TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A chave de Sarah

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.192 Palavras (37 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

INSTITUTO FILOSÓFICO E TEOLÓGICO SÃO JOSÉ

SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO SÃO JOSÉ DE NITERÓI

Trabalho do filme:

A CHAVE DE SARAH

Disciplina: Língua Portuguesa II

Profa. Regina Camacho

Aluno: Vitor Luiz Elias Pessôa

Curso: Filosofia

Niterói, Novembro de 2015

[pic 2]

INSTITUTO FILOSÓFICO E TEOLÓGICO SÃO JOSÉ

SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO SÃO JOSÉ DE NITERÓI

Trabalho do filme:

A CHAVE DE SARAH

[pic 3]

Niterói, Novembro de 2015

“[...]a vida passa ligeira e se não paramos, acabamos por não viver [...]”

(Trecho do capítulo 1)

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho, que tem caráter de instrumento para minha avaliação acadêmica na disciplina de Língua Portuguesa II do curso de Filosofia do IFTSJ (Instituto Filosófico e Teológico São José), tendo como professora e orientadora a Profa. Regina Camacho, em primeiro lugar aos meus pais que, desde minha concepção, buscam me conceder o melhor, seja no âmbito educacional, seja no âmbito moral social. Cada palavra e/ou pontuação que neste estiver devo a eles, pois sem eles não haveria nem o autor desse trabalho, quiçá essas meras e humildes que aqui utilizo.

Depois, não menos merecidas, porém, dedico esse trabalho a todos os meus professores que, junto com meus mestres maiores – pais -, se utilizam de seus conhecimentos para me tornar uma pessoa melhor intelectualmente, com reflexos claros e visíveis em minha vida. Sem esquecer e merecer nenhum, dedico em forma de homenagem a todos os meus professores, da professora do primário – Lígia -, passando pelos professores do fundamental e médio, mestres da Universidade Federal Fluminense, até os saudosos professores do IFTSJ que, de forma brilhante, me fazem obter resultados visíveis e autênticos.

Por conseguinte, agradeço a todos os que me fizeram, de forma direta ou indireta, chegar até aqui, ainda início de um longo caminho de aprendizagem, mas com uma carga de esperança por dias melhores. Aqui expresso a minha gratidão por todos esses coparticipantes de meu contínuo processo de aprendizagem e educação.

[pic 4][pic 5]

                             

                                                 

                                   Seminarista Vitor Pessôa

                                                Niterói, 01 de Novembro de 2015.

                                                          .

APRESENTAÇÃO DO AUTOR

                   O autor Seminarista Vitor Luiz Elias Pessôa, nascido no 30º dia do mês de dezembro do ano de 1991, São Gonçalo, cidade metropolitana do estado do Rio de Janeiro, morou desde a infância na cidade de Niterói, cidade visinha a sua cidade natal. Vindo de uma família tradicional e com poucas condições financeiras, se dedicou a apreender bem os ensinamentos que tivera nas escolas públicas que estudou. Durante seu ensino básico se destacava por sua capacidade de resolver com facilidade os problemas de sua classe. Por essa razão, durante todo seu ensino médio foi eleito como representante de turma e, durante dois anos consecutivos, foi o representante estudantil de todas as escolas estaduais da cidade de Niterói.

                 Terminou seu ensino médio e logo no ano seguinte ingressou através do concurso vestibular na Universidade Federal Fluminense, no curso de letras com habilitação para literaturas. Em virtude de sua pouca condição financeira, passava o dia no duro trabalho e a noite se dedicava bem aos seus estudos universitários. Como trabalhava numa área diferente ao seu curso universitário, Vitor buscou uma bolsa de estudos para fazer um curso tecnólogo de gestão em Recursos Humanos, área que ele desenvolvia seu trabalho na Empresa Auto Viação 1001. Tendo já seu trabalho e seu exigente curso universitário da UFF, Vitor ingressara na Universidade Estácio de Sá, universidade particular, para cursar gestão de RH na modalidade EAD (Ensino a distância). Assim sendo, durante três anos, Vitor se dividia em estudar para o curso de Letras e, à distância, gestão de RH, além de dispensar boa parte do seu tempo ao seu trabalho.

                 Vitor se apresentava também muito religioso. Desde sua infância dedicava-se ao serviço pastoral em sua Igreja Católica. Ele é músico, então, exercia seu papel pastoral na banda da Igreja, além de passar pelo teatro em vista da evangelização do povo ao cristianismo, mais precisamente, ao catolicismo. Com esse serviço à Igreja, Vitor se sentiu chamado por Deus a dedicar sua vida plenamente ao serviço à Igreja. Nesse período Vitor pensava em ser padre da Igreja Católica, em abrir mão de toda sua vida que era construída para viver a vida que Deus queria.

Por essa razão, Vitor, tendo terminado seu curso tecnólogo de Gestão de RH e no penúltimo período da graduação de Letras, no ano de 2013, decide-se por ingressar no Seminário São José, um seminário arquidiocesano de sua cidade – Niterói. Muitos acharam loucura sua decisão, pois sua luta em conciliar trabalho e faculdade estava chegando ao fim para gozar de seu esforço na área que ele pretendia e ele decidia por viver uma vida incerta, confiando apenas nos desígnios de Deus.

Por conseguinte, Vitor hoje, com dois anos no seminário de sua arquidiocese, forma-se intelectualmente através do curso de filosofia, oferecido pelo seminário e espiritualmente, dedicando-se às orações e vida comunitária.

Niterói, 02 de Novembro de 2015.

Seminarista Leonardo Quintanilha Rigueira

        

ÍNDICE

INTRODUÇÃO GERAL        8

CAPÍTULO 1: PIERRE ANTOINE: CORPO SÃO EM PAÍS INSANO        9

1. Um criança no coração da França        9

2. A morte do Sr. Jean Antoine        12

3.O devir de Pierre Antoine        14

CAPÍTULO 2: UM LUGAR PRA DESCANSAR        18

1. Além do meu jardim        18

2. O encontro com Sarah        21

3. Permita-me ficar aqui .        25

CONCLUSÃO        27

ANEXO        28

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        29

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)   pdf (769.5 Kb)   docx (814.7 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com