TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DE PORTADORES DE TEXTOS DIVERSIFICADOS

Dissertações: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DE PORTADORES DE TEXTOS DIVERSIFICADOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 2

É a partir da alfabetização que a criança descobre o novo e fascinante mundo das letras, a literatura é um aliado importante e oferece uma gama variada de gêneros que podem ser utilizados em diferentes técnicas e abordagens. Essa pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como objetivo maior tratar sobre a alfabetização e letramento tendo como ferramentas de apoio a utilização de textos diversificados. Assim, busca-se respaldo desde os contos de fada, passando pelas histórias em quadrinhos, contos, trava línguas, poesias e outros, visando demonstrar que o importante é adequar o material oferecido à idade do público alvo e tornar as atividades nas quais são utilizados mais diversificadas e agradáveis. Assim, conclui-se que, para vencer o domínio da leitura e escrita é necessário que se motive as crianças, para tanto, deve o professor ir além do material didático e das atividades padrão utilizando-se de atividades complementares, como textos diversificados que servem de auxilio à captação do interesse das crianças durante o processo de aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A leitura é um importante instrumento para a aquisição de conhecimento, desenvolvimento de criatividade e linguagem, ampliação de vocabulário e compreensão de texto e deve ser incentivada desde a mais tenra infância para que se torne um hábito prazeroso ao indivíduo.

Durante o processo de alfabetização, a descoberta deste novo e fascinante mundo, o mundo das letras, pode e deve despertar o interesse das crianças. Para motivá-la a vencer o desafio do domínio da leitura e escrita, o professor pode ir além do material didático e das atividades padrão. O uso de atividades complementares pode auxiliar a captar e manter o interesse da criança durante todo o processo de aprendizagem.

A literatura é um aliado importante e oferece uma gama variada de gêneros que podem ser utilizados em diferentes técnicas e abordagens. Essa pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como objetivo maior tratar sobre a alfabetização e letramento tendo como ferramentas de apoio a utilização de textos diversificados. Assim, busca-se respaldo desde os contos de fada, passando pelas histórias em quadrinhos, contos, trava línguas, poesias e outros, visando demonstrar que o importante é adequar o material oferecido à idade do público alvo e tornar as atividades nas quais são utilizados mais diversificadas e agradáveis.

A não existência de uma biblioteca na escola não é motivo para inviabilizar a utilização da literatura infantil durante o processo de alfabetização das crianças. Campanhas para a arrecadação de livros, revistas, gibis e outros materiais auxiliares podem ser organizadas para que, paulatinamente, a escola passe a dispor destes importantes assessórios educacionais. Várias técnicas podem ser utilizadas para tornar o uso de livros infantis ao mesmo tempo funcionais e agradáveis ao processo de alfabetização do aluno.

Assim, quanto mais o aluno mantiver contato com o universo dos diversos Gêneros Textuais existentes, mais ele desenvolverá a capacidade de construir o seu discurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com