TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A MOBILIDADE URBANA E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE EXTENSÃO

TÍTULO

DESAFIOS E PERSPECTIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A MOBILIDADE URBANA E DESENVOLVIMENTO EM JI-PARANÁ/RO

RESUMO

1. Um dos desafios emergentes da sociedade contemporânea globalizada é Mobilidade Urbana, temática relacionada ao Meio Ambiente Artificial, tradicionalmente sob a responsabilidade governamental e carente da participação cidadã atuando e propondo ações práticas e afirmativas a partir de diagnósticos e projetos elaborados democraticamente.

Com este viés o Projeto tem por OBJETIVO suprir esta lacuna buscando contribuir para o equacionamento deste problema de âmbito social, econômico e político, que possui reflexos em várias outras áreas.

Neste contexto e com uma abordagem local no município de Ji-Paraná/RO/Brasil correlaciona-se o projeto com a questão do desenvolvimento regional, qualidade de vida e direitos fundamentais em busca de uma cidade sustentável.

Parte-se do suposto de que a organização socioespacial da cidade, diante do processo de urbanização mundial, desperta reflexões em busca de um ideal de cidade que engloba crítica quanto à dinâmica de ocupação e participação democrática. O desafio é de dimensão global, porém no presente caso focará no recorte espacial mencionado, envolvendo a comunidade acadêmica, a sociedade e organismo governamentais.

Nesse sentido, o Projeto contribui na promoção dos valores democráticos e de desenvolvimento social mediante uma ação extensionista do Ceulji Ulbra abrangendo equipe de 20 discentes, o que equivale a 2,5% do aluno do Curso de Direito, os quais em interação com organismos governamentais e não governamentais colherão informações que reverteram em produção científica e contribuirão para a população local estimada em 115.000 habitantes.

2. A METODOLOGIA consistirá em, mediante um caminhar dialógico, pesquisar a dinâmica de organização socioespacial urbana ji-paranaense, confrontando com indicadores locais, nacionais e internacionais no período de 1996 a 2016 à luz de aportes teóricos que possibilitem pesquisa descritivo-propositiva.

3. Com relação ao PÚBLICO-ALVO PARTICIPANTE o Projeto contará diretamente com Docente e Discentes do Ceuji, Pós-graduandos da Escola da Magistratura de Rondônia, Juiz e funcionários da Vara de Delitos de Trânsito em Ji-Paraná e responsáveis pela Educação de Trânsito do DETRAN/CIRETRAN Ji-Paraná. Indiretamente abrangerá a população jiparanaense estimada em 115.000 habitantes que serão beneficiárias desta ação extensionista.

4. As PRINCIPAIS AÇÕES PROPOSTAS considerarão que o cenário fático-juridico-social-político-econômico sugere problemas, dentre eles: Qual a relação entre trânsito sustentável e organização socioespacial da cidade? Há indicadores dessa relação e/ou a presença de eventual equilíbrio nessa equação? A questão possui delineamentos de direito fundamental?

Portanto, as ações adequadas serão possíveis mediante uma prévia reflexão crítica e cidadã, através compartilhamento de saberes acadêmicos e popular, mediante participação do público-alvo participante no Ulbra Interação Total, na apresentação de Pôsteres e Resumos Expandidos na Amostra de Extensão e Salão de Iniciação Científica (SIC), publicação de Artigos e Livros, realização de Palestras, Fórum, Seminários e Semana Acadêmica, mediante articulação de variados setores da sociedade.

O Projeto apresenta relevância social e está sendo desenvolvido desde início de 2015 e já possibilitou a elaboração e apresentação de vários Pôsteres, Artigos, Trabalho de Conclusão de Curso, bem como participação de Professor do Ceulji, bem como de discente em eventos de âmbito local, regional, nacional e internacional, mediante uma ação comunicativa entre a academia, organismos governamentais e não governamentais.

OBJETIVOS COMUNITÁRIOS

Estimular as ações coordenadas de gestão participativa democrática na temática da Mobilidade Urbana mediante ações articuladas entre a comunidade acadêmica, organismos governamentais e não governamentais, vez que há potencial de interlocução do projeto com as políticas públicas referentes ao assunto objeto da ação extensionista.

A comunidade local consiste em 115.000 habitantes pode ser beneficiada nessa relação multilateral entre os vários setores da sociedade, enfatizando-se que se trata de objetivo comunitário a ser buscado, pois Ji-Paraná é o 2º município mais populoso do Estado de Rondônia e o 16º mais populoso da região norte, sendo a 2ª cidade com maior número de acidentes, impactos esses que devem ser minimizados.

OBJETIVOS ACADÊMICOS

Possibilitar aos acadêmicos aquisição de Conhecimentos sobre Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Estatuto da Cidade, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Participação democrática, Governança e Desenvolvimento. Assim, através destes saberes desenvolver Competências de comunicação, envolvimento, planejamento e intervenção, culminando com Habilidades de consciência, reflexividade crítica, criatividade e parcerias. Enfim, os acadêmicos terão a possibilidade de ser um agente propositor, cooperativo e participativo na busca de resultados concretos transformadores na seara da Mobilidade Urbana.

Capacitação dos discentes participantes para produzirem cientificamente, bem como ministrarem oficinas temáticas na temática proposta.

Realização de ações educativas que contribuam para a melhoria da Mobilidade Urbana local e diminuição de acidentes.

Identificação de parceiros para execução do projeto.

Formação de profissionais cidadãos que possibilitem diálogo entre administradores e comunidade na sua própria linguagem e construam uma proposta que se justifique e se legitime pelo consenso.

METODOLOGIA

O caminho metodológico a seguir implicará em realizar um recorte espacial e outro tempo. O primeiro recaindo sobre a cidade de JiParaná no Estado de Rondônia e o segundo  no período de 1996 a 2018.

A partir daí confrontar indicadores locais, nacionais e internacionais à luz de aportes teóricos que possibilitem pesquisa descritivo-propositiva.

Legitima-se a escolha quanto ao recorte espacial porque Ji-Paraná é o 2º município mais populoso do Estado de Rondônia e o 16º mais populoso da região norte, sendo a 2ª cidade com maior número de acidentes. Quanto ao recorte temporal em razão da existência de dados coletados a partir da instalação da Vara de Delitos de Trânsito na Comarca de Ji-Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (309.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com