TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas

Por:   •  17/2/2018  •  Artigo  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Giddens, “sociologia é o estudo da vida social, dos grupos e das sociedades”, dando origem aos fatos sociais. Termo na qual Durkheim definiu como “coisa”, que nada mais é o estudo dos indivíduos da sociedade.

A sociologia se deu origem no século XIX, onde havia uma grande necessidade de estudos sobre a sociedade, apesar de que as instituições, as relações de poder e a diversidade cultural já existiam, podendo assim desenvolver uma perspectiva sociológica, olhando o mundo nessa visão é saber diferenciar as diversidades, ampliando sempre nossa visão de mundo.

Na vida existem padrões e regularidades entre processos coletivos, o autor explica que esses processos nos dão um pouco de sensibilidade a entender questões sobre políticas, fazendo uma melhoria sobre a visão de mundo, onde a sociologia que começa a ser estudada na escola serve para formar cidadãos críticos e que possam se posicionar e compreender com mais clareza as questões voltadas a sociedade em questão.

Os indivíduos vivem em um mesmo contexto sócio cultural, porém não se determina a sua objetividade. Embora para se obter essa característica, precisamos descrever o mundo sem interferências das maneiras como nele pensamos e conceitualizamos.

Pensar sociologicamente, é pensar no coletivo, onde todos têm suas ações voltadas para a sociedade visando como irão se portar na coletividade. A sociologia ajuda a superar os preconceitos, pois é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus movimentos sociais.

O termo social é imposto em várias partes do texto, mas como defini-lo? Pode-se dizer que ele é aplicado a tudo que se relaciona como sistemas sociais, suas características e a participação das pessoas neles. Em cima desse contexto Comte cita o positivismo, onde se destaca o fato de observar, medir e experimentar um fato empírico onde o físico social prever o comportamento humano.

A sociedade não é simples, tem uma certa elaboração linguística e para entende-la a sociologia cita três especialistas que podem complementar ainda mais esse conceito de sociologia e educação. São três autores que trazem essa conexão entre os processos educacionais e sociais, são eles: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.

Marx é um autor que busca na história, dados de populações oprimidada, usando o método filosófico que seria a dialética, que nada mais é uma luta entre classes. Quando ele fala que a “educação é uma forma de socialização”, está demonstrando que ela não pode ser alienada, tem que buscar sua própria identidade sociológica.

As classes dominantes são as que estabelecem essas regras, mas o autor constitui que elas também têm a capacidade de pensar, tendo consciência daquilo em que estão inseridas, apesar de que utilizam esse poder em domínio próprio, esquecendo sempre das classes inferiores. Mostra que a educação tem que ter um sistema em que o método tem que ser dialético, melhorando assim a capacidade de libertação dos seres humanos.

Para Durkheim, o fato social é o foco principal, pois como dito ao longo do texto ele foi o criador desse termo. Usou a palavra organicista (orgânico), como metáfora biológica para falar da sociedade, comparando-a com um corpo humano.

Para saber o que mantém a sociedade e como a educação funciona, traz-se os sistemas relacionados entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com