TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sintaxe Tradicional E Estrutural Ufpa

Por:   •  31/7/2023  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO (ILC)

FACULDADE DE LETRAS (FALE)

DISCIPLINA: SINTAXE

PROFESSORA: ALZERINDA

DISCENTE: FÁBIO SEBASTIÃO MIRANDA FERREIRA

     TURMA: 105 NORTUNO

Sintaxe em um breve resumo.

A sintaxe estabelece a Teoria geral da frase. É uma parte que a gramática trata da composição das palavras na frase e cria o tópico fundamental nos processos da alfabetização e do letramento, sendo que, respeite os objetivos dos diversas cenários do texto.

A Sintaxe Tradicional

Traz o modelo de uso correto da “norma culta” e por isso é vista como uma estrutura normativa onde produz a frase com a sequência de palavras, autônoma de sentido. Focaliza a frase, expondo as relações entre as palavras, unidades colocadas na ordem linear e suas funções. Sujeito, predicado, etc. Sob essa ideia, o tópico frase, por exemplo, tem uma maior importância para a alfabetização, ao se associar as normas da escrita e constituir a enunciação de sentido completo, uma simetria de fala, a frase deve se iniciar com letra maiúscula, norma ortográfica. A frase carrega uma característica melódica no fim do enunciado e, dessa maneira, apesar da sua constituição – nenhuma oração, uma oração ou mais – finaliza com um ponto, regra de uso de pontuação. Então a presença de um ponto serve como pista para a leitura, pois indica lugar de pausa. Vale destacar, no entanto, que a argumentação relevante não justifica incluir, no conteúdo programático a ser desenvolvido nos processos de alfabetização e letramento, descrição e análise das palavras e de como estas estão dispostas em uma frase.

A Sintaxe Estrutural

É disciplina independente, tendo como origem, o Estruturalismo, modelo fundado nos ideais de Saussure, que se fundamenta no conceito de língua como “uma estrutura formada de diferentes hierarquias e enfatiza a frase buscando as suas unidades, os sintagmas, onde estão relacionadas entre si, as relações sintagmáticas e hierarquicamente organizadas. E assume a condição de uma sintaxe que trata da língua sem se preocupar com a situação social em que as estruturas linguísticas são produzidas tendo uma perspectiva essencialmente formalista.

A Sintaxe Gerativa

É disciplina independente, da qual sua denominação se confunde com a do modelo (Teoria Gerativa, Gramática Gerativa) onde mostra a língua como conhecimento construído a partir da faculdade da linguagem, a propriedade da mente humana e, portanto, uma ação mental. Nesse modelo, a sintaxe, componente central, junta os mecanismos gramaticais implícito ao referido conhecimento, competência linguística, que o falante aciona ao reconhecer, construir e interpretar as frases da língua com seu desempenho linguístico. Explicitar esses mecanismos é a preocupação que a Sintaxe tem, o que torna seu objeto de competência e, também, trata a frase sob um enfoque que se abstém da preocupação com a contextualização social da produção das estruturas linguísticas, a perspectiva formalista.

A Sintaxe Funcional

É disciplina independente, que mostra a língua como instrumento de interação social, tendo como elementos centrais o discurso e a semântica. Considera as estruturas linguísticas e suas correlações, mas atentando para como a língua que representa as categorias sociais e cognitivas em sua estrutura gramatical. Busca identificar os processos ocultos às sustentações gramaticais e toma como objeto a competência comunicativa, ou seja, focaliza nos usos linguísticos, conceituados como uma produção socialmente contextualizada, das estruturas linguísticas, e aqui como perspectiva, o Funcionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com