TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia Na Religião

Por:   •  24/5/2020  •  Ensaio  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 1- A natureza do Diaconato

RESPOSTAS

  1. Vem do grego diáknos e significa ajudante, servidor.
  2. O diaconato surgiu para suprir, essencialmente, a necessidade que surgiu devido ao crescimento da igreja primitiva, e inicialmente foi instituído para atender as viúvas helenistas.
  3. O diaconato é um oficio pois requer habilidade como por exemplo, assistência social e amparo às famílias necessitadas. Também é um ministério por ser uma função eclesiástica exercido por aqueles que são biblicamente ordenados.
  4. O serviço do diácono vai além do significado de sua própria expressão, hoje deve-se oferecer, além de uma ajuda material, uma ajuda espiritual tanto no executar de sua função à população, quanto no servir aos outros ministros na casa do Senhor para que os mesmos possam estar assistidos e amparados para o desempenhar da obra de Deus.
  5. Além de Jesus vir para mostrar em si mesmo ao mundo o amor de Deus, Ele em sua maravilhosa presença também serviu a todos, mesmo sendo o rei dos reis, lavou os pés de seus discípulos, os serviu à mesa e amparou as viúvas, com isso podemos dizer que sem duvida Jesus foi e é um exemplo de como se deve servir.

Capitulo 2- As qualificações do diácono

RESPOSTAS

  1. São os requisitos imprescindíveis que tornam o obreiro cristão apto a exercer o ministério de socorro aos necessitados e de serviço aos santos.
  2. Reputação etimologicamente significa FAMA ou TESTEMUNHO, ou seja, é o que se diz e o que se observa sobre a conduta e comportamento da pessoa, tais observações dirão se o mesmo tem ou não uma boa reputação.
  3. Quando se é batizado com o Espirito Santo fica mais claro, devido à profunda intimidade com Deus, do que deve fazer e como se deve fazer, a paixão de servir se revela muito mais prazerosa e significativa, claro que também é necessário manter-se cheio do Espirito Santo para que esse serviço continue sendo exercido com toda excelência que a palavra de Deus mostra, tento assim a força e sabedoria necessárias para lidar com os percalços que certamente os atingira por estarem na linha de frente da obra que também envolve o sobrenatural.
  4. A sabedoria divina se adquire lendo a palavra de Deus constantemente e cultivando o temor a Ele, diferentemente da sabedoria humana que se obtém através se livros e vivencias superficiais, a sabedoria divina adquire-se de uma forma espiritual e intensa aonde a intima relação com Deus protege a mente de pensamentos pecaminosos e, somente através de intimidade, blinda contra os desejos da carne, isso não quer necessariamente dizer que os dois conceitos são totalmente opostos, pode-se dizer que a sabedoria divina também engloba a humana pois é necessário, principalmente no mundo de hoje, que os servos tenham conhecimento em varias áreas para poder se defender com argumentos diretos as investidas do inimigo.
  5. Uma caracterisca necessária para qualquer exercício em qualquer área da vida tanto espiritual quanto humana, pois trabalha com um conceito indispensável que é o de ser correto nas atitudes e ações que envolvem quaisquer procedência sejam elas para serviço ou benefício tanto de si mesmo quanto de outros, em outras palavras, trabalhar com honradez.
  6. Para que não haja uma dependência e acabe manchando a reputação que o cargo exige, abrindo assim um precedente para a ruina tendo em vista que o diaconato, como todo ministério, é muito observado pelos servos e sua conduta deve ser exemplar para que não possa haver escândalos vindos de sua parte.
  7. Respondida na questão 5.
  8. Observando atenta e constantemente a palavra de Deus, obedecendo e servindo com integridade e constância, sendo também temperado para que a arrogância não o destrua.
  9. Para que seus filhos sejam o testemunho de ser próprio caráter, pois hoje em dia se conhece os pais através da educação de seus filhos, não necessariamente a penalidade ou as escolhas, mas a forma com que se comportam principalmente sobre seus pais revelam como é a conduta dos pais em sua casa, já que é fácil se fazer na presença de estranhos, mas somente os filhos conhecem bem os pais, e para que se tenha uma boa reputação deve-se governar, liderar e conduzir bem os filhos para que sejam inspirados a seguir a palavra de Deus e ensinado tudo o que se deve sobre a conduta de um cristão autentico.
  10. Basicamente é manter o equilíbrio para uma excelente convivência da família, ser centrado e correto suprindo e gerindo as necessidades do lar, e assim tendo a sabedoria adquirida para poder exercer uma ótima função na casa de Deus e com uma boa manutenção da casa do Senhor também adquirir a experiência para gerir seu lar.

CAPITULO 3 – A PROVAÇÃO DOS DIACONOS

  1. A provação diaconal é o período de treinamento e preparo que antecede a ordenação do obreiro do diaconato, e tem por objetivo aferir se ele reúne, ou não, os requisitos básicos para exercer esse ministério.
  2. A provação do diácono é de suma importância por constituir-se na oportunidade de que tem a igreja de conhecer os seus servidores. É também o ensejo de que disporá o candidato para conhecer a si mesmo, pois conhecemos pouco ou quase nada de nós mesmos.
  3. A provação do diácono é dividida em quadro fases, a provação espiritual que consiste no seu relacionamento com o Espirito Santo, como já vimos nos capítulos anteriores, é fundamental para este ministério que o diácono conheça o espirito e o tenha recebido. Provação moral consiste em observar a conduta moral e o testemunho do candidato. Na provação social observa-se o comportamento do candidato com as outras pessoas e se esta em comunhão com elas, por fim na provação vocacional nota-se o candidato tem ou não vocação para exercer o ministério ou se é apenas alguém que faz o que é lhe ordenado.
  4. O diácono deve amar seus semelhantes como a si mesmo, tratar bem e exercer com amor o proposito e a vocação de Deus para sua vida.
  5. Deve estar cônscio que esta sendo observado pela igreja e por seu pastor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com