TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANDRADE, Maria Margarida de. Características da linguagem científica. In:_____. Redação científica: Elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Fac tash, 2007. p. 25-30.

Por:   •  13/7/2017  •  Resenha  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 4

ANDRADE, Maria Margarida de. Características da linguagem científica. In:_____. Redação científica: Elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Fac tash, 2007. p. 25-30.

Jarkeline Saraiva da Silva

        A linguagem científica segue uma terminologia adequada que muitos desconhecem, por serem usados no âmbito acadêmico, alguns tipos usuais da pesquisa científica, como: corpus modelo teórico, sujeito amostra, categorização e tabulação de dados, não são comuns ao conhecimento do estudante que acaba de se inserir no ensino acadêmico. Andrade inicia o capítulo colocando a observação feita sobre os estudantes acadêmicos e o não conhecimento desses alunos referente às terminologias adequadas aos trabalhos acadêmicos. Com essa observação, o autor, estabelece a necessidade do uso desses termos para uma melhor compreensão dos textos científicos até mesmo por leigos. O autor afirma que, de modo geral, os trabalhos acadêmicos o mais importante é a informação que é passada, não que a linguagem empregada não seja importante mas não precisa sobressair. A expressão das conclusões e etapas de uma pesquisa científica deve ser transmitida numa linguagem lógica e racional. Desse modo, o vocabulário adotado deve usar o sentido denotativo da linguagem excluindo qualquer conotação, sendo um texto puramente consistente, coerente e lógico.

Andrade expõe o seu pensamento em relação ao discurso científico onde o texto deve possuir um sujeito subentendendo uma série de valores sociais, éticos e morais. Para o autor, o sujeito na primeira pessoa ou terceira pessoa sugere que o pesquisador é o dono do assunto, ao contrário da impessoalidade que passa uma idéia de pesquisa com fato social.

Andrade conclui, colocando que os trabalhos acadêmicos nem sempre podem ser considerados científicos por não apresentarem requisitos de originalidade, são considerados síntese interpretativa sobre o pensamento de outros autores, ainda assim não dispensa o rigor científico, nem a exigência da linguagem específica, gramaticalmente correta sem deixar de ser compreensível.  

ANDRADE, Maria Margarida de. Os textos acadêmicos. In:_____. Redação científica: Elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Fac tash, 2007. p. 31-51.

Jarkeline Saraiva da Silva

Andrade esclarece nesse capítulo as diretrizes básicas para a redação dos textos acadêmicos referidos. O autor relaciona suas observações em cada modalidade de trabalho acadêmico, iniciando com o fichamento e seqüenciando com resumo, relatórios diversos, resenha e monografia.

         O autor informa que fichar um texto é resumi-lo transcrevendo-o em fichas facilitando a consulta ao redigir um trabalho. Existem vários tipos de fichas, dentre elas, estão fichas padronizadas com ou sem pauta, de tamanhos: pequeno (destinadas a anotações de referencias bibliográficas); médio (servem de anotações referentes a trechos que posteriormente serão utilizados em citações), e grande (indicadas a resumos, resenhas e apreciação da obra).        O autor, destaca que utilizar desse método de fichamento para a documentação bibliográfica se tem o privilégio de obter-se a informação correta e necessária num determinado momento. Para facilitar o manuseio e a consulta, Andrade aconselha que além de numerada, as fichas devem compor de cabeçalho, indicação de conteúdo e finalidade. Para quem costuma usar o computador, o autor recomenda o uso de programas e planilhas que facilitam a criação das fichas, por possuírem praticidade no armazenamento de informações, além de ser muito produtivo ao ser usado em seminários, aulas e palestras.

        Ao expor seus conhecimentos sobre a modalidade resumo, o autor coloca que o resumo tem por objetivo maior despertar o interesse ou não do leitor em ler o texto original, logo o autor esclarece que o resumo deve conter as informações mais importantes do texto preservando seu conteúdo principal. Ainda conforme Andrade, os resumos podem ser classificados pela extensão (resumo indicativo e resumo informativo ou analítico) ou pela complexidade (resumo crítico e sinopse).

O autor faz menção sobre resenha comparando-a com o resumo crítico, por ser um texto mais complexo, utilizado e produzido especialmente por especialista e professores. Andrade sugere que a estrutura da resenha seguindo inicialmente por referências bibliográficas da obra e no decorrer do trabalho, apresentando respostas a indagações prévias o que facilita bastante a elaboração. E ainda finaliza ressaltando que a resenha é muito importante para avaliar e comparar com outras obras de mesmo assunto tratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com