TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Comunicação

Por:   •  5/8/2020  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GUSTAVO HENRIQUE LAVIOLA DE OLIVEIRA

RESENHA

TEXTO “COMUNICAÇÃO: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E HISTÓRIA” – João Batista Perles

CARANGOLA

2020

GUSTAVO HENRIQUE LAVIOLA DE OLIVEIRA

RESENHA

TEXTO “COMUNICAÇÃO: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E HISTÓRIA” – João Batista Perles

Trabalho apresentado como parte dos requisitos da disciplina de Leitura e Produção de Texto, ministrada pela Profa. Christiane Miranda Buthers de Almeida.

CARANGOLA

2020

No texto “Comunicação: conceitos, fundamentos e história” escrito por João Batista Perles, em síntese, retrata os fundamentos da comunicação totalmente ligado à tecnologia e a cultura. Vale destacar, que na introdução o autor afirma que a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. Portanto, verifica-se que a evolução tecnológica depende da evolução cultural, sendo assim, a linguagem, a cultura e a tecnologia constituem a tríade da comunicação.

De acordo com os fundamentos científicos, a comunicação é classificada como “1. ato de comunicar; informação; aviso; 2. passagem, caminho, ligação”. (Rocha 1997, p.154). Desta forma, esse conceito de comunicação varia em cada viés de pensamento. Tomando por parte a sociologia, o processo de comunicação poderia ser considerado como fundamento da vida social. Já na linguística, sugere-se que a teoria da comunicação (conceitos, fundamentos e história) tem-se contribuído mutuamente.

Como exposto, a relação tecnológica e cultural, é pertinente mencionar que as primeiras ferramentas (pedras) usadas para a comunicação, também foram usadas para destrinchar alimentos.

Ao analisarmos a linguagem e a comunicação, faz se necessário pontuar uma cronologia de fatos decorrente no avanço da comunicação. Desde os homens primitivos, os gritos e gemidos, a associação de gestos para designar um objeto, a invenção dos signos. O processo de comunicação visual surgindo antes da escrita, (ex.: as grutas – pictogramas). Com a evolução dos meios, o alfabeto se estabeleceu, primeiro surgiu os silabários e muito tempo depois o alfabeto greco-latino. Enquanto a linguagem se desenvolvia, a comunicação ia se aperfeiçoando. Surgimento do papel, substituindo as superfícies de pedra, os papiros e os pergaminhos de couro – fatos descrevidos pelo autor.

Mais adiante, a comunicação em massa se constitui, com o sistema tipográfico de Gutenberg, o primeiro passo para a democratização da escrita e do saber, conforme ressalta Gontijo. O sistema estava totalmente vinculado ao desenvolvimento comercial e industrial das principais cidades da Europa. Assim sendo, a tipografia de Gutenberg, institui a tecnologia moderna de comunicação, pois antes tinha-se tecnologias primitivas.

Por fim, a era da eletricidade se consolida com o surgimento do rádio, a criação do telégrafo, a primeira transmissão de música por meio do eletromagnetismo, entre outros. Mais adiante, o que o autor designa como estética da imagem, surge o cinema, que antecede a televisão e em seguida o processo de invenção dos satélites e computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com