TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alingua Portuguesa Para Pessoas De Outro Pais E De Varias Classes Sociais

Trabalho Escolar: Alingua Portuguesa Para Pessoas De Outro Pais E De Varias Classes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

ista as transformações econômicas e sociais em curso, promovidas pelo processo de internacionalização das economias, procuraremos discutir neste livro os efeitos da globalização e sua relação com o emprego, a educação e a família contemporânea no Brasil. O agravamento da exclusão social no País pode ser inicialmente creditado ao modelo capitalista hegemônico, acentuado nas últimas décadas do século XX.

As manifestações e os protestos contra as políticas e as ações das instituições defensoras da globalização não são recentes. Os países em desenvolvimento vêm há décadas sendo submetidos a programas de austeridade impostos pelos principais organismos internacionais, que se mostram extremamente rigorosos e intransigentes. A manifestação de parcelas da população desses países tem sido sistematicamente ignorada pelos países ricos. O que há de novo sobre o desenvolvimento do capitalismo é a sua capacidade hegemônica, reforçada pelo ideário liberal, o princípio do laissez-faire, a idolatria do mercado.

A educação deve ser caracterizada pela sua abrangência num conceito genérico: uma ação que pressupõe um processo de desenvolvimento integral do homem, isto é, de sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só à formação de habilidades, mas também à de seu caráter e personalidade social.

As relações familiares têm-se constituído, apesar de suas múltiplas formas, como protetoras, formadoras, sociabilizadoras e mesmo empreendedoras; sendo um importante foco de pesquisa, pois está e permanece como espaço privilegiado de sociabilização, fonte coletiva de estratégias de sobrevivência e campo inicial ao exercício da cidadania.

As crenças e valores que ajudavam a orientar e justificar essas relações foram se transformando. Analisando as atuais relações familiares, buscamos compreender as mudanças, passando a perceber que a família, da forma como vem se modificando na contemporaneidade, impossibilita identificar-se com um modelo único e ideal.

A representação da família para grande parcela da população tem sua compreensão baseada no senso comum fortemente enraizado no conceito de família nuclear, composto de pai, mãe e filhos. Outras formas de organizações familiares vêm se estabelecendo ao longo do tempo, exigindo a qualificação dos tipos de família ou de grupos familiares, do país de onde se originam, da classe soc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com