TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Latim No Curso De Letras Da UFOPA

Casos: A Importância Do Latim No Curso De Letras Da UFOPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 7

A Importância do Latim no Curso de Letras da UFOPA

Por: ROSIVALDO VIEIRA XAVIER

RESUMO

Este artigo pretende enfatizar a importância no ensino da língua latina para o curso de letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), uma vez que do latim se originou das línguas neolatinas como o português. O latim serve de instrumento para compreender as irregularidades e as exceções da gramática portuguesa, bem como compreender o idioma pátrio. Tudo devido a herança do uso ao longo de vinte e sete séculos do latim escrito.

Palavras – Clave:Língua latina, Importância do latim,instrumento.

INTRODUÇÃO

É sabido-se que por um longo período o latim foi uma língua oficial, representava o poder do Império Romano. Trata-se de uma língua altamente flexiva e sintética, sua sintaxe é variável, se comparada a outros idiomas analíticos, como o português. Sua sintaxe é indicada por uma estrutura de afixos ligados a temas. Sendo que o alfabeto latino deriva dos alfabetos etrusco e grego.

Apesar do latim ser considerado uma língua morta, é ainda é empregado pela Igreja Católica, cuja sede na Cidade do Vaticano, o tem como língua oficial. O latim ainda exerce uma enorme influência sobre diversas línguas vivas; ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico, mais especificamente o direito.

Várias palavras adaptadas do latim foram adotadas por outras línguas modernas, como o inglês. O latim clássico, língua literária do final da República e do início do Império Romano ainda é ensinado em muitas escolas primárias e secundárias, mesmo que seu papel tenha se reduzido desde o início do século XX.

Com todo esse aparato fez-se necessário um estudo de pesquisa laboral, com o intuito de demonstrar porque o latim é importante nos cursos de letras, uma vez que a língua portuguesa como toda língua neolatina originou-se a partir da evolução do latim.

O latim nos faz compreender perfeitamente a estrutura de nossa língua e de outras línguas, enfatizando o perfil de língua latina no contexto histórico e educativo.

1- A ORIGEM DA LÍNGUA LATINA

O latim teve origem das línguas itálicas, com base no alfabeto itálico antigo, derivado dos alfabetos etrusco e grego. No século IX a.C. ou VIII a.C., trazida pela península Itálica pelos migrantes latinos, que se fixaram na região de Lácio, em torno do rio Tibre onde se desenvolveu a civilização romana. A língua latina foi amplamente difundida especialmente na Europa, com a língua oficial da República Romana, do Império Romano.

Manteve-se por muito tempo como uma língua jurídica e governamental desse império, que após se converter ao cristianismo da igreja católica tornou-se a língua de acadêmicos e filósofos europeus medievais. Mas com o passar do tempo o grego predominou entre a elite culta, já que grande parte da literatura e da filosofia estudada pela classe alta romana era produzida por autores gregos, em geral atenienses.

Embora o latim seja hoje considerada uma língua morta, com poucos falante fluentes e sem que ninguém o tenha por língua materna, ainda é empregado pela Igreja Católica. Exercendo uma enorme influência sobre diversas línguas vivas, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito.

O latim vulgar, um dialeto do latim essencialmente falado pela grande massa popular menos favorecida e quase que inteiramente analfabeta do Império Romano é o ancestral das línguas neolatinas (português, francês, italiano, espanhol, romeno, catalão, romanche e outros idiomas e dialetos regionais da área); muitas palavras adaptadas do latim foram adotadas por outras línguas modernas, como o inglês.

(...) ao analisarmos bem a questão, verificamos que o latim pode ser encarado, também ao modo de língua viva, já que continua existindo nas línguas neo-latinas. Estas não são nada mais do que a evolução daquela. Ou seja, são o latim modificado em sua estrutura, mas, ainda assim, não deixando de apresentar características essencialmente dele. São um prolongamento no tempo do chamado latim vulgar (OLIVEIRA, 2008, p. 2).

Na tentativa de resolver as ambigüidades que concernem o termo latim, a língua latina foi dividida em períodos tais como: pré-clássico, clássico, latim vulgar, período medieval, período renascentista e neolatim, os quais se ligam de certo modo, à história política de Roma.

1.1- Períodos históricos do latim

O latim apresenta variações conforme o seu período histórico tais como: Pré - clássico, do séc. VII ao séc. II a.C.. As inscrições mais antigas procedem do séc. VII, III e II a.C. a literatura faz sua aparição, sob influência grega (Plauto e Terêncio).

Enquanto que no período clássico do séc. II a. C. ao séc. II d. C. era considerado o período da idade dourada da literatura latina. Já no séc. II ao V, acontece o latim vulgar que inclui o período patrístico, do séc. II ao V, inclusive a Vulgata de São Jerônimo e as obras de Santo Agostinho.

Período medieval, do séc. VI ao séc. XIV; surgem as línguas românicas, que vem seguido do período renascentista, do séc. XIV ao XVII e mais tarde o Neolatim (ou latim científico), do séc. XVII ao final do séc. XIX.

Após a sua transformação nas línguas românicas, o latim continuou a fornecer um repertório de termos para muitos campos semânticos, especialmente culturais e técnicos, para uma ampla variedade de línguas.

2- A IPORTÂNCIA DO LATIM NOS CURSOS DE LETRAS

É imprescindível, que se passe pelo curso de letras sem ter tido o latim como disciplina. Uma vez que o latim não só deu origem ao português e as demais línguas neolatinas, como também influenciou tantas outras.

Ao contrário do que muitos possam pensar o latim não é uma língua morta. Ele está mais vivo do que nunca. Em nosso dia a dia estamos sempre nos deparando com situações de uso de expressões como, por exemplo: curriculum vitae, university e delete, palavras essas todas advindas do latim.

O latim nos ajuda a entender melhor o português atual, o processo de evolução das línguas e nos ajuda também a inferir significados de termos desconhecidos, pois a maioria das palavras portuguesa vem do latim.

Termos científicos: "Glonosia simplex" (nome científico de uma planta da família das liliáceas); thórax (grego).

Ex: Evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com