TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO MUNDIAL l

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade de Uberaba

Renata Dias do Nascimento

[pic 1]

Trabalho de Construção de Aprendizagem

TEÓFILO OTONI-MG

2015

RENATA DIAS DO NASCIMENTO

Trabalho de Construção de Aprendizagem

PRECPTOR:GELZA

TEÓFILO OTONI –MG

2015

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO----------------------------------------------------------------------------1

 A LINGUAGEM VERBAL E O CONTEXTO l--------------------------------------------2

O CONTEXTO DA OBRA LITERÁRIA----------------------------------------------------3

A LÍNGUA  INGLESA NO CONTEXTO MUNDIAL l------------------------------------4

ESCOLA E SOCIEDADE--------------------------------------------------------------------5

FACILIDADES DE DIFICULDADE---------------------------------------------------------6

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------7

Apresentação

Meu nome é Renata Dias do Nascimento tem uma filha de 11 anos sou solteira e atualmente trabalho em um hospital a 3 anos meu cargo la é   em serviços gerais,meu sonho sempre foi fazer uma  faculdade,e ter uma profissão da qual eu pudesse me orgulhar .Então deus me concedeu o privilégio de poder pagar ainda estou com muito medo de não conseguir esta muito difícil mas estou me adaptando ,mas deus estará comigo até o fim.Não aprendemos apenas em função da profissão, aprendemos também para a vida  .Eu optei a fazer o curso de letras porque  Cursar letras é algo que envolve muito amor e dedicação , é um curso que pode parecer desvalorizado, sem muito prestígio, mas que traz um enriquecimento pessoal muito grande. Falo isso como alguém que não se arrepende em nenhum momento por ter escolhido essa carreira. Cursando Letras a gente aprende a pensar melhor, aumenta o nível de cultura, faz reflexões, entende a sua língua mais aquela que você aprende se optar ,escreve de uma forma incrível – com aquela capacidade de aumentar ou sintetizar o texto sem perder a qualidade -, fica craque em revisão, sabe o que usar e quando usar, enfim, amplia demais as habilidades que muitas outras profissões necessitam.

Resumos

A Linguagem Verbal e o Contexto l

Na linguagem escrita, precisamos explicitar quase tudo que queremos que o nosso interlocutor entenda. A frase acima precisaria vir acompanhada de uma informação a respeito do ambiente onde se encontram João e o bolo (uma festa, o trabalho, a cozinha etc..), explicitação de quem participa do diálogo, introdução de um verbo dicendi (fulano/a falou, disse, perguntou, gritou, murmurou, cochichou, berrou, por exemplo), o sinal gráfico que indica a introdução da fala de alguém: o travessão ou aspas.
Mas nem por isso a escrita é mais complexa e a fala mais simples. O grau de formalidade no uso da linguagem oral depende do ambiente em que se encontra o falante, do objetivo a atingir, de quem são os ouvintes.
Há situações que exigem falas elaboradas, isto é, com vocabulário e organização mais próxima da escrita, mas na maior parte do tempo nós usamos a chamada linguagem coloquial, a linguagem do dia-a-dia. Por outro lado, há situações em que convém o uso de uma escrita mais pessoal, como no caso de um bilhete ou em uma lista, como há ocasiões, precisamos organizar um texto formal, de acordo com a norma culta da língua. Linguagem mista é o uso da linguagem verbal e não-verbal ao mesmo tempo. Por exemplo, uma história em quadrinhos integra, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos. Dependendo do contexto social em que a linguagem é produzida, o falante pode usar a linguagem formal (produzida em situações que exigem o uso da linguagem padrão, por exemplo, salas de aula ou reuniões de trabalho) ou informal (usada quando existe intimidade entre os falantes, recorrendo a expressões coloquiais). A investigação está centrada na interlocução teórica que estabelece conexões entre o estudo da comunicação verbal oral e o comportamento não-verbal, tendo em vista suas funções, tipologia e a adaptabilidade ao contexto organizacional. As noções conceituais partem da área biológica que trata das expressões corporais e seus movimentos no tempo e espaço, assim como de estudos oriundos da comunicação, especialmente, organizacional, associados aos estudos da pragmática lingüística, O texto trabalha com noções conceituais que tratam do fenômeno da comunicação verbal oral e não- verbal, tendo como ponto de partida os significados de corporalidade, o uso das expressões corporais, gestualidade e as funções que representam no mundo mental e sócio-cultural dos sujeitos interlocutores. Nossas indagações teóricas visam buscar, de maneira complementar e indissociável, os suportes advindos da pragmática lingüística com a área de estudos biológicos que investiga a constituição e uso fisiológico das manifestações corporais na vida cotidiana e, em específico, adaptável à comunicação não-verbal no processo da comunicação organizacional.

A linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento social e histórico, o que ratifica seu caráter dinâmico no meio social. Sendo assim, ao considerar os paradigmas existentes em cada momento ideológico, é possível demarcá-los como: Subjetivismo Idealista, Objetivismo Abstrato e a concepção dialógica de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin. Desse modo, este artigo apresenta uma reflexão teórica, destacando os postulados a respeito das concepções de linguagem, demonstrando as concepções de leitura a elas atreladas, juntamente com atividades de livros didáticos que envolvem o trabalho com o ensino da língua materna. Essa reflexão, fruto de discussões do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM-CNPq – www.escrita.uem.br), evidencia que os paradigmas coexistem no contexto de estudos da linguagem e se inter-relacionam.Sabendo então que a língua,enquanto conjunto de signos convencionados,proporciona  interação,uma vez que promove tocas sociais mediadas pelo signo lingüístico,é relevante pensarmos em como essa organização do signo se constitui como texto e,mais ainda,como esse texto se estrutura para permitir comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (769.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com