TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS DESVIOS DE PRONÚNCIA DAS CONSOANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM CRIANÇAS

Por:   •  21/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

CENTRO DE ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

COLEGIADO DE LETRAS

LAICY LEICY DE LIMA

LARISSA KLOSOWSKI DE PAULA

LUIZ FERNANDO DE JESUS

MARIANA FERREIRA DE ALMEIDA

MAYARA MIOTTO

TRABALHO AVALIATIVO PARA O QUARTO BIMESTRE

PARANAVAÍ, 15 DE FEVEREIRO DE 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

CENTRO DE ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

COLEGIADO DE LETRAS

LAICY LEICY DE LIMA

LARISSA KLOSOWSKI DE PAULA

LUIZ FERNANDO DE JESUS

MARIANA FERREIRA DE ALMEIDA

MAYARA MIOTTO

TRABALHO AVALIATIVO PARA O QUARTO BIMESTRE

ANÁLISE DOS DESVIOS DE PRONÚNCIA DAS CONSOANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM CRIANÇAS

Trabalho apresentado à disciplina de Linguística pelos acadêmicos Laicy Leicy de Lima, Larissa Klosowski De Paula, Luiz Fernando De Jesus, Mariana Ferreira De Almeida e Mayara Miotto, do 1º ano de Letras, Turma Única, da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Paranavaí, sob orientação da Professora Akisnelen de Oliveira Torquetti.

PARANAVAÍ, 15 DE FEVEREIO DE 2017.

ANÁLISE DOS DESVIOS DE PRONÚNCIA DAS CONSOANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM CRIANÇAS

INTRODUÇÃO

Não nos ativemos, no entanto, aos parâmetros comumente associados à idade normativa da criança. Embora essa premissa seja importante para análise de desvios da fala, para a completar o objetivo desse trabalho ela não caracterizou um empecilho.

ANÁLISE DAS PALAVRAS BANANA E PÊSSEGO

Palavra Banana

Descrição das consoantes: [b] [n] [n]

Descrição das consoantes de acordo com a fala da criança: [n] [n] [n]  

Desvio: [b] por [n]        

De acordo com o Primeiro Parâmetro de Descrição das Consoantes do Português Brasileiro, modo de articulação, [n] é classificada como nasal, pois é produzida com um bloqueio total dos articuladores na cavidade bucal sem fechamento velo-faríngeo, fazendo com que a corrente da ar saia pelo nariz e pela boca momentaneamente, enquanto [b] é classificada como oclusiva, pois é produzida  com fechamento total dos articuladores em três momentos: aproximação entre os articuladores, contato total entre os articuladores e soltura dos articuladores de forma brusca, fazendo com que a corrente de ar saia momentaneamente. A troca de [b] por [n] pode estar relacionada, de acordo com Antunes e Rocha (2009), com a harmonia do traço fonético das duas consoantes na construção da palavra “banana”. Embora para um adulto não haja essa semelhança, para uma criança em processo de aquisição da fala ela é comum.

De acordo com o Segundo Parâmetro do Português Brasileiro, ponto de articulação, [n] é classificada como labiodental, pois é produzida por uma aproximação entre o lábio inferior e os incisivos superiores, enquanto [b] é classificada como bilabial, pois é produzida pelo contato entre o lábio superior e o lábio inferior. Aqui, a troca de [b] por [n] pode ocorrer pelo mesmo traço apontado por Antunes e Rocha (2009) mais acima.

De acordo com o Terceiro Parâmetro de Descrição das Consoantes do Português Brasileiro, papel da úvula, [n] é classificada como nasal, pois é produzida aquelas produzidas sem fechamento velo-faríngeo, quanto [b] é classificada como oral, aquelas produzidas com fechamento velo-faríngeo. Antunes e Rocha (2009), como uma problemática que pode ser associada ao papel da úvula, o apagamento nasal, que pode estar presente na fala da criança analisada nesse trabalho.

De acordo com o Quarto Parâmetro de Descrição das Consoantes do Português Brasileiro, papel das cordas vocais, tanto [n] quanto [b] são classificadas como vozeadas, pois ambas são produzidas com vibração das cordas vocais. Nesse parâmetro de descrição, não há diferença entre a pronúncia correta e a pronuncia da criança.

Palavra Pêssego

Descrição das consoantes: [p] [s] [g]

Descrição das consoantes de acordo com a fala da criança: [p] [g] [Ʒ]

Desvios: [s] por [g] e [g] por [Ʒ]

[s] por [g]

De acordo com o Primeiro Parâmetro de Descrição das Consoantes do Português Brasileiro, modo de articulação, [g] é classificada como oclusiva, pois é produzida com fechamento total dos articuladores em três momentos: aproximação entre os articuladores, contato total entre os articuladores e soltura dos articuladores de forma brusca, fazendo com que a corrente de ar saia momentaneamente, enquanto [s] é classificada como fricativa, pois é com fricção, de modo que a corrente de ar passa por um espaço pequeno entre os articuladores, sofrendo grande turbulência, fazendo com que a consoante seja emitida com ruído de fricção. A troca de [s] por [g] pode ocorrer por substituição por harmonia da vogal que acompanha as consoantes trocadas, como mencionado nos apontamentos de Antunes e Rocha (2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com