TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Cinematográfica

Por:   •  7/11/2016  •  Seminário  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

A Linguagem Cinematográfica

As filmagens dos irmãos Lumière se deu o surgimento do cinema, assim o cinema foi se tornando uma linguagem, que é um conjunto de elementos que são capazes de conduzir uma narrativa.

Conforme Aumont (2003), antes de tudo, ver um filme é compreendê-lo, é afirmar que  filme é capaz de dizer alguma coisa a alguém, e isso permite concluir que ele é um meio de comunicação e que possui uma linguagem.

Os elementos que compõe a linguagem cinematográfica se articulam em uma relação de complexidade, em que os elementos fotográficos, combinados com o movimento, somam-se ao som na montagem e formam uma estrutura narrativa, esse esquema foi desenvolvido pelo professor Hélio Godoy Augusto de Souza,

A fotografia é o primeiro elemento a ser levado em consideração, ela se refere-se aos enquadramentos das imagens, e são 8 principais enquadramentos, e eles são: grande plano geral, plano geral, plano de conjunto, plano americano, plano médio, plano próximo, o close-up e o super close. A escolha de um o de outro tipo de enquadramento depende da complexidade do que se vai narrar. Outro elemento dramático importante referente à imagem fotográfica é o ponto de vista da câmera em relação ao personagem, o ângulo em que observamos os personagens em um filme é um significante narrativo, desde que seja capaz de descrever esse mesmo personagem, o seu estado de espirito e  a sua intenção imediata.

Outro elemento é o movimento de câmera, ele possuem sete funções dentre elas: o acompanhamento de uma personagem ou objeto. Os movimentos de câmeras têm significações, a expressão subjetiva de uma personagem é função na qual a câmera é utilizada como se fosse o personagem observando e interagindo com os acontecimentos. Os movimentos mais comum utilizados são: Movimento Panorâmico, Travelling, Dolly ou grua, câmera na mão e Steadycam. Cada movimento pode apresentar um tipo específico de função narrativa.

A montagem é um elemento que do ponto de vista técnico, montar um filme nada mas é que selecionar fragmentos e dispô-los em certa ordem e duração. Martin (2005) considera dois tipos de montagem: a narrativa e a expressiva, e ambas depois se subdividem em outras.

O som no cinema no começo provocou discussões, a invenção técnica foi feita pela empresa Warner, as reações do público foram positivas, mas os críticos e os realizadores do cinema não viram com bons olhos, no entanto, com o advento do som, o cinema parece se tornar mais naturalista, pois os efeitos sonoros, que antes eram visuais, passem a ser utilizados como tal.

A estrutura Narrativa trata do último nível de complexificação da linguagem cinematográfica; é aqui que todas as instâncias anteriores se juntam para gerar um filme. Podemos consideram que existem pelo menos duas categorias de abordagem de estrutura narrativa. A abordagem analítica e abordagem dramática.

Todos esses elementos são essencial para transformar a o cinema em uma linguagem, porque cada um tem a sua função, e no final eles se articulam em uma relação de complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com