TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Texto Oral e Escrito Alfabetização

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  1.451 Visualizações

Página 1 de 9

Produção de texto oral e escrito

Produzir é realizar, criar, fabricar; texto é um desenho, uma palavra, uma frase ou um conjunto delas que, dentro de um contexto, transmite um significado ou uma ideia. Produzir textos é inerente à criança.

Existe um diálogo natural que se manifesta, por exemplo, quando a mãe, por não entender o que a criança diz, pede que ele repita ou mostre, tendo em vista auxiliar o filho. Na escola, a criança precisa obedecer a regras de espaço, sequência e lógica aliadas às regras ortográficas e gramaticas não definidas para ela.

O alfabetizando passa por fases na construção de textos, todas igualmente importantes para ele, e o professor deve requerer essas produções de maneira gradativa no que se refere dificuldade de execução, ou seja, para chegar a elaborar um texto individualmente, com forma e conteúdo próprios, a criança precisa, antes, trabalhar textos coletivamente ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor, com base em modelos de escrita corretos e variados quanto ao gênero.

É gratificante ler uma produção de texto que se desenvolva dentro dos padrões convencionais da ortografia, mas essa não deve ser a primeira e a principal preocupação, uma vez que a escrita considerado correta não está pautada na oralidade e apenas com o “exercício” e a compreensão de tais padrões o aluno poderá percebê-los e se corrigir.

A criança precisa ser incentiva a se soltar para escrever, a revelar seu interior, a transcrever suas experiências, a relatar fatos do seu mundo sem ter que ser preocupar com correções, riscos vermelhos e notas baixas. Deve simplesmente escrever o que lhe dá maior prazer e saber que, como isso, está se comunicando.

O aluno deve escrever da maneira como entende que seja a escrita e, aos poucos, ao serem desenvolvidos os conteúdos, ele mesmo se corrigirá. Se um determinado erro persistir, deverá ser direcionado para a correção.

O objetivo é orientar o professor no planejamento da programação didática a partir do projeto pedagógico e do currículo estabelecido, levando em consideração as possibilidades de alfabetizando no decorrer do ciclo.

À produção de texto aparece, simplesmente, na rotina diária: um auno que se machucou, um dente de leite que caiu, alguém que fez uma visita à classe, uma excursão ou um passeio que os alunos fizeram no fim de semana, um capítulo de novela que alguém assiste etc.

Os alunos precisam de um estimulo que os evolva de tal maneira que o registro, a produção assunto da expectativa do professor sejam considerados importantes. Cabe então o professor direcionar a expressão oral.

Sugestões para produção

A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente, ao contrário, deve-se aproveitar o assunto, o tema ou a palavra que estão sendo abordados para intercalar a produção.

Trabalhar a palavra visando a produção

As palavras tema aqui apresentados surgiram, de diferentes atividades, tais como uma história lida, uma adivinhação, uma aula de geometria, uma música, um passeio, entre outras.

O projeto é trabalhado no mínimo por uma semana e, a partir de então, durante o tempo necessário para o professor desenvolver atividades diversificadas, incentivando a criatividade no uso de diferentes formas de expressão e relacionando áreas de conhecimento de forma interdisciplinar, tendo em vista a produção de texto.

Rato

Inicialmente, contar a história do livro O rato roeu a roupa, de Ana Maria Machado. Se possível, fazer cartazes, com algumas cenas para ilustrar a história.

1° momento – Explorar a história oralmente

  • Promover m discussão e considerações a respeito a nome do livro, da capa, que o escreveu, as ilustrações, editora;
  • Dramatizar a história;
  • Sequenciar os fatos;
  • Fazer um banco de palavras listando aquelas pelo o qual os alunos se interessam.

2° momento – Trabalhar a palavra RATO

  • Incentivar a discriminação da palavra RATO;
  • Escrever o título da história em uma tira de papel, com letra bastão;
  • Recortar da frase a palavra RATO, na frente dos alunos e fixá-la na lousa.
  • Contar o número das letras;
  • Pedir aos alunos que registrem no papel a palavra RATO e façam o desenho do animal.

Correção da produção de texto

A produção de texto é o principal elemento de avaliação de que dispõe o professor. Para a correção da mesma não iniba a criação, recomenda-se que seja feita da maneira gradativa, a fim de que o aluno tenha tempo de elaborar novas hipóteses sobre os eventuais “erros” e continue escrevendo.

A expressão das ideais é muito importante para desenvolvimento integral da criança e deve preceder a preocupação com a escrita correta das palavras. A parti do momento em que o aluno se torna alfabético, é oportuno fazer um trabalho ortográfico e sintático, de modo gradativo. Sabemos também que as palavras com as quais a criança tem maior aproximação, ou mais familiaridade, são assimiladas com mais facilidade.

Sugestões para efetuar a correção de texto

Para trabalhar a macroestrutura, o professor pode desenvolver atividades que envolvam sequência e ordenação de objetos, fatos e números. Corrigir texto sozinho é tarefa muito difícil para o aluno. Antes da autocorreção o professor precisa trabalhar com a classe toda, depois com grupos menores e finalmente com cada aluno.

Os computados e a internet, por exemplo, pode estimular habilidades cognitivas fundamentais na construção dos conhecimentos. É preciso considerar igualmente o fato de que o computador não recolhe ou ignora alguns erros ortográficos ou de concordância, por não ter em seu programa opções de correção.

A reescrita também pode ser solicitada com objetivo de adequar a pratica da linguagem escrita, comparando versões de um texto, inclusive com mudança de narrador.

O professor deve ser desafiante e o medidor quando as discussões se perdem ou quando o assunto foge do conceito dos alunos, equilibrando a participação e orientando as correções já discutidas.

Em resumo é de fundamental importância que o aluno não se iniba ao escrever, transcreva suas ideias, ponha em conflito suas hipóteses, sinta-se respeitado na maneira como se comunica e seja corrigido quando necessário.

Ditado

O ditado, na maioria das vezes, é explicado em classe para verificação de erros e atribuição de nota ou conceito. O ditado pode ser corrigido e pequeno grupos ou om classe toda; a correção individual só é válida se o aluno já atingiu uma determinada fase, mas não está correspondendo a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com