa abordagem teórica metodológica baseada em autores como Teixeira (2007), Ramos (2003), onde discorrem que é preciso que professores pratiquem a leitura, a escrita e a comunicação oral dentro de um contexto, que faça parte do cotidiano do aluno, facilitando dessa maneira, a compreensão do conteúdo e tornando o aprendizado mais fácil e mais prazeroso.

Desenvolvimento

As orientações curriculares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com