TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino Trajetória da Práxis

Por:   •  24/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

LUDIMILA SANTOS SILVA (2048142)

                                                             

                                         ATIVIDADE 1 - TEXTO DISSERTATIVO

PARAÍSO DO TOCANTINS

                                                        2022

Medidas para combater os conflitos no âmbito escolar

           A violência nas escolas é um fenômeno que preocupa o Brasil, fazendo-se necessária uma investigação do contexto social, político e psicológico para que que possa ampliar a compreensão e fazer uso do pensamento crítico sobre essas questões.

     A escola muitas vezes aprova alunos indisciplinados para se livrar de estudantes problemáticos, mas essa não é a melhor maneira de resolver a situação, pois a instituição de ensino, juntamente á comunidade escolar, necessita repensar seus papéis e propor estratégias para minimizar a violência encontrada nesses ambientes.

      Por medo de sofrer represálias de alunos agressivos, o colégio não notifica os casos de violência a polícia, e a situação faz muitos docentes trabalharem com medo, o que prejudica o andamento do conteúdo e o aprendizado nas salas de aula.

      Para evitar que essas agressões em sala de aula prejudique o andamento do conteúdo e acabe afastando os professores do trabalho, por conta de medo e intimidação, a escola deve buscar combater o bullying e a violência através de ações que estimulem o protagonismo juvenil, como assembleias frequentes envolvendo pais, alunos e docentes, a criação de um grêmio estudantil, desenvolvimentos de campanhas de conscientização e manifestação pública em redes sociais.

        Além de pensar criticamente, o jovem também deve ter a oportunidade de intervir sobre as manifestações que o afetam, e essas ações o ensinarão como gerenciar as diversas situações que acontecem no ambiente escolar de forma democrática e justa, participando de atividades e projetos que promovam a prática da empatia e conquistem um ambiente mais seguro e pacífico para todos.

                           REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBIERI, Bianca da Cruz; SANTOS, Maiara Ester dos; AVELINO, Wagner Feitosa. Violência escolar; uma percepção social. Revista Educação Pública. V.21, nº 7, 2 de março de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/7/violenbcia-escolar-uma-percepcao-social. Acesso em 29/03/2022.

Violência nas Escolas: as causas e possíveis soluções. Barcelona, Superfície de Borracha. Disponível em: https://barcelonasuperfícies.com.br/blog/playground/violencia-nas-escolascausas-e-solucoes/. Acesso em: 29/03/2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (330.4 Kb)   docx (310.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com