TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do texto na alfabetização

Pesquisas Acadêmicas: A importância do texto na alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO.

CAMPO VERDE-MT

20/11/2013

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Cristina aparecida de Oliveira RA: 370176

Eubia Santana da Cruz Borges RA: 364326

Ilza Barboza dos Santos RA 387462

Rosângela Lazara da Silva RA: 356514

Vanilda de Deus Silva RA: 377907

Trabalho elaborado para fins de avaliação das atividades pratica supervisionada, referente à disciplina de letramento e alfabetização da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP, quarto semestre de pedagogia sob orientação do professor Interativo Profª. Ma: Mariciane More Nunes e da professora local Nildete Moro Margheti.

CAMPO VERDE-MT

20/11/2013

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. Alfabetização e letramento 3

3. Conceituando os termos de segundo Faraco 5

4. O que é texto. 5

5.Ler e escrever são atividades comunicativas através de textos escritos. 7

6. A importância do texto na alfabetização................................................................4

7. Alfabetização e letramento. 5

8.Fundamentos básicos 5

9. CONCLUSÃO 7

10. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 7

.

1. INTRODUÇÃO

Estar alfabetizado é entrar no mundo em que conhecemos, com as palavras, é reconhecer o mundo a sua volta, ler e relacionar, entender, interpretar, sentir sensações, saber o sentido do mundo nas letras.

É identificar o meio da escrita com a utilização do alfabeto, para a formação do texto com o desenvolvimento da comunicação que da acesso a leitura.

2. Alfabetização e letramento

Fui alfabetizada na 1serie com 07 anos de idade fui alfabetizada em casa através de livros antes de entrar na escola e fui observando meus irmãos mais velhos tenho boas recordações quando chegava à casa todos iam olhar meus cadernos para ver minhas atividades, meus irmãos escrevia as vogais e o alfabeto e copiava em outra linha quando chegavam da escola todos me dava parabéns eu ficava muito contente entrei com sete anos ensino tradicional.

Aluna Cristina.

Quando comecei estudar estudava em uma escola municipal rural mista ali aprendia o básico nós aprendia escrever ler tudo através de cartilhas que eram doadas pelo governo todo material nosso era doado pelo estado que mandávamos pra escola nós sentava naquelas carteiras com 03 alunos na nossa época não colava porque nós tínhamos medo e respeito pelo professor na escola não tinha merendeira quem fazia o lanche éramos nós mesmos, buscávamos água em uma mina que tinha perto parece mentira, mas já estudei em baixo de um pé de manga quando a escola passou por uma reforma muito divertido aprendi muito apesar das dificuldades hoje se falar isso as pessoas acham que é mentira uma das coisas que mais gostava era as datas comemorativas que tinha na escola todos participava não tinha os recursos de hoje, mas fui muito feliz com esse conhecimento são muito importante na vida da criança os primeiros anos de ensino então é importante o ensino e aprendizagem de hoje.

Aluna Rosângela lazara da silva.

Não fui alfabetizada na 1º serie, porem entrei na escola com sete anos mais não concluía os estudo, pois meus pais viviam mudando de cidade, nunca ficava em um lugar apropriado para meus estudo.

Então aprendi o alfabeto observando as outras crianças e os adultos no meu tempo usavam a cartilha era muito interessante ver as crianças ler, estudou com varias serie juntas tenho muitas recordação do meu tempo tenho recordações boas e recordações ruins.

Recordações boas erram as brincadeiras de rodas, esconde-esconde com os colegas que nos dias de hoje na se vê mais.

Recordações ruins é que na aquela época usa a palmatória apenhei muito, as professoras não tina do colocava os alunos de castigo puxava a orelha levava pra secretaria a diretora era um pouco pior os alunos aprendiam, ou ficava de castigo, ainda apanhava em casa se a professora reclamava , sofri muito erra teimosa e birrenta.

Aluna Ilza Barbosa

A Fui alfabetizada no inicio em casa no sitio onde aprendi a fazer o meu nome, as vogais, o alfabeto e as primeiras continhas de adição e subtração. No ano seguinte com seis anos de idade fui para a zona urbana onde iniciei já na primeira serie , não fiz a educação infantil.Tenho ótimas recordações das professoras, não tínhamos material didático como apoio,as aulas eram todas escritas no quadro negro.

Aluna Vanilda de Deus Silva

Lembra-se que a integrante não foi alfabetizada com cartilha, mas sim com livros, pois na escola na escola em educação infantil após os cinco anos de idade. Em seu primeiro ano escolar e tem boas recordações em seu processo de alfabetização, porém recorda-se que faltou mais ludicidade nesse processo.

Aluna Elbia Borges

Estar alfabetizada é entrar no mundo em que conhecemos, com palavras, desenvolvimentos e as tecnologias , é entender e estar envolvido com mundo é entender o que o outro quer passar através da escrita e comunicação.

Vanilda Deus Silva.

Estar alfabetizado é conhecer o mundo sua volta é ler e relacionar entender interpretar, sentir sensações é saber o sentido completo do mundo da letra.

Ilza Barbosa Dos Santos.

Estar alfabetizado é reconhecer e identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com