TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRAJETÓRIA DE GRACILIANO RAMOS NA CIDADE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS.

Por:   •  14/6/2019  •  Monografia  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

A TRAJETÓRIA DE GRACILIANO RAMOS NA CIDADE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS.

IRANETE GOMES TEIXEIRA

LUCIVANIO BAZÍLIO GONÇALVES

MARIA APARECIDA FEITOSA

MARIA VENERALDA DA SILVA

RESUMO

Este trabalho trata de relatos da viagem acadêmica ao município de Palmeira dos Índios no estado de Alagoas. Esta pesquisa teve como questionamento vida e obras do escritor Graciliano Ramos e sua família. Diante deste, surgiu como objetivo geral: investigar fontes históricas da vida do escritor Graciliano Ramos e sua família, sendo os objetivos específicos: estudar a relação cinema e literatura, tendo como foco o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e sua adaptação cinematográfica, dirigida por Nelson Pereira dos Santos e contextualizar a produção. A metodologia utilizada teve quanto ao seu objetivo uma abordagem exploratória e a técnica de pesquisa bibliográfica, aplicou-se, ainda, uma pesquisa de campo através de entrevistas, coletas de imagens e de documentos. Como principal resultado podemos dizer, que Nelson Pereira dos Santos, ao adaptar a obra para o cinema, a fez tão complexa e cheia de emoções conflitantes quanto Graciliano. São duas linguagens diferentes, tanto no romance quanto no filme. E que deixa espaço para uma investigação mais profunda, à luz da poética de Graciliano e da arte cinematográfica de Nelson, além de proporcionar subsídios para a criação de outros trabalhos que possa despertar principalmente nos alunos, indícios para a formação do bom leitor e pesquisador.

Palavras-chave: Vida Obra. Atualidade. Literatura.

ABSTRACT

This job deals with reports of the academic trip to the municipality of Palmeira dos Índios in the state of Alagoas. This research had as questioning the life and works of the writer Graciliano Ramos and his family. In view of this, the general objective was to investigate the historical sources of the life of the writer Graciliano Ramos and his family, with the specific objectives of studying the relationship between cinema and literature, focusing on the novel Vidas Secas by Graciliano Ramos and his cinematographic adaptation, directed by Nelson Pereira dos Santos and contextualize the production. The methodology used had an exploratory approach and the bibliographic research technique, as well as a field research through interviews, images and documents. As a main result we can say that Nelson Pereira dos Santos, when adapting the work for the cinema, made it as complex and full of conflicting emotions as Graciliano. They are two different languages, both in the novel and in the film. And that leaves room for a deeper investigation, in the light of the poetry of Graciliano and the cinematographic art of Nelson, besides providing subsidies for the creation of other works that can awaken mainly in the students, indications for the formation of the good reader and researcher.

Keywords: Life Work. Present. Literature.

O COMEÇO DE TUDO

Foi realizada uma pesquisa de campo na cidade de Palmeira dos Índios, distante 136 km da capital Maceió, com o propósito de coletar fontes históricas sobre o escritor nordestino Graciliano Ramos, que teve uma passagem importante na referida cidade. Além de informações sobre a vida pessoa e profissional do Graciliano, levam – se em consideração os 80 anos da publicação do livro Vidas Secas do autor em destaque. O intuito foi reunir dados, quais sejam: imagens, documentos, entrevistas, acerca do escritor e sua obra citada, a fim de compilar num único arquivo, esse que seria um documentário para conclusão do curso.

Mediante os 80 anos da publicação da obra Vidas Secas, a pesquisa objetivou – se a partir da investigação a vivência de Graciliano Ramos, tanto no Nordeste, onde nasceu e viveu, quanto no Sudeste, em particular no Rio de Janeiro, quando concluiu sua passagem na terra. Por isso, é conveniente manter viva a cultura nordestina numa das suas perspectivas mais relevantes da produção de efeitos de cultura, que é propriamente considerada como Literatura. E esse trabalho percorreu lugares de Palmeira dos Índios, cidade do Nordeste onde o escritor viveu e também seguiu a vida política.

Ao final do relato, pretendemos despertar a consciência de que partir da cor local ao autor é possível comprovar a realidade da época mencionada em sua obra de produção literária.

METODOLOGIA

A metodologia deu – se a partir de uma pesquisa de campo a cidade de Palmeira dos Índios no estado de Alagoas, onde o escritor Graciliano Ramos passou boa parte de sua vida e história política.

A pesquisa originou – se por meio da comemoração dos 80 anos da obra Vidas Secas, na qual ela foi cunho exploratório descritivo, em que houve entrevistas com autores de Palmeiras dos Índios, como grandes conhecedores da história de Graciliano Ramos, entre eles; Ivan Barros e Isvânia Marques. Visitou – se a prefeitura na qual o pesquisado exerceu a função de prefeito do referido município, a casa onde ele morou com sua família que hoje funciona como museu, a biblioteca municipal que leva seu nome como homenagem, assim como a rua também, a casa do escritor Ivan Barros, o povoado Mata Burro e a fazenda Minador do Negrão que tem como proprietário da terra o sobrinho neto de Graciliano Ramos, Ricardo Ramos filho. Ressaltando que todos esses lugares foram fotografados e algumas pessoas entrevistadas.

Vale salientar que por meio dessa pesquisa, pôde – se adquirir conhecimentos imensuráveis sobre o autor, sua vida, obra e seu legado político e é nesse contexto que vemos a importância primordial dele para nossa formação e para a literatura nordestina. Percorrer os lugares por onde Graciliano e sua família passaram é vivenciar na prática toda a história, além da magnitude que foi entrevistar pessoas com conhecimentos reais sobre o escritor e até mesmo com certo grau de parentesco.

A DESCOBERTA DE INFORMAÇÕES

Nossa viagem ao município de Palmeira dos Índios no estado de Alagoas, deu início à pesquisa com a entrega do ofício na prefeitura da referida cidade. O mesmo foi entregue para que pudéssemos realizar o estudo de registros seguros e também que fosse possível a indicação de um guia turístico, o qual conhecesse bem os pontos de estudos para facilitar com êxito nosso objetivo. Passamos pela Rua Pinga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com