TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA PORTUGUESA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Por:   •  14/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

A LÍNGUA PORTUGUESA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Se pensarmos em linguagem como “instrumento de interação”, vamos compreender que a usamos, principalmente, para interagir com o outro, trocar ideias. Essa língua é viva, realizada em textos tanto falados quanto escritos. Considerando essa premissa, reflita sobre os questionamentos a seguir:

Pode-se dizer que uma variedade seja mais correta que outra do ponto de vista sociolinguístico? Traga exemplos que ilustrem seus pontos de vista.

Atualmente, tem-se um amplo uso da internet – para leituras diárias, pesquisas, acessos a redes sociais etc. Considere a questão da linguagem da Internet à luz da variação linguística: que tipo de linguagem podemos encontrar nos ambientes da Internet atualmente? Que características esses usos apresentam? Como você os considera diante da questão da variação linguística? Ilustre com exemplos retirados da própria Internet e inclua o link.

1- A variação linguística é comum em todos os idiomas. Essas variações podem ser de origem regional, histórica, social e situacional.

As variações vão se renovando ao passar do tempo, para atender as necessidades linguísticas das comunidades que os usam. Com isso e comum que palavras que antes eram valorizadas, caíam em desuso com o tempo.

Nem todas as variações possuem os mesmos prestígios, sendo alvos de preconceitos. Essas variações não devem ser consideradas como erros, mas sim como um aprimoramento da nossa língua.

https://www.normaculta.com.br/variacoes-linguisticas/

2- A internet possui uma vasta variação linguística, que tem se modificado ao passar dos anos. Algumas são formais, mais comuns em jornais e sites de pesquisas e etc, e outras mais informais, como nas redes sociais e em jogos virtuais. Nos ambientes virtuais e comum encontrarmos gírias, abreviações, emojis entre outras formas de linguagem, que não fazem parte da norma culta. Elas são utilizadas para facilitar a comunicação entre os usuários. Por não pertencer a norma culta é essencial que essa linguagem seja utilizada somente em situações de uso informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com