TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação Linguistica

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmica- Jaqueline Bogo Faquim

1°fase – Enfermagem

Leia o texto 1 e Responda.

1. Como Possenti (texto p. 16-17) define variedade linguística?

4. Segundo o autor, Possenti, quais os fatores que produzem as diferenças na fala de um falante de uma língua? Dê exemplos.

5. Para o autor quais os fatores positivos da variedade linguística?  

Envie pelo AVA e leve as respostas para a aula, para discussão.

RESPOSTAS:

1) Variação linguística é a forma de cada cidade, país ou região falar, conforme costume, tradição ou descendência, ela quem faz com que a língua evolua, pois varia sempre. As variações linguísticas são condicionadas por fatores internos, e a língua por fatores sociais, ou por ambos ao mesmo tempo. Devemos encarar que todos os países existem variedades linguísticas de fácil compreensão ou não, mas devemos respeitar o modo de falar de cada indivíduo. 

4) Fatores geográficos, de classe, idade, de sexo, etnia, profissão, etc. Ou seja, pessoas que moram em lugares diferentes acabem caracterizando-se por falar de algum modo de maneira diferente em relação a outro grupo. As classes sociais diferentes, do mesmo modo acabam caracterizando sua fala por traços diversos em relação aos de outra classe, o mesmo vale pra diferentes sexos, idades, etnias, profissões. Assim como certos grupos se caracterizam por alguma marca de roupa, por utilizar trajes, por terem determinados hábitos, ou pela sua variação linguística. Um exemplo é a região sul do Brasil, que é caracterizada pela sua tradição voltada mais para o gauchesco. 

5) Variedade linguística, que é uma das melhores coisas que a humanidade inventou, podemos pensar na variação como fonte de recursos alternativos, quanto mais numerosos forem, mais expressiva pode ser a linguagem humana. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com