TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação Linguistica

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso - Letras

Disciplina – Teorias do Letramento

Márcia Alves da Silva RA- 5560123548

Atividade de Autodesenvolvimento

                            O Mito do Letramento

Prof. º Aparecida Ribeiro dos Santos

Pirassununga

2013

A população analfabeta atualmente não faz parte de um público extenso porque tais indivíduos têm se preocupado mais com o grau de instrução. Mesmo assim, a taxa de analfabetismo é considerada relevante. Principalmente quando há pessoas idosas, moradores de rua e que tem uma condição social menos favorecida.

Estas pessoas sempre conseguem subsistir de alguma forma dentro de uma sociedade alfabetizada, seja na rua ou em casa. As placas de trânsito indicam, por exemplo, o que elas devem fazer em casa, os desenhos nos eletrodomésticos, no aparelho celular, nos veículos de transporte, nos estabelecimentos comerciais etc.

As pessoas estão sempre lendo, não importa o lugar onde estão. Quando cantam uma música elas desenvolvem a prática do letramento, ou acessam as redes sociais,quando lêem uma revista ou anúncio de jornal e até mesmo quando assistem a um filme ou novela.

Existiram as comunidades ágrafas que usavam linguagens para se comunicar que não podem ser escritas. Esses povos usavam muito os desenhos para tentar se expressar e se comunicar.

A escrita tem o mesmo valor  para esses povos quanto para nós, porque era a forma que eles usavam para se comunicar com as pessoas que faziam parte do seu meio de convívio, assim como nós temos o letramento e alfabetização que usamos em nossos dias.

Em cada comunidade existe uma prática de leitura e escrita que são muito usadas, na minha comunidade, ou seja, na minha cidade as pessoas compram muito jornal e usam muito a internet para se comunicar no dia-a-dia. Esse tipo de comunicação e leitura não seria muito fácil de entender numa tribo indígena, mas, em qualquer outro lugar do Brasil seria muito fácil, porque hoje em dia as pessoas usam normalmente meios de se escrever e de leitura convencional como livros, sites, redes sociais, mensagens de texto e etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com