TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua Portuguesa e a variação linguística

Por:   •  25/5/2018  •  Artigo  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 2

A Língua Portuguesa e a variação linguística.

Se pensarmos em linguagem como “instrumento de interação”, vamos compreender que a usamos, principalmente, para interagir com o outro, trocar ideias. Essa língua é viva, realizada em textos tanto falados quanto escritos. Considerando essa premissa, reflita sobre os questionamentos a seguir:

  1. Pode-se dizer que uma variedade seja mais correta que outra do ponto de vista sociolinguístico? Traga exemplos que ilustrem seus pontos de vista.
  2. Atualmente, tem-se um amplo uso da internet – para leituras diárias, pesquisas, acessos a redes sociais etc. Considere a questão da linguagem da Internet à luz da variação linguística: que tipo de linguagem podemos encontrar nos ambientes da Internet atualmente? Que características esses usos apresentam? Como você os considera diante da questão da variação linguística? Ilustre com exemplos retirados da própria Internet e inclua o link.

Indicação de leitura

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. 8ª ed. São Paulo: Contexto, 2000.(p. 13-24)

Os riscos da linguagem na/da Internet: disponível em http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20050530.htm.

Respostas:

  1. Não.   A linguagem é uma forma de comunicação, logo toda e qualquer forma de comunicação seria correta.  Temos como exemplo a variação regional: No Rio de Janeiro, chamamos certo tipo de pão de ¨pão francês¨ ou ¨pão de sal¨, já no Ceará, chamamos de ¨pão carioquinha¨. Nenhuma forma é mais correta que a outra.

As variações são resultados da forma de comunicação estabelecida em decorrência da sociedade em que o individuo se encaixa, onde deve-se considerar vários fatores, como região, estrutura social, idade, etc.

  1. A internet é um bom exemplo de variação linguística diafásica, pois podemos notar o uso de linguagem formal (em e-mails de trabalho, sites de ofertas de emprego, etc.) e a linguagem informal (redes sociais).  

Em redes sociais, por exemplo, temos os memes, que são expressões, jogo de palavras, etc., que se tornam virais, como o uso da palavra ¨brusinha¨ ou ¨catioríneo¨.

A norma culta é praticamente esquecida em espaços virtuais informais, acredito que devemos nos ater ao fato de muitas vezes levarmos essa linguagem para ambientes formais, o que pode acabar nos prejudicando, por exemplo, no âmbito trabalhista, onde abreviações e dislalia muitas vezes serão bem aceitos.

O link postado abaixo explica bem o que é e para quê servem os memes da internet.

https://www.significados.com.br/meme/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com