TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos principais cursos de Letras do Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Características dos principais cursos de Letras do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

Letras é uma designação genérica que abrange as áreas científicas da Linguística (incluindo o ensino de línguas), dos Estudos literários, dos Estudos culturais, da História e da Filosofia. Estas áreas são normalmente investigadas e ensinadas nas faculdades de Letras e nos cursos superiores de Letras. O profissional de Letras é designado letrólogo[carece de fontes].

Em Portugal, as faculdades de Letras incluem ainda a Geografia e incluíram, até finais dos anos 80, a Psicologia e as Ciências da Educação.

O primeiro curso de Letras no Brasil foi oferecido em 1933, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, que em 1946 se tornaria a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O curso de Letras forma profissionais com domínio do uso das línguas que são objeto de seus estudos, por exemplo: língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola, língua francesa, língua alemã em relação a sua estrutura, funcionamento, literatura e manifestações culturais. O licenciado em Letras, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais, deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, no qual a pesquisa e a extensão, além do ensino, devem estar articulados.

O curso de Letras é oferecido em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. O licenciado em Letras estuda disciplinas de áreas pedagógicas e realiza estágio de docência. A finalidade do curso de licenciatura em Letras é formar pessoal habilitado a lecionar língua e literatura em todos os níveis de ensino. O bacharel em Letras, por sua vez, não recebe essa formação pedagógica e tem em sua grade curricular disciplinas do núcleo duro (linguística e literatura) com mais profundidade. A intenção do bacharelado em Letras é formar pessoal habilitado para trabalhar com tradução, redação de textos, revisão de textos, edição de textos, crítica literária e secretariado executivo.

O curso de licenciatura em Letras oferece possibilidade de graduação em diversas línguas como português, inglês ou espanhol. Em universidades maiores, há inclusive habilitações em línguas orientais como japonês e mandarim, e línguas clássicas como grego, aramaico e latim. O curso dispõe de disciplinas que giram ao redor das áreas de linguística e literatura.

Características dos principais cursos de Letras do Brasil[editar | editar código-fonte]

Unesp Araraquara

Seu objetivo é formar docentes e pesquisadores nas diversas áreas: Lingüística, Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura Portuguesa e Brasileira, Filologia Românica, Línguas e Literaturas Estrangeiras: Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Grego e Latim. O curso de Letras proporciona, além do encaminhamento para pesquisa, habilitação para o magistério do ensino fundamental e médio. Possibilita também outras opções, oferecendo embasamento necessário para tradutores, secretários bilingües e até para atividades artísticas como teatro, além de desenvolver aptidões literárias.1

Unicamp

O curso de Letras oferecido pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp mantém peculiaridades que o distinguem dos demais cursos de Letras do país. Ele é composto por disciplinas ministradas por docentes que atuam na área de Lingüística, Lingüística Aplicada e Teoria Literária. A divisão das disciplinas obrigatórias entre os três departamentos que compõem o IEL permite que, durante o curso, o aluno entre em contato com diferentes perspectivas de seu objeto de ensino e pesquisa: a linguagem. A teorização sobre a linguagem, indissociada da prática, visa formar profissionais comprometidos com a constante reavaliação de seu trabalho profissional. Um componente forte do curso é a investigação científica. O objetivo de incentivar a pesquisa na Graduação é o de proporcionar que o aluno esteja preparado para, mesmo depois de formado, exercer sua profissão analiticamente. As línguas estrangeiras fazem parte do currículo, pois considera-se que seu aprendizado permite que o licenciando faça reflexões sobre a sua própria língua materna e sobre processos de ensinar/aprender. No ato da matrícula, o aluno deve escolher uma língua estrangeira entre inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano, que deverá cursar como disciplina obrigatória por, no mínimo, quatro semestres. Além da obrigatória, o aluno ainda poderá cursar outras línguas estrangeiras como disciplinas eletivas. 2

PUC Rio de Janeiro

O Departamento de Letras da PUC-Rio caracteriza-se pela diversidade de opções apresentadas aos alunos de graduação. Esta diversidade, tanto em termos de disciplinas oferecidas, quanto em termos de alternativas profissionais, garante a aquisição de conhecimentos variados e diferentes possibilidades de inserção no mercado de trabalho. A maioria das disciplinas é comum às várias habilitações, o que permite uma maior integração entre os alunos e a possibilidade de concluir mais de uma habilitação sem aumento significativo de tempo despendido na Universidade. O currículo procura dosar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com