TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ação Pedagogica Do Professor

Pesquisas Acadêmicas: A ação Pedagogica Do Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Na experiência vivida e compartilhada pela professora Conceição de Andrade Gomes de 50 anos, formada em Pedagogia e Pós Graduada em Supervisão Escolar e que atua há 10 anos lecionando para as séries iniciais do Ensino Fundamental, atualmente na E. E. Monsenhor Gonzalez em Manhuaçu/MG, mostra exatamente o valor de um professor empenhado em conseguir sempre os melhores resultados para seus alunos. Ela desenvolve uma prática pedagógica apoiada no incentivo à leitura, onde todos os dias é reservado um tempo que é dedicado à pratica da leitura em sala de aula. Os alunos são incentivados a criarem o gosto pela leitura com a utilização dos seus próprios textos, que depois de lidos a todos, são anexados em um livro com as criações textuais de todos os alunos da classe, assim, cada criança exerce ao mesmo tempo sua capacidade de criação e imaginação enquanto produz seu texto e depois, sua capacidade discursiva e cognitiva no ato das leituras.

Utiliza o modelo de avaliação contínua, onde cada criança possui seu tempo de aprendizado individualizado, onde a professora auxiliará cada criança de acordo com suas reais necessidades.

A professora trabalha também com duas crianças que possuem necessidades especiais e não há profissionais capacitados para ajudá-la em sala de aula, com isso, encontra nos próprios colegas de classe o apoio para ajudar essas crianças a entenderem melhor as aulas. Isso, porém, não atrapalha a aula e sim ajudam a todos a estarem mais próximos, respeitando as diferenças e sabendo lidar com elas.

Segundo a Professora Conceição, os desafios enfrentados pelos professores que buscam novas formas de ensino são tão grandes quanto a necessidade de ampliação e remodelação dos espaços educacionais para o atendimento de um número cada vez maior de crianças e que deve incluir em suas ações uma maior valorização do professor, com políticas remuneratórias que sejam pelo menos satisfatórias.

2 DESENVOLVIMENTO

É função fundamental da escola, desenvolver atividades ou práticas pedagógicas que permitam às crianças obterem um aprendizado de qualidade, estimulando sua curiosidade e sua imaginação, o que pode ser conseguido mais rapidamente quando são apresentadas ao mundo maravilhoso dos livros.

O comprometimento do professor para o sucesso dessa prática é imprescindível, pois será ele o grande responsável pelo transporte de seus alunos à terra da imaginação e do faz-de-conta, o que permitirá uma ampliação do potencial criativo destas crianças.

O interesse pela leitura deverá ser incentivado de várias maneiras e o professor poderá escolher qual o método a ser utilizado para que o aluno seja seduzido ou convencido a fazer parte desse mundo. Trabalhar o tema da importância da leitura nos anos iniciais escolares nos faz refletir sobre como as crianças nas escolas têm sido apresentadas a esse tão importante instrumento de inserção social e de descoberta do mundo.

Paulo Freire (1981) descreve com certa propriedade a importância do ato de ler, em todas as fases de nossa vida e principalmente o modo como somos levados a encarar a importância dos livros e seus conteúdos. Segundo Freire, a importância contida no incentivo à leitura não está na quantidade do tempo dedicado à sua prática onde se busca resultados imediatos através da mecanização e memorização, mas no conteúdo dos textos trabalhos, que permitem a descoberta do objeto estudado. Insiste ainda, que sejam apresentados aos estudantes, textos capazes de atrair a atenção e despertar sua vontade em contemplá-los, o que não acontece quando são trabalhados textos exageradamente longos, que assustam seus leitores antes mesmo do seu início. Conclui citando a obra, As Teses sobre Feuerbach, de Marx, que possui apenas duas páginas e meia e que consegue dizer tudo o que o autor queria.

"Se é praticando que se aprende a nadar.

Se é praticando que se aprende a trabalhar,

É praticando também que se aprende a ler e escrever.

Vamos praticar para aprender

E aprender para praticar melhor. Vamos ler.”

Paulo Freire

É importante considerarmos o valor do profissional e a importância que ele tem para o crescimento e desenvolvimento de um país. Cabe ao profissional adaptar-se ao ambiente que vive, transformando-o e aprendendo a lidar com as diversidades, buscando sempre conhecimento e não deixando de buscar aprender depois de sua formação. As palavras de Freire resumem bem o convívio aluno/professor que estão muito ligados à metodologia aplicada na sala de aula.

É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao for-mar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. (Freire, 1996, p. 12).

É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar são ações pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro.

Com relação à Educação Inclusiva, o benefício da permanência dos estudantes com deficiência nas classes do ensino regular se estende a todos os alunos e comunidade. Através da convivência com alunos com diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com