TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CANÇÕES DA LEGIÃO URBANA NUMA PERSPECTIVA POÉTICA LÍRICA E SOCIAL

Por:   •  2/11/2022  •  Monografia  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

MANOEL LOPES SOARES JUNIOR

L’AVVENTURA:

AS CANÇÕES DA LEGIÃO URBANA NUMA PERSPECTIVA POÉTICA LÍRICA E SOCIAL

Viana-Ma

2014

MANOEL LOPES SOARES JUNIOR

L’AVVENTURA:

AS CANÇÕES DA LEGIÃO URBANA NUMA PERSPECTIVA POÉTICA LIRICA E SOCIAL

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade estadual do Maranhão - UEMA

Orientador: Prof. Me Elinaldo Quaresma

Viana-Ma

2014

IDENTIFICAÇÃO

ACADÊMICO: MANOEL LOPES SOARES JUNIOR

CÓDIGO: 09DLVI229

CURSO: LETRAS

POLO: VIANA

PERIODO: 6º

ROTA: CAMPOS

ORIENTADOR: ELINALDO QUARESMA

PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

Mais do mesmo. Uma abordagem necessária.

Nascida em meados do ano de 1982 em meio a um cenário punk na capital federal a Legião Urbana era uma entre várias outras bandas do Planalto Central formada por jovens rebeldes de classe média e experimentalismos musicais.

As letras simples e a batida forte eram a característica principal dos conjuntos punk de Brasília. Mas como a Legião Urbana conseguiu se tornar uma relevante referencia ate os dias atuais e expressar em suas canções a alma da juventude através de uma rara e rica sensibilidade lírica, critica social e reflexão?

Para responder a esta e outras questões ao longo deste estudo se fará necessário que tracemos uma relação entre musica e poesia e a obra da Legião Urbana à luz das conjecturas da literatura e da lírica modernas com o objetivo de caracterizar as canções da Legião como fruto de um trabalho não só artístico do ponto de vista da musica, mas também poético na vertente lírica que delas emerge.

 Questionado certa vez sobre seu status de poeta, o líder da Legião Urbana disse se considerar apenas um letrista, alguém que dava o melhor de si nas coisas que fazia fruto da educação que tivera. Mas afinal quais características encontradas nas canções da banda permitem a identificação de um lírico que não só assina seu poema e o declama em musica, mas traduz a inquietação da sociedade inserida nesse espaço e tempo?

No decorrer desta pesquisa abordaremos a produção poética da banda na pessoa do seu líder Renato Russo e sua acentuada expressividade lírica e social. O presente estudo se mostra de grande relevância uma vez que resgata uma das mais importantes bandas do cenário rock nacional sempre marcada por letras de grande teor poético, político e filosófico capaz de marcar profundamente toda uma geração.

Tal trabalho ora apresentado objetiva mostrar a importância e atualidade do tema tanto para a literatura como também área de letras já que a poesia exerce a função catalisadora do sentimento de mundo permitindo dessa forma apreender toda carga ideológica pretendida no texto além da capacidade de significar nossas emoções, medos e dúvidas.

Através desta pesquisa busca-se apresentar o diferencial que sustenta a Legião Urbana como um dos mais importantes e admiradas bandas do rock brasileiro e Renato Russo pelo seu lirismo ao falar de um modo singular das emoções humanas como também pelo agitador politico e pela sua visão aguçada pelo social.

A perspectiva lírica e social nas canções do grupo pretendida neste estudo encontra ressonância no legado da obra musical da legião transmutada em poesia e pelas incorporações literárias além da temática do autor sempre atual e merecedora de estudos que contemplem a poesia de Renato para além da simples combinação de letra e melodia.

Toda essa importância em estudar a produção artística da Legião Urbana tendo como o principal representante o vocalista Renato Russo encontra apoio num conjunto de obras dedicadas ao tema como biografias, entrevistas e estudos acadêmicos mostrando a importância do tema e a riqueza do material estudado possibilitando um prisma de resultados enriquecendo ainda mais toda temática do trabalho.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Depois do começo

O rock surgiu nos Estados Unidos em 1950 e rapidamente ganhou o mundo. O rock era mais do que um ritmo acelerado e uma ideologia de ruptura com o mundo vigente. Era uma afirmação da necessidade por um ideal de liberdade. No Brasil desde 1960 existem registros do estilo, mas foi na década de 80 que o rock nacional ganhou considerável expressão. No Rio de Janeiro surgia Blitz, Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso. Em Brasília, porém, as batidas fortes e as letras simples do punk rock evidenciavam um novo rumo para o rock brasileiro surgia o embrião da legião o Aborto Elétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com