TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE RETÓRICA DE RESUMOS DE DISSERTAÇÕES UTILIZANDO O MODELO DE BIASI-RODRIGUES

Por:   •  12/5/2018  •  Artigo  •  3.904 Palavras (16 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANIDADES

CURSO DE LETRAS/INGLES – MANHÃ

LINGUÍSTICA APLICADA

PROFESSOR: LANGUISNER GOMES

ANÁLISE RETÓRICA DE RESUMOS DE DISSERTAÇÕES UTILIZANDO O MODELO DE BIASI-RODRIGUES

CATHERINE FEITOSA DO MONTE

GABRIELE DE MOURA DA SILVA

NOVEMBRO/2017

RESUMO

Os modelos de análise retórica de resumos têm como principal função auxiliar na análise das informações encontradas nos resumos e mostrar como elas estão organizadas no texto. O objetivo dessa pesquisa foi identificar as principais diferenças na organização retórica entre os resumos e descobrir como esse tipo de análise pode contribuir para a produção desse tipo de resumo. Através do modelo de análise de resumos de BIASI-RODRIGUES, foram analisados dois resumos de dissertação de mestrado do curso de Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O primeiro, “Linguística de corpus e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): uma análise baseada em corpus da tradução de efeitos sonoros na legendagem de filmes brasileiros em DVD” de Nascimento (2013) e o segundo “A lei vale para todas: direito e linguagem na interpretação da lei Maria da Penha” de Arrais (2015). Para produzir seu modelo, Biasi-Rodrigues (1999) baseou sua pesquisa nos trabalhos de Motta-Roth e Hendges (1996) e Santos (1995), que por sua vez basearam-se no modelo CARS de Swales (1990). Após a análise, concluímos que a ausência de algumas unidades retóricas nos resumos analisados não afetou o entendimento dos mesmos.

Palavras-chave: análise retórica, Biasi-Rodrigues, resumos de dissertação.


ABSTRACT

Rhetorical analysis models of abstracts have as main function, assist in the analysis of the information found in the text and show the way they are organized.The goal of this research was to identify the main differences of rhetorical organization between abstracts and discover how this type of analysis can contribute to the production of this type of abstracts. Through the analysis model of abstracts of BIASI-RODRIGUES, two of the master’s theses of the course of Linguística Aplicada of the Universidade Estadual do Ceará (UECE) were analyzed. The first one, “Linguística de corpus e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): uma análise baseada em corpus da tradução de efeitos sonoros na legendagem de filmes brasileiros em DVD” by Nascimento (2013) and the second “A lei vale para todas: direito e linguagem na interpretação da lei Maria da Penha” by Arrais (2015). In order to produce her model, Biasi-Rodrigues (1999) based her research on the work of Motta-Roth and Hendges (1996) and Santos (1995), and they based their work on the model CARS of Swales (1990). After the analysis, we conclude that the absence of some rhetorical units in the abstracts that were analyzed, didn’t affect the understanding of it.

Keywords: rhetorical analysis, Biasi-Rodrigues, dissertation abstracts.

Introdução

Os modelos de organização retórica dos resumos de dissertações foram criados com a intenção de facilitar a produção desses resumos através de unidades temáticas, que podem mudar de nomenclatura de acordo com o autor do modelo, que dividem o resumo em seus principais elementos como apresentação, metodologia, conclusão entre outros elementos. Dentre os vários modelos, o modelo feito por Biasi-Rodrigues (1999) é um dos que mais se destaca, por apresentar uma organização ampla e ser um dos mais utilizados no espaço acadêmico.

Para elaborar o seu modelo, Biasi-Rodrigues (1999) inspirou-se nos trabalhos de famosos autores como Motta-Roth e Hendges (1996) e de Santos (1995), nos quais apresentaram modelos baseados no modelo CARS (figura 1) de Swales (1990).

Figura 1 – Modelo CARS[pic 2]

                          Fonte: adaptado do trabalho Biasi-Rodrigues; Bezerra (2012).

O modelo de Biasi-Rodrigues (1999), além de mudar o nome dos movimentos para unidades retóricas e dos passos para subunidades também mudou o conteúdo das unidades como mostrado na figura 2.

Figura 2 – Organização retórica de resumos de dissertações

Unidade retórica 1 – Apresentação da pesquisa

Subunidade 1A

Expondo o tópico principal e/ou

Subunidade 1B

Apresentando o objetivo

Unidade retórica 2 – Contextualização da pesquisa

Subunidade 1

Indicando a área da pesquisa e/ou

Subunidade 2

Citando pesquisas/teorias/modelos anteriores

Unidade retórica 3 – Metodologia

Subunidade 1A

Descrevendo procedimentos gerais e/ou

Subunidade 1B

Relacionando variáveis e/ou

Subunidade 2

Citando o método

Unidade retórica 4 – Resultados

Subunidade 1A

Relacionando fato (s)/achado (s) e/ou

Subunidade 1B

Comentando evidência (s)

Unidade retórica 5 – Conclusão

Subunidade 1A

Apresentando conclusão (ões) e/ou

Subunidade 1A

Relacionando hipótese (s) a resultado (s) e/ou

Subunidade 2

Oferecendo contribuição

Fonte: adaptado do trabalho de Biasi-Rodrigues (1999)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (81 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com