TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Sobre a Linguagem

Por:   •  19/3/2022  •  Dissertação  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

        A linguagem é uma capacidade de comunicação exclusiva da humanidade. Ela é usada para fazer uma descrição do mundo ao nosso redor, não como uma cópia, mas apresentando nossa visão sobre ele. Para que haja uma troca de informações se utilizando de linguagem, é necessário que hajam duas entidades: o locutor, que é aquele que passa a informação, e o ouvinte, que é o que recebe a informação. A linguagem é diretamente influenciada pelo meio e sociedade em que um indivíduo é criado, pois assim como uma pessoa criada no Brasil falará português, uma pessoa criada na Espanha falará espanhol. Assim sendo, não basta apenas colocar duas pessoas frente a frente para que haja uma comunicação. Além disso, para que haja uma boa comunicação entre duas pessoas, é preciso que o locutor tenha a capacidade de usar palavras no contexto certo, pois algumas palavras mudam de significado de acordo com o contexto.

        A linguagem possui três grandes tendências: linguagem como expressão do pensamento; linguagem como objeto para a comunicação; linguagem como processo de interação verbal.

        A linguagem como expressão do pensamento implica que a linguagem é usada para fazer  uma externalização dos nossos pensamentos e sentimentos, isto é, traduzi-los de uma forma que seja possível nos expressarmos.

        Na linguagem como objeto para comunicação é dito que a linguagem é uma norma externa, estática e imutável que é imposta a todos, independente da consciência individual de cada pessoa.

        A linguagem como processo de interação verbal fala que a linguagem é um produto social ligado às estruturas sociais, ou seja, é a comunicação, verbal e de qualquer outro tipo, entre indivíduos que forma a linguagem.

        A linguagem é uma das bases para a formação da sociedade, pois sem ela não haveria a comunicação necessárias para nos estruturarmos socialmente. Sendo assim, percebe-se a importância da mesma e como é importante o estudo da linguagem como fenômeno social e histórico, pois assim nota-se sua que não chegaríamos onde chegamos sem a linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com