TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPRESENTAÇÃO DO MENINO CAMPONÊS EM: ”MEMORIAS INVENTADAS: A INFÂNCIA”

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.357 Palavras (46 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 46

A REPRESENTAÇÃO DO MENINO CAMPONÊS EM: ”MEMORIAS INVENTADAS: A INFÂNCIA”

Campo Grande – MS

2018


LARISSA KELLYN PECOIS INACIO

A REPRESENTAÇÃO DO MENINO CAMPONÊS EM: ”MEMORIAS INVENTADAS: A INFÂNCIA”

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para avaliação ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS para obtenção do grau de licenciado em Educação do Campo.

Orientador/a: Jucelia

Licenciatura em Educação do Campo

Área

Campo Grande – MS

2018

  •                                                                                     Dedicatória/Epígrafe

Dedico este texto ao autor da sabedoria “Deus” que me deu forças para seguir a diante.  Á minha família, por seus incentivos de acreditar em mim. Mãe, seu cuidado e orações foi que me deu força para continuar. Pai, sua presença significou segurança e certeza que estarei sempre protegida, e os seus conselhos foram essencial nessa caminhada. Como se diz o autor da sabedoria em uns de seus versículos: “Há tempo de plantar e tempo de colher e tempo de arrancar o que se plantou.”

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, aos orientadores e a minha família pelo incentivo de prosseguir mais uma etapa tão importante da minha vida.

A universidade e a toda direção deixo o meu agradecimento pela oportunidade de concluir esse curso LeduCampo que esta sendo revelado a sociedade.

Aos professores, agradeço pelas suas dedicações, pois foram eles que me deram estimulo e ferramentas para evoluir cada dia.

Á minha família e amigos que sempre me deram suporte e confiaram no meu potencial. Sou o que sou por que tive um apoio familiar.

A todas que esteve do meu lado, que eu não mencionei, desde já também agradeço.

         Desde já deixo a meu último agradecimento a todos que de alguma forma fizeram parte da minha formação, que Deus vós abençoe, e muito obrigado.

RESUMO

O presente trabalho tem por propósito apresentar um estudo de um texto literário, da representação na poesia de Manoel de Barros, concentrando-se, especificamente, em um poema que integra da primeira infância de BARROS, parte de O livro “Memórias inventadas de Manoel de Barros”, de 2010.  Este trabalho tem como objetivo analisar e reconhecer as atividades camponesas construídas simbolicamente na obra literária enquanto representação de um sujeito do campo e ainda procurar entender a vida do mesmo como sujeito lírico de acordo com os poemas de Manoel de  Barros.

Enfim esse trabalho tem como projeto de resolução como se dá a representação do menino camponês na obra de Manoel de Barros, propondo compreender como elas são construídas simbolicamente na obra literária enquanto representação de um sujeito camponês em um contexto regional onde o protagonista é um sujeito da terra.

Palavras-chave: Personagem Camponês, BARROS.

ABSTRACT/RESUMEN

ABSTRACT/RESUMEN

      The present work has the purpose of presenting a study of a literary text, of representation in the poetry of Manoel de Barros, concentrating specifically on a poem that integrates from the early childhood of BARROS, part of The book "Invented Memories of Manoel de Barros ", 2010. This work aims to analyze and recognize the peasant activities built symbolically in the literary work as a representation of a subject of the field and also seek to understand the life of the same as lyrical subject according to the poems of Manoel de Barros.
Finally, this work has as a resolution project how the representation of the peasant boy in the work of Manoel de Barros takes place, proposing to understand how they are constructed symbolically in the literary work as representation of a peasant subject in a regional context where the protagonist is a subject of the Earth.
     The research is qualitative, a poetic study that refers to a lyrical subject, starting from literary analysis as adopted methodology, observing the elements that make up the narrative structure of a poetic prose. Its theoretical basis is based on the studies of Literary Theory, especially in the formulations of Beth Brait (1985), Manoel de Barros (2010) and Antônio Candido (2007)
      Finally, the theme addressed in our research "The representation of the peasant boy in:" Invented memories: childhood "emerged through a linkage of the literary work that deals with the representation of a daily life of peasant life, among other spaces of broader representation, the question of the children's imagination within the peasant life that ends up being a common territory that crosses the work Manoel de Barros.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

MANOEL DE BARROS E SUA POÉTICA

MEMÓRIAS INVENTADAS

 A INFÂNCIA

 A REPRESENTAÇÃO DO MENINO CAMPONÊS

A INFÂNCIA CAMPONESA COMO TEMA

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Anexos


Manoel de Barros nasceu em Cuiabá-MT, em 1916, na Travessa da Marinha, e se tornou um sul-mato-grossense com mais de vinte livros publicados. A sua infância até os Oito anos foi no Pantanal da Nhecolândia, Corumbá-MS. Nas poesias retrata um menino que se deslumbrou com as belezas do pantanal, “fonte eterna de inspiração”. Manoel de Barros era um amante das artes de todo o mundo, conhecido nacionalmente mais que um poeta pantaneiro um poeta universal, um artista que faz brincadeiras com as palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)   pdf (395.1 Kb)   docx (560 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com