TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua, linguagem e variação linguística

Por:   •  3/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Na 1° aula aprendi sobre: Língua, linguagem e variação lingüística.

*A língua é uma instituição social materializada por um povo munido de regras próprias (sua gramática) criando assim sua comunicação. Em uma mesma comunidade a língua pode ser igual e ao mesmo tempo diferente por conter diversidades geográficas e sociais. Para cada situação há uma linguagem adequada sendo formal e informal.                                                                                                                     *A linguagem é o fator que nos diferencia dos demais seres, nos permite expressar sentimentos, conhecimentos entre outros, para diferenciar linguagem de língua entendi que a linguagem é de fato uma capacidade humana e a língua um conjunto de palavras expressas por um povo, e é por ser uma capacidade humana que os analfabetos conseguem se comunicar, mesmo sem saber ler e escrever.
*As
variação lingüística são constantes, pois sofrem transformações ao longo do tempo um dos exemplos é a ortografia, a palavra farmácia, por exemplo, era grafada com “ph”, em contra partida temos a linguagem dos internautas, a qual se fundamenta pela supressão dos vocábulos. Temos também as variações regionais como os dialetos e também variações sociais e até culturais como as gírias, os jargões e o linguajar caipira. 

Na 2° aula aprendi sobre: Adequação vocabular, variação lingüística, texto e hipertexto

A Adequação vocabular é adequar as palavras de acordo com os contextos, entretanto, mesmo que haja variação, é necessário que os elementos da língua estejam em ordem para que o texto seja compreendido, com a coesão e a coerência temos aspectos fundamentais para a construção de um texto, podemos recorrer ao nosso conhecimento (experiência de vida, senso comum, formação acadêmica etc.) para que o texto faça sentido, Verifiquei também que o hipertexto é uma ferramenta cada vez mais presente na forma de hiperlink.

Na 3° aula aprendi sobre Textualidade - coesão seqüencial. Articulações sintáticas e relações semânticas

A coesão seqüencial é a seqüência, do texto, pode ser estabelecida por meio da coesão seqüencial temporal e da coesão sequencial por conexão. Nas articulações sintáticas temos causa, condição, fim e conclusão. A relação Semântico-Sintática é decorrente das significações resultantes do modo como um enunciado é organizado sintaticamente. Para melhor entender,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (746 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com