TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARIA OTÁVIA ANDRADE POTI: TRAJETÓRIA DA PRIMEIRA ENFERMEIRA DO PIAUÍ

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  3.252 Visualizações

Página 1 de 4

MARIA OTÁVIA ANDRADE POTI: TRAJETÓRIA DA PRIMEIRA ENFERMEIRA DO PIAUÍ

O presente resumo relata a história da primeira enfermeira genuinamente piauiense Maria Otávia de Andrade Poti, nasceu em Valença, Piauí, em 17 de julho de 1919. Mudou-se para Teresina, onde estudou concluiu o curso normal, magistério no ano de 1938. A seguir, decidiu estudar enfermagem na Escola Ana Neri (1940), no Rio de Janeiro. Ao concluir o curso de Enfermagem, em 1943, optou em voltar para o Piauí. Seu trabalho teve importante contribuição para o crescimento da Enfermagem profissional no Estado do Piauí, tratando se da área de saúde no Piauí que ainda é pouco explorada as pesquisas que abordam o levantamento histórico assim como é desconhecida a biografia dos primeiros profissionais que fizeram parte desse cenário no estado, em especial sobre os trabalhadores de Enfermagem. Maria Otávia ou Poti, como era conhecida entre os colegas de trabalho e amigos, incentivava os trabalhadores de Enfermagem a procurarem aperfeiçoar o seu aprendizado dentro da área, buscando a melhoria de sua formação profissional.

ALGUS DOS ASPECTOS RELEVANTES DO TRABALHO DA MARIA OTÁVIA ANDRADE POTI NO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS NOS ANOS DE 1943 – 1944

A inserção da enfermeira no espaço piauiense decorreu da Reforma Sanitária implantada no País durante o Estado Novo e que abriu o mercado de trabalho para a enfermeira em duas instituições de Teresina, inicialmente no Departamento de Saúde e em 1941, no Hospital Getúlio Vargas. Vale ressaltar que à época os exercentes da enfermagem no Piauí, na área hospitalar, eram as religiosas católicas e os leigos que prestavam cuidados de enfermagem. Com a inauguração do Hospital Getúlio Vargas e para que este se adequasse a ideia da moderna administração hospitalar, fez-se necessário à figura da enfermeira na referida instituição. Foi uma tarefa bastante difícil atrair enfermeiras para o Piauí, por tratar-se de um estado pobre e distante da capital federal.

Assim, foi devido ao esforço oficial de profissionalização de enfermeiras iniciado pelo poder público que moças da sociedade piauiense foram encaminhadas à capital federal para cursarem enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery. Em meados de 1943, a enfermeira piauiense Maria Otávia de Andrade Poti retornou a Teresina para trabalhar como enfermeira no Hospital Getúlio Vargas. Naquele cenário, Maria Otávia e as outras duas enfermeiras que a acompanharam dividiram-se na supervisão das diversas clínicas do hospital, prestavam cuidados diretos aos pacientes, além de orientação técnica contínua aos demais exercentes da enfermagem. Porém, coube a Maria Otávia, além da supervisão dos centros cirúrgicos a chefia geral do serviço de enfermagem. Vale destacar que está chefia, foi exercida com eficiência, embora por pouco tempo, em decorrência das qualidades de que era dotada a referida personagem, tais como: inteligência, abnegação e fina educação, de tal forma que sempre desfrutou de justa simpatia e merecido respeito entre os colegas de trabalho

 Poti trabalhou no HGV até 1944. no final do ano de 1944, Maria Otávia apresentou problemas de saúde. necessitando partir para o Rio de Janeiro em busca de tratamento, onde ficou internada no Hospital de São Sebastião. Contudo, seu estado de saúde agravou-se, vindo a falecer às 23:10 horas do dia dois de abril de 1945, no pavilhão Miguel Couto, no hospital acima citado.

A CRIAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO MARIA OTÁVIA POTI

 Em maio de 2001, considerando todo esse contexto citado e por reconhecer a importância da enfermeira Maria Otávia Poti para o desenvolvimento da profissão no Estado, os alunos da primeira turma do Curso de Graduação em Enfermagem da NOVAFAPI, nomearam o centro acadêmico do Curso de Enfermagem como “Centro Acadêmico Maria Otávia Poti”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com