TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INTERDISCIPPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS. MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS

Por:   •  17/7/2021  •  Resenha  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INTERDISCIPPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS.

Discente: Eliézer Reis Vicente

Atividade: Fichamento de Citação

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Reflexões metodológicas sobre a tese: “Interdisciplinaridade – um projeto de parceria”. Cortez, 2000.

“Trata-se de uma tese de livre-docência defendida na UNESP, recentemente, que vem causando polêmica por seu caráter inovador. Sua metodologia aproxima-se daquela que vem sendo definida por Ego-História, ou seja, uma metodologia que nasce do cruzamento de dois grandes movimentos que se impõem na atualidade: por um lado o abalo das referencias clássicas da objetividade histórica, por outro, a investigação do presente pelo olhar do historiador.” (p.147).

“A produção científica que resulta, pois, deste procedimento metodológico – é preciso que se destaque -, embora contemple aspectos pessoais e subjetivos do pesquisador não se constitui em uma autobiografia...” (p.147).

“(...) uma tese que tem a Ego-História como Metodologia permite ao pesquisador assinalar as raízes mais profundas do problema que pesquisa (E.E.H., p.14), permite inclusive a percepção mais clara do porquê tornamo-nos determinado tipo de pesquisador, salientam que o fato correlaciona-se diretamente à influência dos teóricos que tivemos como parceiros e às contingências culturais e sociais da época na qual vivemos.” (p.148).

“Esse tipo de metodologia permite também que, a partir da leitura dos clássicos ou de escritos esparsos e variados, se faça uma bricolage.” (p.147).

“(...) a Ego-História possibilita também uma parada para reflexão sobre o valor dos “mentores das teses que desenvolvemos”, no sentido não de um simples agradecimento, como normalmente encontramos nas teses convencionais, mas o sentido e a intenção mais profunda da orientação e o valor real da estima que a eles dedicamos (E.E.H., p. 38)”. (p. 148).

“A Ego-História permite uma volta às nossas pesquisas originais, no sentido de podermos avaliar a diferente tese surgida, das teses anteriores.” (p.149).

“A Ego-História permite também a exploração do “mental coletivo” e com ele, uma melhor explicitação da vida cotidiana, pois, a partir dessa consideração, é possível revelar-se a dimensão antropológica com muito maior intensidade (E.E.H., p.45). Enquanto dimensão antropológica o pesquisador que se utiliza da Ego-História procura tornar “o familiar estranho””. (p. 149).

“A Ego-História também nos permite compreender que a investigação não se pilota de alto, mas a investigação que se descobre, que chega, que esclarece, é uma produção do ser.” (p. 150).

“No Brasil, a pioneira desse gênero de pesquisa é Magda Soares, com quem temos repartido frequentemente nossas inquietações. Assim, ela se refere em seu belíssimo livro, Metamemória/Memórias: “entendi de fazer uma tese cujo objeto fosse minha própria vida acadêmica, por isso tentei não apenas descrever a minha experiência passada, mas, pensá-la buscando identificar a ideologia que a informava, em cada momento passado”. (M.M., P.15). (p. 150).

“Quando pensei em desenvolver este trabalho, havia frequente em meus ouvidos e em minhas preocupações expressões e compromissos respectivos: tese de livre-docência precisa ser original, consistentemente original; de preferência, sua originalidade deve ser digna de um passado de lutas, se for o caso de confrontos com a Academia, pelos quais o educador tenha defendido a originalidade das premissas que postula; e precisa ser inédita.” (p.151).

“A parceria foi, neste trabalho, evidenciada a cada frase, em cada período, em todo e qualquer parágrafo, mesmo quando não revelada: ausente presença. A parceria, neste trabalho, se configurou de forma tão marcante que a expressão aqui utilizada se revestiu de infinitos aspectos. Pela inadequação, de aqui esgotá-los, pela inconveniência até aqui, por outras expressões da linguagem acadêmica, tentar traduzi-los é que por simplificação e redução próprias de outra linguagem – a de senso comum – que facilmente acabaria por denomina-los de “mania”.” (p. 152 e 153).

“Mania de quê? Mania de compartilhar falas, compartilhar espaços, compartilhar presenças, compartilhar ausências...”. (p. 153).

“Mania de ver a teoria na prática e a prática na teoria. Mania de ver possibilidade na utopia e a utopia na possibilidade.” (p. 153).

“Mania de periodizar só para fazer História.” (p. 153).

 “Mania que é postura de sempre pretender a produção, em parceria.” (p. 153).

“O educador precisa sempre estar se apropriando de novos e infinitos conhecimentos. O tempo para isso é curto, como é curta a vida. A vida se prolonga na confluência das outras vidas que também são curtas, que também são breves, mas que juntas podem se alongar e assim se eternizar. Este é o sentido da parceria na interdisciplinaridade.” (p. 153).

“No início, a parceria era apenas produto de uma intuição. Hoje se transforma em “ciência”, quando já não me é mais possível deixar de vislumbrá-la como teoria.” (p. 153).

“A temática deste trabalho foi “interdisciplinaridade” sua problemática é a Interdisciplinaridade como atitude possível frente ao conhecimento.” (p. 153).

“Atitude de quê? Atitude de busca de alternativas para conhecer mais e melhor; atitude de espera frente aos atos não consumados; atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao dialogo, com pares idênticos, com pares anônimos ou consigo mesmo; atitude e humildade frente à limitação do próprio saber; atitude de perplexidade frente à possibilidade de desvendar novos saberes; atitude de desafio, desafio frente ao novo, desafio em redimensionar o velho; atitude de envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas neles envolvidas; atitude, pois, de compromisso em construir sempre da melhor forma possível; atitude de responsabilidade, mas sobretudo, de alegria,  de revelação, de encontro, enfim de vida.” (p. 155).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com