TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE

Por:   •  18/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

Rodrigues Inácio Vanoneia Navua

 RELATÓRIO DAS ACTIVIDADES DE TEMAS TRANVERSAIS

Licenciatura em Ensino Básico

1º Ano

Universidade Pedagógica

Lichinga

2017

 Rodrigues Inácio Vanoneia Navua

PRINCIPAIS AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE

Relatório da Cadeira de Praticas Pedagógicas Gerais que assenta no grau de licenciatura em ensino básico a ser submetido no, Centro de Ensino à Distância, para fins avaliativos, cadeira leccionado pelo dr. Virgílio Cossa

Universidade Pedagógico

Lichinga

2017


Índice

Introdução        4

Justificativa        5

Objectivos        5

1.1.1.        Objectivo Geral:        5

Objectivos Específicos:        5

METODOLOGIA        5

Método bibliográfico        6

Observação        6

Instrumentos de trabalho usados        6

Pós -observação        6

Ameaça a biodiversidade        8

Introdução de espécies exóticas        11

Sobre-exploração de espécies        11

Poluição        12

5. Conclusão        14

6. Bibliografia        15

        


Introdução

O presente relatório realizada na comunidade de Nairobi, como é do conhecimento decurso de actividades. o relatório aborda todos os momentos de actividades  com as revoluções industriais do carvão e do petróleo, a perspectiva inverteu-se. Durante cerca de dois séculos, a natureza foi encarada pela tecnocracia dominante como algo a explorar e conquistar sem limites. As catástrofes ambientais da segunda metade do século XX - poluição generalizada do ar e da água, marés negras, esgotamento de recursos aturais, desertificação, perda de biodiversidade, alterações climáticas, prejuízos para a saúde pública e para a economia devidos à degradação ambiental, obrigam-nos a mudar de paradigma e a palavra de ordem torna-se desenvolvimento sustentável.


Justificativa

Destacam-se como estratégias da conservação da biodiversidade a manutenção e recuperação das condições ambientais, com o estabelecimento de corredores de conservação, identificação e recomendações de protecção a algumas áreas, e a promoção de acções práticas que visem à recuperação e conservação da biodiversidade em regiões seleccionadas para intervenção, considerando-se a permanência das comunidades humanas locais nesta comunidade de nairubi. Há que salientar que, algumas áreas em que ocorrerão acções como a caça furtiva, Incêndios/queimadas.

Objectivos

  1. Objectivo Geral:

  • Promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vista ao desenvolvimento do país.

Objectivos Específicos:

  • Propor medidas para a conservação da Biodiversidade;
  • Identificar as grave ameaça à biodiversidade na comunidade de Nairubi.
  • Conservar a biodiversidade através de adoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento de sistemas de gestão e práticas de produção, fortalecendo as áreas protegidas em Unidades de Conservação.

  • Promover ações de recuperação em áreas importantes para a conservação da biodiversidade, onde se verifica fragilidade e agressão à biodiversidade.

METODOLOGIA

Conforme LAKATOS & MARCONI (2007), método é o conjunto das actividades sistemáticas e racionais, que com maior segurança e economia permite alcançar o objectivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Para a concretização dos objectivos acima, foi usado o método bibliográfico.

Método bibliográfico

Este método consistiu na consulta de obras que abordam sobre a água, sobretudo em relação aos aspectos ligados ao papel dos líderes Comunitários no combate a criminalidade.

Na realização deste relatório, usou-se os seguintes métodos: observação directa, entrevista e a consulta bibliográfica.

Observação

A observação é chamada de estudo naturalista ou etnográfico em que o pesquisador frequenta os locais onde os fenómenos ocorrem naturalmente. (Fiorentini e Lorenzato). Para melhor entender, vejamos os pontos observados:

Instrumentos de trabalho usados

Os Instrumentos de trabalho usados no terreno para elaboração do presente relatório foram cadernos sebentas, caneta,

Entrevista 

É uma conversa realizada face a face de forma metódica, proporciona ao entrevistador, verbalmente a informação necessária. (Lakatos e Markoni, 1992:107).

A escolha desta técnica foi para permitir que a colecta de informações em directo com os moradores de bairro de Nairubi, também permitam provar ou a contestar as hipóteses formuladas.

Pós -observação

Chegando ao fim da observação, a pesquisadora tinha que criar um tempo de modo a reuniu-se para organizar as informações colhidas. E o pesquisador aproveitou a necessidade de elaborar o presente Relatório.

Resultados e Discussão

Entretanto a comunidade de Nairubi tem um número fixo de habitante presente em que no seu total são 728. Dos quais foram entrevistados 9 pessoas, 3 homens e 4 mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (333.4 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com