TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADES DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ

Por:   •  4/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]               

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Núcleo de Ciências Humanas

Departamento de Línguas Vernáculas

Programa de Pós-Graduação em Letras

Mestrado Acadêmico em Letras

              Maria Ivanilda Simões de Lima Camargo

     

NECESSIDADES DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ

Humaitá, Abril/2015

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA .................................................................... 2

OBJETIVOS ............................................................................................................ 4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DESENVOLVIMENTO ...................................... 5

METODOLOGIA ...................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 10

NECESSIDADES DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

.        Este projeto visa a realização de um estudo investigativo sobre o ensino-aprendizagem do idioma Inglês nas escolas regulares do município de Humaitá-AM, nas séries do 3º e 4º ciclo do ensino fundamental, cuja a temática delimita-se na prática do ensino para o desenvolvimento das competências linguísticas nas aulas de Inglês.

        A ideia deste objeto surgiu no ano de 2014, frente às demandas identificadas no nível de conhecimento em língua inglesa dos estudantes do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Amazonas (IFAM), instituição na qual trabalho. No referido, contamos com um total de 120 alunos, dos quais 90 a 95% apresentavam dificuldades substanciais no que diz respeito às competências básicas na língua inglesa, embora as maiorias deles já contassem com, no mínimo, quatro anos de inglês no ensino fundamental.

        Localizada no Sul do Amazonas, segundo o IBGE, Humaitá conta com aproximadamente 45 mil habitantes. Salvo as aulas curriculares do ensino fundamental, seus recursos para o desenvolvimento da língua inglesa são bastante restritos. Não há curso de línguas na cidade, embora o campus da Universidade Federal do Amazonas contenha um curso de graduação em português-inglês, mas nenhum curso de extensão disponível à comunidade.

         Através de observações empíricas, pode-se perceber que o grau de conhecimento dos alunos contrasta com seus ‘desejos’ em obter um maior grau de desenvoltura na língua inglesa para além daquelas que possuem. Fator que pode ser facilmente verificado ao se observar a interação com outras linguagens, tais como a músicas estrangeiras, filmes, programas e séries televisivas ou mesmo aparatos inerentes às novas tecnologias. Em outras palavras, num globalizado, onde os jovens estão constantemente imersos, atuantes ou não, em inter-relações multiculturais, a falta de habilidades, mesmo que básicas, torna-se um fator frustrante para que possam se sentir inclusos em determinados ambientes – em alguns casos, este fato se estende à própria formação profissional, uma vez que muitos referenciais somente se encontram na língua original.

Além das diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, vale destacar que a LDB, de 1996, propõe a “obrigatoriedade”, desde o sexto ano de ensino fundamental, de uma língua estrangeira moderna na grade curricular. Todavia, a provisão não recai apenas na obrigatoriedade curricular, mas, sobretudo, nas “competências” (conforme o Art. 5; § 4) a serem desenvolvidas.

Embora a malha legislativa seja amplamente favorável ao ensino de línguas modernas estrangeiras, existe certo descompasso deste aparato com a realidade na qual estou inserida. Sendo assim, podemos afirmar que existem contradições profundas entre a letra da Lei e a realidade concreta. Contradições estas que podem derivar de múltiplas situações, tais como metodologias docentes, falta de recursos didáticos específicos, estrutura de sala de aula, descompasso entre o conteúdo a ser abordado e contexto sociocultural, dentre outras.

Os elementos supracitados não se restringem ao ambiente ao qual esta pesquisa pretende abranger. Podemos tomar como parâmetro tese de doutorado de Leandra Ines Segafredo Santos, desenvolvida pala Universidade Estadual Paulista. Em seu estudo, a autora descreve e discute os conhecimentos necessários à formação do docente para atuar com a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Ela pesquisou os métodos utilizados por docentes, com diferentes formações, que lidam com questões linguísticas, teórico-metodológicas e socioculturais presentes no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa. Como resultado, a autora identificou que o papel é marcado por um caráter desafiado, mediante a ausência de formação docente específica àquela realidade.

O referido é de fundamental importância para identificarmos os vários desafios inerentes ao ensino de língua inglesa na educação pública. Todavia, o trabalho que pretendemos desenvolver vai para além do recinto genuinamente escolar, pois, ratificando a imprescindível importância da formação docente nos processos escolares, não podemos nos restringir a isto, uma vez que as dinâmicas escolares são resultados de diversos outros fatores. Um breve exemplo são as políticas empregadas pelas secretarias de educação, pois numa sala de aula com mais de 40 alunos, como ocorre no município de Humaitá-AM, é variação de suma importância em qualquer processo de análise, caso queiramos visualizar de modo mais amplo este tipo de objeto.  

Sendo assim, faz-se necessário um estudo mais apurado sobre as causas que, de algum modo, implicam no baixo grau de conhecimento dos estudantes na disciplina de língua inglesa. Além do mais, cabe ressaltar que, como se trata de um estudo de caso, seus resultados podem se desdobrar em propostas de melhorias no sistema educacional do município.

OBJETIVOS

  • GERAL:

Investigar as causas do baixo percentual de aproveitamento dos estudantes do primeiro ano letivo do IFAM-Humaitá na disciplina de língua inglesa.

  • ESPECÍFICOS:

  1. Investigar o entendimento profissionais sobres as políticas educacionais brasileiras no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira na escola regular.
  2. Mapear as condições estruturais e recursos materiais disponíveis para os profissionais de língua inglesa educacional do município de Humaitá-AM.
  3. Entrevistar os professores de língua inglesa no que se refere às suas práticas.
  4. Entrevistar os alunos do primeiro ano do ensino médio IFAM-Humaitá acerca de suas experiências na língua inglesa no ensino fundamental.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com