TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE LITERATURA BRASILEIRA

Dissertações: ATPS DE LITERATURA BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS- 3ª ETAPA

O filme conta a historia que o autor viveu entre os anos de 1930 a 1945, ou seja, a época que Vagas governou; época que também ficou conhecida como “estado novo”. O autor relembra a época em que ficou preso em prisões do recife. Naquela mesma época ele começara a escrever pequenos rascunhos do que vivia, mas era obrigado a abandonar tudo em cada transferência de cadeia.

A história que temos no filme e no livro não é algo que pode-se dizer que é "original", pois naquela época o Partido Comunista Brasileiro tinha uma grande influência sobre Ramos, já que ele fazia parte do partido há muito tempo; tempos depois da publicação do livro, espalhou-se o boato de que a história havia sido fraudada com alguns cortes e várias interrupções das memórias; mas, mesmo assim, Ramos nos mostra uma história rica em detalhes, e consegue transparecer toda angústia que sofreu.

Ramos, no livro, cita que viveu em porões e ruínas por motivos fúteis, sendo-o arrancados todos os direitos de um bom cidadão, de felicidade e de boas memórias; ele relata que esse direito foi tirado exatamente por um país que, ironicamente era chamado de estado novo, por pessoas mesquinhas que não enxergavam um palmo a frente do nariz, que não sabia o que acontecia por trás das cortinas. O autor questionava o mundo em que vivia, pois aos seus olhos o país não teria futuro nenhum. Ramos nos da a entender, que vivia em um país fascista, que não ia para frente e tentava dominar as pessoas com o seu poder absoluto; ele também nos mostra que tinha um grande medo de acabar no campo de concentração, algo que naquela época poderia acontecer de uma forma trágica; afinal, eles eram tratados com indiferença, passando de cárcere por cárcere.

Ramos nos mostra que apesar de tudo que sofreu no estado novo, não sentia raiva alguma e ainda era humano, com sentimentos que poderiam ser demonstrados e transferidos para outras pessoas. Depois que sua liberdade lhe foi devolvida, Ramos pode construir uma família e construir momentos de alegrias, que lhe trariam boas memórias; Enfim, Ramos foi capaz de construir tudo o que sonhou, desde quando estivera preso; e, mais uma vez Ramos pode nos mostrar uma historia real e humana, mas que nos faz acreditar que ainda podemos sonhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com