TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUINDO A ACTIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO

Tese: INCLUINDO A ACTIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO FÍSICA

DANILO JOSÉ DE CESARO

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO

Erechim/RS

2014

DANILO JOSÉ DE CESARO

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva.

Profs. Giane Albiazetti, Raquel Franco, Sandra Vedoato.

Erechim/RS

2014

1- INTRODUÇÃO:

Vivenciamos um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino.

Sabemos que a legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. Por outro lado, é importante ressaltar que não é suficiente apenas esse acolhimento, mas que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Desta forma, é necessário e urgente, que os sistemas de ensino se organizem para que além de assegurar essas matrículas, assegurem também a permanência de todos os alunos, sem perder de vista a intencionalidade pedagógica e a qualidade do ensino. Considerando que os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Inclusiva, baseiam-se numa concepção de educação de qualidade para todos e no respeito à diversidade dos educandos, é imprescindível uma participação mais qualificada dos educadores para o avanço desta importante reforma educacional, para o atendimento das necessidades educativas de todos os alunos, com ou sem deficiências. Infelizmente, o despreparo dos professores figura entre os obstáculos mais citados para a educação inclusiva.

Sabe-se que concepções sobre deficiência resultaram de acontecimentos históricos, políticos, sociais e econômicos que predominaram em cada período da humanidade, e foram determinantes para identificarmos os lugares por onde transitaram e ainda transitam as pessoas com deficiências.

Na historia de nossa sociedade a questão da deficiência sempre existiu. No entanto nas últimas décadas este tema vem apresentando um novo olhar no que diz respeito aos direitos a inclusão social da pessoa com deficiência.

2- DESENVOLVIMENTO

As pessoas com deficiências são vistas muitas vezes como incapazes de ter vida social por si só dando demonstrações cotidianas de suas capacidades e habilidades. São indivíduos ativos que usam outros meios além das pernas para se movimentar, que decifram com outras partes do corpo e não simplesmente com os olhos e ouvidos, são aqueles que leem com os dedos ou que falam com os gestos e também pensam por imagens. Assim, podem namorar, estudar, trabalhar enfim, fazer tudo que todas as pessoas fazem, desde que garantidas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas para todas.

Um cidadão deve ter dignidade, ser respeitado por qualquer outro, ou seja, todos os com alguma deficiência tem seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais, como qualquer pessoa considerada normal.

As sociedades chamadas “moda antiga” não aceitavam a deficiência, provocando uma exclusão quase total das pessoas portadoras desta. As famílias chegavam mesmo a escondê-las da convivência com os outros, isolando-as do mundo. Felizmente, o mundo desenvolveu levando a uma maior aceitação da deficiência devido ao aparecimento de novos pensamentos e mentalidades.

Nos dias atuais vários países já criaram leis de inclusão que protegem os deficientes, onde eles são inclusos na sociedade, seja em empresas que oferecem a oportunidade de emprego e também em escolas de ensinos normais e faculdades.

Uma parte significativa das pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para locomoção, isso acontece porque os espaços públicos e privados são construídos sem levar em consideração as necessidades particulares de cada cidadão. Esta prevista por lei a substituição e adaptação dos espaços públicos para portadores de qualquer necessidade especial.

2.1 FORMAS DE INCLUSÃO SOCIAL NA SOCIEDADE

2.1.1 Educação Inclusiva

Significa garantir para todas as pessoas com deficiências o acesso a educação de qualidade, respeitando a diversidade e as habilidades individuais. Este direito deve ser assegurado com ações inclusivas, levando-se em conta as condições especificas, como por exemplo, a contratação de professores braillistas, professores interpretes, materiais adaptados e espaços acessíveis.

Negar a matricula a qualquer pessoa por motivo de deficiência é crime de descriminação. Claro que nem todas as instituições estão preparadas com todas tecnologias necessárias para suprir as necessidades de pessoas especiais.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA E PROFESSOR

A escola, apesar de ser um espaço sociocultural onde as diferenças coexistem, nem sempre reconheceu sua existência ou considerou-a na sua complexidade, em todos os elementos do processo pedagógico. Possibilitar essas diferentes presenças de forma harmoniosa e produtiva na escola, sempre foi um desafio, visto que, esta sempre buscou desenvolver um trabalho baseado na homogeneização, baseado e ‘justificado’ na premissa de que turmas homogêneas facilitam o trabalho do professor e facilitam a aprendizagem.

Sendo a escola, o espaço primeiro e fundamental da manifestação da diversidade, decorre a necessidade de repensar e defender a escolarização como princípio inclusivo, reconhecendo a possibilidade e o direito de todos que não são por ela alcançados.

Desta forma, o movimento de inclusão traz como premissa básica, propiciar a Educação para todos, uma vez que, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com