TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Pedagógica

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA

LIDIANA DE SOUZA AGUIAR

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Prática de Ensino

BARBACENA

2015

LIDIANA DE SOUZA AGUIAR

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Prática de Ensino

Relatório final, apresentado a Universidade UNIUBE, como parte das exigências para a conclusão das atividades da Etapa  1.

BARBACENA

2015


PRÁTICA PEDAGÓGICA

A Escola Estadual Professor João Anastácio Polivalente, fica localizada no bairro Santo Antônio, na cidade de Barbacena MG. Fundada em 1972, foi uma idealização do pároco do bairro: Padre José Eudes. Na época iniciou-se com cursos profissionalizantes.

Hoje a escola oferece ensino Fundamental e Médio, EJA e pós médio com o Magistério, atendendo 1003 alunos, é uma escola urbana, o bairro é tranquilo e a comunidade bastante participativa, o prédio passou por uma reforma geral com o recebimento de verba de um milhão de reais; são 15 salas de aula, 3 quadras,1 cantina , 1 teatro e 1 biblioteca que é considerada uma das melhores da região por conter um grande acervo.

A escola também oferece inclusão de cadeirantes e portadores de necessidades intelectuais. Realiza a Gincana Ambiental para a conscientização dos alunos e comunidade, dentre outros projetos conta com a parceira da TIM e oferece aula de dança de rua, com apresentações públicas. Há também grande influência da igreja católica com celebrações de missas e festas religiosas.

Dos projetos desenvolvidos pelo governo, a escola contou com a presença do PROINFO, mas alega que os aparelhos já estão velhos e com defeitos e precisam ser trocados, no PNLD; com a escolha e troca de livros didáticos realizadas de 3 em 3 anos, recebe também livros literários. TV ESCOLA; recebe Dvds. A escola conta com verbas do governo para custeio e manutenção. O Regimento escolar e o projeto político pedagógico, estão em processo de revisão.


FUNDESCOLA: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Tem por objetivo promover um conjunto de ações para a melhoria da qualidade das escolas do ensino fundamental, ampliando a permanência das crianças nas escolas públicas. 

FUNDEB: Fundo de desenvolvimento da educação básica. É um fundo de natureza contábil, instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006 (Um fundo independente para cada Estado e para o Distrito Federal).

SALÁRIO EDUCAÇÃO: é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública e que também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.

FUNDEF: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental consiste na mudança da estrutura de financiamento do Ensino Fundamental no País (1ª a 8ª séries do antigo 1º grau), ao subvincular a esse nível de ensino uma parcela dos recursos constitucionalmente destinados à Educação.

PNAE: Programa Nacional de Alimentação Escolar contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

PNATE: Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar

PNLD: Plano nacional do livro didático tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. 

PNBE: Programa Nacional Biblioteca da Escola tem como objetivo prover as escolas de ensino público das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, no âmbito da educação infantil (creches e pré-escolas), do ensino fundamental, do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), com o fornecimento de obras e demais materiais de apoio à prática da educação básica.

PNSE: Programa Nacional de Saúde do Escolar. Atendimento das necessidades de saúde da população escolar, principalmente no que se refere à identificação e correção precoce das dificuldades visual e auditiva dos alunos.

PAED: Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência.

PDDE: Programa Dinheiro Direto na Escola tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com