TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA DA DÉCADA INICIAL DO SÉCULO XX

Por:   •  1/6/2020  •  Artigo  •  3.543 Palavras (15 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 15

A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA DA DÉCADA INICIAL DO SÉCULO XX

Amanda Sousa Rodrigues

Francisco Kennedy de Oliveira Junior

RESUMO

Este artigo aborda em sua temática a mulher na sociedade brasileira da década inicial do século XX, cuja elaboração textual tem como objetivo geral investigar por diferentes fontes teóricas a participação feminina na sociedade brasileira entre 1901 e 1910. Por objetivos específicos: pesquisar em objetos bibliográficos a situação da mulher no Brasil no início do século XX; analisar a sociedade brasileira do século XIX com seus vultos femininos diante de uma sociedade claramente patriarcal; refletir sobre as mudanças na sociedade brasileira entre 1901 e 1910 em favor das mulheres. Nos percursos metodológicos, este texto recorreu a trabalhos acadêmicos como artigos e monografias, a publicações em revistas, a livros e a divulgações da internet reconhecidas como fontes teóricas com cientificidade informativa. Nas citações, Santos (2009), Santos (2013a), Cintra (2015), Mazza (2015), Noremberg e Antonelle (2016), Santos (2017b), entre outros. Em ambos os objetos de investigação e de sustentação das informações e dos pontos de vista anotados a contundência com as expressões mulher, sociedade e século XX. O que se verificou é que, não obstante as lutas pró-mulheres já terem sido iniciadas no século XIX com mais empenho, o decênio que abre o século XX se mostrou ainda muito repressor em relação ao papel das mulheres na sociedade brasileira, cujas conquistas foram sendo alcançadas lentamente, já nas décadas adentro do referido século.

Palavras-chave: Mulher. Sociedade Brasileira. Década 1901-1910.

INTRODUÇÃO

A história do Brasil é contada sob a ênfase do papel dos desbravadores europeus que no afã das Grandes Navegações chegaram às terras doravante chamadas de Novo Mundo e América, onde está o território brasileiro, no Hemisfério Sul do chão ameríndio. Não há nos relatos historiográficos oficiais do país anotações significativas sobre a participação da mulher no que marcou os tempos coloniais brasileiros, assentados entre 1532 e 1815, quando nesta última data o Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves (SANTOS, 2013a).

Isso se manteve também nas décadas imperiais já no século XIX, não obstante já haverem nomes femininos na História do Brasil, com a Rainha Dona Maria e a já ao final do Segundo Império a Princesa Isabel, cujo nome se destaca na abolição da escravidão negreira no país, pela Lei Áurea. Mas surgiram outros nomes de mulheres que deixaram um legado, mesmo tendo vivido em épocas de valorização do masculino em detrimento do feminino no que se fale em sociedade e em participação na vida pública.

Se as mudanças pró-mulheres deveriam acontecer e já se manifestavam em diferentes referências no mundo do século XIX, como escreveu Santos (2017b), a década inicial do século XX no Brasil ainda começou fortemente com visões machistas, mas já reagindo a mudanças da Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra ainda no século XVIII e que se espalhava pelo mundo contemporâneo, ao regime republicano instalado no país desde novembro de 1889 e aos próprios avanços políticos, econômicos e sociais no mundo dos começos do século XX.

Este, portanto, é o ambiente-base no aspecto temporal para a elaboração deste artigo, tematizando a mulher na sociedade brasileira da década inicial do século XX, cujo objetivo geral é o de investigar por diferentes fontes teóricas a participação feminina na sociedade brasileira entre 1901 e 1910. Por objetivos específicos: pesquisar em objetos bibliográficos a situação da mulher no Brasil no início do século XX; analisar a sociedade brasileira do século XIX com seus vultos femininos diante de uma sociedade claramente patriarcal; refletir sobre as mudanças na sociedade brasileira entre 1901 e 1910 em favor das mulheres.

O que justifica a temática aqui proposta é a atemporalidade do debate sobre a sociedade brasileira e as suas atenções à figura da mulher durante a construção da historiografia do país, cujo século XX reflete já em seu primeiro decênio mutações no modo de pensar e de agir do povo brasileiro, num crescimento paulatino do respeito à participação feminina na sociedade nacional, sem especificação de áreas em que as mulheres pudessem atuar.

Mazza (2015) reconhece na industrialização do mundo e, por conta desta, na convocação de mãos de obra para o atendimento da crescente demanda, que formava o mercado consumidor das inovações industriais e tecnológicas, a alteração do modo de vida das mulheres, quando muitas deixaram de ser apenas trabalhadoras domésticas, limitadas aos afazeres de casa, e passaram à condição de operárias, sofrendo os jugos do trabalho empregado, mas desfrutando de benefícios trabalhistas que as suas obrigações em casa não podiam lhes proporcionar.

Se assim há o reconhecimento de distintas referências teóricas de que o mundo mudou em diferentes sentidos em relação à mulher, este artigo maneja a seguinte questão-problema: que visão se identifica na sociedade brasileira a respeito da figura feminina e da sua participação social na década inicial do século XX?

Para a dissecação do tema abordado, recorreu-se a textos acadêmicos como artigos e monografias, a publicações em revistas, a livros e a divulgações da internet reconhecidas como fontes teóricas com cientificidade informativa. Em ambos os objetos de investigação e de sustentação das informações e dos pontos de vista anotados a contundência com as expressões mulher, sociedade e século XX.

Nas seções adiante, os títulos trabalham, respectivamente uma síntese histórica da contribuição da mulher para o Brasil do século XIX, a participação feminina na sociedade brasileira entre 1901 e 1910, as mudanças pró-mulher na política e na sociedade brasileira na década inicial do século XX.

1 A MULHER NO BRASIL DO SÉCULO XIX: SÍNTESE HISTÓRICA

Uma anotação textual que se dedique a pesquisar a realidade da mulher brasileira no panorama temporal do início do século XX há de reconhecer de antemão que o Brasil apresentou em sua história do século XIX obrigatórias participações femininas em distintas áreas que repercutiam na vida social nacional, não obstante a hegemonia masculina no cenário nacional tanto da política como da economia e de outras especificações. Nesse período estão nomes como a Rainha Maria I, a imperatriz Maria Leopoldina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com