TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO DISCURSO ORAL E ESCRITO NOS DEBATES ELEITORAIS DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES DO ANO DE 2014

Por:   •  20/7/2015  •  Artigo  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE DO DISCURSO ORAL E ESCRITO NOS DEBATES ELEITORAIS DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES DO ANO DE 2014

Amanda Amaral Ferreira

Ivana Mara Silva e Silva

Jéssica Brenda Araújo Mota[1]

RESUMO: Este artigo foi desenvolvido a partir da disciplina Linguística Aplicada, ministrada pelo Professor Mestre Itamar Zuqueto Serra Neto. Com base nos diversos textos aplicados nesta disciplina, escolhemos falar um pouco aqui da análise do discurso oral e escrito usado pelos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2014, a importância que se tem em usar os diversos gêneros textuais para poderem conseguir votos, ter a habilidade de conquistar os seus eleitores nos discursos e debates promovidos pelas rádios e pelas emissoras televisivas faz uma grande diferença no final das eleições. Sabemos que o gênero textual escrito está presente em diversas áreas, mas usar o gênero oral, neste caso, é o que faz a grande diferença para os candidatos. Este artigo está dividido em três partes, a primeira parte falará um pouco do que é gênero textual, a segunda falará da importância do gênero oral e escrito e na terceira parte falaremos do modo como os candidatos se comportam e agem nos debates eleitorais.

Palavras-chave: Gênero Textual. Debates Eleitorais. Discurso Oral e Escrito.

Considerações Iniciais

Este trabalho deu-se durante o curso de graduação na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, Faculdade de Letras, turma de 2012, na disciplina Linguística Aplicada, na qual tem por objetivo levantar questões acerca do que é gênero textual e como ele está inserido do discurso oral e escrito.

A grande questão levantada aqui é o gênero textual oral e escrito inserido nos discursos e debates eleitorais. Sabemos que, os debates promovidos pelas emissoras televisivas ou até mesmo as rádios, os candidatos se preparam muitos antes de ir ao AR. Isso ocorre pelo fato de que cada candidato quer agradar o seu público e até mesmo conquistar os votos de seus eleitores.

A grande faceta dessa preparação dá a cada candidato força para lutar voto a voto, pois sabemos que faz uma grande diferença um voto na contagem final. Cada candidato tem que saber cativar seus eleitores e para isso usam os problemas que o País enfrenta, apresentando propostas de melhorias e propostas para grandes mudanças.

A maioria dos candidatos usam os problemas que a população enfrenta, como por exemplo, a saúde, a educação, o saneamento básico. Como se diz no dito popular, ele tem que ter “lábia” para poder convencer o eleitor de que está disposto a trabalhar em prol da população para assim chegar a Presidência da República.

O nosso foco nessa pesquisa está diretamente ligada aos discursos feitos pelos candidatos, como eles se comportam, como utilizam os gêneros textual oral e escrito e quais as estratégias que utilizam para poderem conquistar os votos do público.

No tópico seguinte, será abordado um pouco mais sobre o que é gênero textual, onde podem ser encontrados e como alguns autores pensam sobre os diferentes tipos de gêneros que existem.

  1. O que é gênero textual?

Gênero textual é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Um romance é um gênero, um artigo de opinião também, um conto é outro gênero, uma receita de bolo também é gênero textual, uma aula é gênero, uma palestra ou um debate na televisão também são gêneros textuais. Marcuski (2003) apud citado por Sadayama (2009, p. 01) nos afirma que os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente ligados à vida cultura e social das pessoas.

Os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades do dia a dia. São entidades sócio discursivas e formas de ação social incontáveis em qualquer situação comunicativa.

Com base nisso, percebemos que os gêneros textuais estão diretamente ligados à vida do ser humano no seio da sociedade. Eles são a forma como a língua se organiza nas inúmeras situações de comunicação que vivemos no dia-a-dia. Gêneros textuais são língua em uso social, seja quando usamos a língua na escola, seja quando usamos a língua fora dela para nossa comunicação, ou quando usamos gêneros escritos, seja quando usamos gêneros orais. Os gêneros são língua em uso, é a língua viva, são instrumentos que utilizamos para que haja a comunicação.

Verceze (2008, p. 02) nos diz que a produção dos enunciados e dos gêneros discursivos inserem-se as intenções comunicativas e junto com elas vem a necessidade sócio-interativa dos sujeitos nas esferas de atividade, em que o papel e o lugar de cada sujeito são determinados socialmente.

Nas condições de produção dos enunciados e dos gêneros discursivos inserem-se as intenções comunicativas e as necessidades sócio-interativas dos sujeitos nas esferas de atividade, em que o papel e o lugar de cada sujeito são determinados socialmente. Em cada esfera de uso da linguagem há uma concepção padrão de destinatário a que se dirige o locutor; esse destinatário sempre adota uma atitude responsiva ativa adiante da totalidade do gênero.

Como nos disse Verceze os gêneros textuais estão muito relacionados com o meio social em que interage o sujeito. O gênero mais comum que existe e que a maioria dos falantes usam é o gênero oral e escrito, pois é por meio desses gêneros que as pessoas interagem no seio da sociedade.

Mas precisamente, aqui neste trabalho falaremos do gênero oral. Mas o que é gênero seria oral? É tudo o que é manifesto pela voz humana, ou seja, todos os dias as pessoas produzem gêneros orais, já que é um ponto importantíssimo para que haja a comunicação. Travaglia (2013, p. 5) nos fala que o gênero oral não pode ser visto só como a fala, mas que também têm uma versão escrita, mas que tenha uma realização prioritariamente oral, usando a voz como suporte.

O suporte do gênero oral não pode ser visto como a fala, porque esta é a própria língua usada oralmente. Evidentemente os gêneros orais são constituídos com a língua falada e terão características dessa que podem ser específicas de um gênero ou meramente da língua falada e comuns a todos os gêneros orais. Portanto, podem ser considerados gêneros orais também aqueles que têm uma versão escrita, mas que têm uma realização prioritariamente oral, usando a voz como suporte.

Esse tipo de exemplo que Travaglia nos fala é bem vista nos debates eleitorais, como sabemos a linguagem utilizada pelos candidatos nos debates, sejam eles candidatos à presidência, senado, governos, prefeito entre outros, utilizam-se muito do gênero escrito e quando chegam aos comícios ou até mesmo aos debates televisos usam  o gênero oral, sendo que houve previamente um produção do gênero escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (364.1 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com