TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Postagem Reflexões

Por:   •  2/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUES INGLES

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

ATIVIDADE 1: POSTAGEM 1

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE CINCO AULAS

MARISA CRISTINA R. DOS REIS SOUZA  RA: 1315443

POLO TRINDADE

2023

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA

Disciplina: Portugues.

Tema da aula: Questionário Revisa Goiás.

Nível de Ensino/ Turma/ Série: Ensino fundamental II, Turma D, 9.

1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente. Sim. Foi feito a entrega do material pedagógico 'Revisa Goiás' e foi explicado quais questoes deveriam ser respondidas. A Professora explica a importancia da leitura do texto para compreensao das atividades em questao. Tendo em vista um simulado que se aproxima, a professora explica que responder as questoes será de grande importancia para se sairem bem no exame. ( Revisa Goiás tem como objetivo recompor a aprendizagem de alunos prejudicados com a suspensao das aulas presenciais durante a pandemia da Covid 19.)

2. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática,

laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula. Foi uma aula expositiva clássica. Boa parte do tempo foi reservado para resolução de exercícios por parte dos alunos.

3. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado? Em geral, os estudantes não demonstram interesse nas aulas. A conversa e uso de telefones celulares é constante. No entanto, sempre é possível perceber alguns alunos que possuem interesse nas atividades desenvolvidas em sala.

Caso tenha utilizado uma aula da Unip EaD para realizar esta atividade, comente se a aula despertou seu interesse e por quê.

4. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique. Nao foram utilizados recursos audiovisuais. Apenas o quadro e a revista Revisa Goias.

5. Avalie os aspectos da aula apresentados na tabela seguinte, assinalando com um “X”:

Ruim Regular Bom Ótimo

5.1 Conhecimento/domínio do assunto pelo professor. Bom

5.2 Clareza e objetividade. Bom

5.3 Oportunidades para participação dos estudantes. Bom

5.4 Relacionamento com os estudantes. Bom

5.5 Controle do uso do tempo. Bom

6. Foi percebida a existência de um planejamento para a aula? Como isso ficou

evidenciado? Sim. A professora soube utilizar o tempo  para explicar os pontos e resolver os exercícios. Ela havia escrito na lousa o conteúdo a ser desenvolvido, economizando tempo de aula.

7. Caso ache relevante, comente outras situações vivenciadas durante a aula que

mereçam destaque. Conversando com a professora por um momento, ela comentou que nao se consegue atingir 100% de aprendizado dos alunos. Ela ainda disse que a base familiar infelizmente tem sido muito ausente em acompanhar seus filhos nas atividades escolares. Por esse motivo existe muita dificuldade por parte dos alunos.  

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA

Disciplina: Portugues

Tema da aula: Leitura e Interpretaçao de texto.

Nível de Ensino/ Turma/ Série: Ensino fundamental II,Turma A, 8.

1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente. Sim ficaram claros. Professora explica que para conseguirem responder as questoes, os alunos deveriam ler com atençao o texto para nao perderem os detalhes que seriam um facilitador das respostas.

2. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática,laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula. Aula expositiva classica. Professora faz leitura do soneto e das perguntas de interpretaçao do texto com os alunos. Pede para os alunos formarem duplas para responderem as questoes.

3. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado? Poucos alunos demonstram interesse. Já alguns, além de responder as questoes, fizeram perguntas afim de sanar difiuldades que tinham.

Caso tenha utilizado uma aula da Unip EaD para realizar esta atividade, comente se a

aula despertou seu interesse e por quê.

4. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique. Foi utilizado o quadro. E devido a falta de livros para todos da sala, foi permitido o uso de telefones celulares para tirar foto da tarefa no livro para trancrever no caderno.

5. Avalie os aspectos da aula apresentados na tabela seguinte, assinalando com um “X”:

Ruim Regular Bom Ótimo

5.1 Conhecimento/domínio do assunto pelo professor.Bom

5.2 Clareza e objetividade. Bom

5.3 Oportunidades para participação dos estudantes. Òtimo

5.4 Relacionamento com os estudantes. Òtimo

5.5 Controle do uso do tempo. Bom

6. Foi percebida a existência de um planejamento para a aula? Como isso ficou evidenciado? Sim. De inicio já organizou os alunos para retirar as fotos do livro. Pediu que se forma-se duplas. Após isso já iniciou-se a leitura do soneto.

7. Caso ache relevante, comente outras situações vivenciadas durante a aula que mereçam destaque.

 A sala possue tres alunos com diferentes problemas.

Um dos alunos é autista e precisa de um professor de apoio. E no dia em questao, ele nao estava disposto a realizar a atividade proposta.

Observando a conversa da professora com outro aluno, percebi que ele passa por problemas familiares. Passa por necessidades materiais. Por esse motivo os professores deixam ele repetir a merenda oferecida pela escola, porque é bem provavel que ele faça pouquissimas refeiçoes durante o dia em sua casa.

Já outro aluno é indagado pela professora o motivo de suas faltas. Ele responde que pelo fato de ter mudado de residencia está com dificuldades para conseguir conduçao. Foi orientado pela professora que converse com a coordenadora sobre o assunto.

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA

Disciplina: Portugues

Tema da aula: Generos textuais.

Nível de Ensino/ Turma/ Série: Ensino fundamental II, Turma A, 7.

1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente. Sim. Atividade de identificaçao no texto qual genero textual foi utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com