TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVANCIA DA AUDITORIA OPERACIONAL NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.251 Palavras (18 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE

FACULDADE PIAUIENSE – FAP

SECRETARIA DE PESQUISA, EXTENÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E RELAÇÕES INTERATIVAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AUDITORIA GOVENAMENTAL

MINISTRANTE: ROSELANE MOITA PIEROT

A RELEVANCIA DA AUDITORIA GOVERNAMENTAL NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS

TERESINA,PIAUI.

2010.

IRACI GOMES DA SILVA ABREU

A RELEVANCIA DA AUDITORIA OPERACIONAL NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS

TERESINA-PIAUI.

2010

SUMARIO

RESUMO

ABSTRACT

1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------- 08

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA----------------------------------------------------------- 09

2.1. O que é Auditoria operacional e como funciona nas instituições publicas----------- 09

2.2 Objetivos e finalidades da Auditoria Governamental----------------------------------- 10

3. CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------- 16

5. BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------------------- 18

RESUMO

A Relevância da Auditoria Governamental enfocando Auditoria Operacional é a questão desenvolvida neste trabalho.A auditoria operacional fundamenta-se no trabalho realizado no setor público.

Pela auditoria operacional tem-se uma avaliação da eficácia da entidade em cumprir seus objetivos, programas e metas, e da eficiência, economicidade e legalidade na administração de seus recursos. As etapas da Auditoria Operacional: Planejamento, Execução e Relatório não diferem da auditoria convencional O modelo desenvolvido pelo TCU enfatiza a etapa do planejamento denominado Visão Geral. Este trabalho, além de informar os passos sobre a auditoria operacional no Controle Interno e Externo evidencia um caminho para a tomada de decisão tanto do auditor como de seu dirigente. O trabalho tem ainda como objetivos avaliar os atuais métodos e rotinas de treinamento e orientações dadas aos servidores que atuam em Operações Especiais,dando enfoque ao processo de licitação e contratos administrativos, bem como apresentar algumas metodologias propostas por profissionais da área de gestão e auditoria.

Palavras-chave: auditoria, gestão, instituições publicas.

ABSTRACT

The Relevance of Governmental Audit Operational Audit is focusing on the issue auditing developed in this work is based on work done in the public sector.

By auditing has been evaluating the effectiveness of the entity in meeting its objectives, programs and goals, and efficiency, economy and legality in the administration of its resources. The steps of the Operational Audit: Planning, Implementation and audit report do not differ from the conventional model developed by TCU emphasizes the planning stage called Overview. This work, besides informing the steps in auditing the Internal and External Control shows a path to the decision making of both the auditor as its leader. The work is still carried out to evaluate the current methods and training routines and guidelines given to the servers that act as a special operation, focusing on the bidding process and contracts, as well as present some methodologies proposed by professionals inmanagementandauditing.

Keywords: auditing, management, public institutions.

1. INTRODUÇÃO

Considerando relevância da Auditoria no processo de investigação do trabalho realizado com os recursos da união e tendo em vista as diversas demandas de capacitação e aperfeiçoamento para responder às complexidades das novas situações no trabalho que exige pensamentos racional e imparcialidade. Expõe-se o seguinte problema: O crescimento da auditoria no setor público, pode ser atribuído ao desenvolvimento das demandas legislativas por informações úteis sobre os aspectos de , eficiência e eficácia das operações governamentais? As informações operacionais ajudam nas tomadas de decisões sobre orçamentos, na implementação de medidas corretivas e na supervisão superior, como meio de melhorar a prestação de contas perante o público? O trabalho aqui desenvolvido tentará responda a essas perguntas com base em estudos feitos na área.

Tendo em vista que os trabalhos de auditoria dentro das instituições governamentais são cercados por uma vasta exploração da mídia, que excita quem os realiza;especialmente, os auditores mais novos que apresentam um indevido destemor, com tendência a deixar a razão de lado e a utilizar de atitudes emocionais na obtenção e no trato da informação decorrente das diligências efetuadas. A Auditoria é uma ferramenta que visa a correção dos erros cometidos dentro da administração pública possibilitando uma melhor utilização dos recursos que são administrados dentro das instituições publicas. A nova ordem determina a necessidade de um ajuste cada vez maior nas despesas publicas, buscando o equilíbrio financeiro das contas governamentais para manter o desenvolvimento da sociedade de forma justa de modo que todos compartilhem dos mesmos direitos sociais.

Assim a administração publica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com