TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Materialização de contos

Por:   •  18/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto: A materialização do Conto Regional: O Parto.

“A aprendizagem numa perspectiva lúdica”.

Público Alvo: Alunos dos 8º e 9ª anos do Ensino Fundamental.

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos adolescentes pela leitura de forma geral e especificamente em relação à literatura regional. Visa criar uma forma lúdica de interpretar e recontar os contos regionais que possuem características pertinentes à região onde moram. Para tanto os alunos utilizarão a obra regional “Auscultando a Vida”, do autor Odir Rocha, especificamente o conto “O Parto”. Farão sua interpretação, ilustração e  materialização em forma de maquetes das cenas escolhidas por ele de forma a recontar a história. Esperamos que dessa forma os alunos despertem o interesse pela literatura regional e transmitam aos demais esse mesmo sentimento.

Introdução:

A finalidade do trabalho é mostrar aos alunos a riqueza presente na literatura regional e que a leitura pode ser tornar algo divertido e prazeroso se tivermos outros olhares em relação a um texto, não tento a prática como algo punitivo.

Justificativa e motivação:

Nos trabalhos relacionados à leitura, podemos observar que sempre há uma necessidade de despertar a visão dos alunos, como forma de chamar a sua atenção. Seja em forma de ilstrações, dramatizações.  Aluno, ao ouvir ou ler uma história, passa a fantasiá-la, a recriá-la em sua mente. Materializar, vai fazer como que ele trabalhe e demonstre sua criatividade, de forma que ele possa tentar repassar a sua visão em relação ao texto lido. E em relação à literatura regional, observamos que há uma dificuldade de aceitação, mas isso ocorre somente enquanto os alunos não a conhecem. Por isso, percebeu-se a necessidade de apresentar aos alunos essa rica fonte de informações de uma forma mais lúdica, atrativa.

Objetivos:

Sabemos que a leitura está presente em muitos momentos da nossa vida, seja ao assistir uma novela, ao lermos um livro ou quando utilizamos o livro didático, isso permite que nos apropriemos das informações geradas nesse contexto.

Nessa perspectiva o estudo dos contos contribui com a formação leitora e escritora dos nossos alunos e pretende através do Projeto “ Materialização do Conto:  O Parto ”, criar condições para que os alunos desenvolvam sua criatividade, o gosto pela leitura e a compreensão do universo da literatura regional.

Despertar o interesse dos alunos pelos Contos regionais de forma atrativa, permitindo que o aluno exponha e relacione os acontecimentos explorados no enredo da história com suas vivências.

Metodologia

Leitura e interpretação do conto selecionado;

Identificação dos elementos da narrativa;

Ilustrações do texto;

Reconto do conto trabalhado;

Bate-papo como o autor da obra;

Confecção de maquetes para apresentação;

Montagem de um painel com a reescrita do conto e ilustração.

Resultados Esperados:

 O resultado que se espera é que os alunos possam realmente se interessar pela literatura regional, conhecer as especificidades desse tipo de literatura, reconheçam as características do gênero conto, despertem sua criatividade interpretativa, tornem-se leitores competentes e autônomos e principalmente, disseminem esse conhecimento entre os demais alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com