TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A literatura e as novas tecnologias

Por:   •  10/1/2019  •  Artigo  •  5.024 Palavras (21 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 21

LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

  1. RESUMO

     Muitos recursos midiáticos importantes surgiram nessas últimas décadas que podem ser utilizados para fins pedagógicos com a intenção de contribuir para uma educação globalizada e são eles: a televisão, o rádio, o vídeo e a internet. Com isso, houve a necessidade de se criar linguagens próprias para esses atuais recursos utilizados no processo de ensino aprendizagem. Essas mudanças afetaram também a Literatura.

                 Sabe-se que estas novas tecnologias têm contribuído para melhorar significativamente as práticas educacionais, bem como o interesse dos alunos para o aprendizado. No entanto, é preciso que o professor esteja preparado para lidar com essas novas tecnologias e seja, principalmente, um profissional atuante para facilitar e viabilizar a utilização desses recursos.

             Com o intuito de buscar respostas e refletir sobre diferentes maneiras de despertar o gosto pela Literatura utilizando as novas tecnologias, o presente trabalho pretende fazer uma abordagem significativa em torno de: Como podem ser utilizados esses recursos tecnológicos nas aulas de Literatura? De que maneira essa ferramenta contribui para motivar o aluno para a aprendizagem? Tendo em vista as mudanças em educação, a abordagem do tema será feita por meio da pesquisa bibliográfica, possibilitando conhecer alguns recursos usados pelos docentes dentro da sala de aula. Essa observação possibilitará também, refletir sobre as novas tecnologias como sendo a principal ferramenta dentro de um ensino inovador para que haja o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO

              Com as várias e significativas mudanças ocorridas em educação houve consequentemente, a necessidade de o docente conhecer a fundo as novas tecnologias para poder planejar suas aulas no uso desse recurso pedagógicos, tais como internet, computadores e outras mídias. Atualmente, os alunos não se interessam por livros e tal mudança deve-se à evolução dos meios de comunicação dos quais nos valemos nos dias de hoje.

             Sabe-se que o saber não está mais apenas nos livros disponibilizados pelas escolas ou indicados pelos professores. Na verdade, as fontes de conhecimento são inúmeras e se deslocam com uma rapidez impressionante por meios de difusão como internet, televisão, rádio, jornais, revistas, livros, etc.

             Neste sentido, houve a necessidade de trazer os recursos tecnológicos para a sala de aula, ou seja, facilitar o acesso e até mesmo motivar as aulas, afinal, a geração atual de alunos está em contato desde a tenra idade às tecnologias. É muito comum crianças de cinco anos já estarem familiarizadas com informática e fazerem uso do computador com até mais precisão do que seus pais.

                Portanto, a escola precisa preparar-se para receber esta clientela. Uma aula cuja metodologia seja desprovida do mínimo de tecnologia não desperta o interesse dos alunos e torna-se monótona. As consequências são alunos dispersos que começam a atrapalhar o trabalho docente. Nesse contexto, a função do professor também mudou. De supremo detentor e transmissor do saber ele passou a ser um facilitador do acesso dos indivíduos ao conhecimento.

                Um dos principais avanços do ensino no Brasil foi a inserção dos Laboratórios de Informática Educativa nas escolas públicas brasileiras. A implantação desses é parte da Política Nacional de Informatização Escolar no Brasil, sendo que tal política foi estabelecida pelo MEC através do Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO, no ano de 1996.

                 Um dos grandes desafios do professor contemporâneo é a utilização das modernas tecnologias existentes para auxiliar as práticas educacionais que visam à melhoria nos métodos de ensino da atualidade. Pode-se afirmar que, muitos professores ainda se encontram em situação de dificuldade em meio a tantas mudanças repentinas na nova metodologia.

            Existem professores que se graduaram num tempo em que ainda não eram utilizados meios tecnológicos de formação superior, ou seja, são de uma geração em que ainda nem mesmo existiam computadores pessoais ou até mesmo a internet. E por isso existem muitos desafios a serem superados para que haja uma definitiva inserção da informatização da educação brasileira.

             Sendo assim, este trabalho pretende fazer uma abordagem significativa sobre o contexto da utilização das novas tecnologias nas práticas educacionais na incorporação da literatura como hábito cotidiano e tem como objetivo geral estabelecer uma relação entre o desenvolvimento tecnológico com e a literatura nos dias atuais.

             Pretende-se também, identificar as dificuldades no despertar do gosto pela literatura nos dias atuais, apresentar os avanços tecnológicos e as medidas tecnológicas que podem ser aplicadas no ensino de Literatura no Ensino Médio. Buscar-se-á identificar as principais dificuldades dos professores para colocar em prática a tendência de inclusão digital das escolas afim de que os mesmos possam inserir-se como atores nas tecnologias de informação.

  1. OBJETIVO GERAL

               O presente artigo tem objetivo geral estabelecer uma relação entre o desenvolvimento tecnológico com o estudo da literatura no Ensino Médio.

3.1 Objetivos específicos

  • Identificar as dificuldades no ensino da Literatura nos dias atuais;
  •  Apresentar os avanços tecnológicos, bem como as medidas tecnológicas que podem ser aplicadas no estudo de Literatura;
  •  Identificar as principais dificuldades dos professores para colocar em prática a tendência de inclusão digital das escolas afim de que os mesmos possam inserir-se como atores nas tecnologias de informação.

  1. METODOLOGIA

             Para o desenvolvimento deste artigo recorrer-se-á à revisão bibliográfica e o estudo de caso. No primeiro momento, este tipo de pesquisa possibilitará a obtenção de um panorama a respeito das novas tecnologias em educação, bem como a opinião de renomados autores e estudiosos sobre o tema. A pesquisa bibliográfica é fundamental para formular um conhecimento teórico, o que permitirá uma análise mais ampla e profunda do tema escolhido.

           

  1. DESENVOLVIMENTO

5.1 TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com