TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação brasileira no século XX

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

A educação brasileira no século XX

1. A educação na Primeira República

A herança do Império oferece um quadro melancólico do ensino no Barsil. Logo após a proclamação da República, a Constituição de 1891 reafirmara o processo de descentralização do ensino, atribuindo a União à incumbência da educação superior e secundária e, aos estados, a elementar e a profissional.

Com isso é reforçado o viés elitista, continuando a educação elementar a receber menor atenção. Quando á secundária, permanece propedêutica  (voltada para a preparação ao curso superior), restrita ás elites e acadêmica, resistindo, inclusive, a reformas que pretendiam tomar seu  conteúdo menos humanístico. Essas tentativas decorrem da influência positivista, incentivadora do estudo das ciências da natureza e das matemáticas.

As reformas não se implantam, de fato, devido á falta de infra-estrutura e de apoio das elites (oligarquia do café), que se recusam a qualquer renovação cultural. Persiste, portanto, o sistema dual  de ensino.

Vimos que após a Primeira Grande Guerra se prenunciam novos tempos: com a industrialização e urbanização, forma-se a nova burguesia urbana; novos estratos emergentes de uma pequena burguesia exigem o acesso á educação mas, retomando os valores da oligarquia, aspiram à educação acadêmica e elitista e não á técnica, considerada inferior; o operariado exige um mínimo de escolarização, e começam a ser feitas pressões sobre o sistema para a expansão da oferta de ensino. No entanto, a situação é grave, já que na década de 20 o índice de analfabetismo atingia a cifra de 80%. O conflito das novas forças emergentes produz na década de 20 diversos políticos e culturais.

Em 1924 é fundada a Associação Brasileira de Educação (ABE), que realiza diversas conferências nacionais de educação.

Torna-se forte a influência escola-novista, trazendo a esperança de democratização e de transformação da sociedade por meio da escola. Embora tenha havido difusão das novas idéias, as expreriências permanecem restritas a alguns lugarres, e nem sempre são encontradas formas adequadas para a sua execução. Por outro lado, apesar das vantagens que trouxe, o escola-novismo se preocupou mais com aspectos técnicos, o que ajudou a desviar do debate educacional seu tema mais importante: a educação popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com